sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Megaestrutura pronta para o Enem

O fim de semana será de provas para 4,1 milhões de brasileiros que farão, neste sábado e domingo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Pernambuco, há 208.549 inscritos. Os testes já estão no Estado, guardados nos quartéis do Exército e da Polícia Militar, sob severa vigilância. Cerca de dois mil policiais farão a escolta das provas até os 83 municípios onde haverá o exame. Os candidatos do Recife e Região Metropolitana contarão com reforço de 16 linhas de ônibus. Para evitar congestionamentos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai reforçar o monitoramento nos principais corredores viários da capital pernambucana.

O Recife concentra o maior número de inscritos, 65.876, seguido de Olinda (13.108) e Jaboatão dos Guararapes (12.992). No interior, Petrolina, no Sertão do Estado, reúne mais candidatos (10.591). Ingazeira, também no Sertão, e o arquipélago de Fernando de Noronha são os locais com menos participantes, 26 em cada. Diferentemente dos estudantes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os nordestinos começarão as provas ao meio-dia, devido ao horário de verão. No Norte, a diferença de fuso horário em alguns Estados, em relação a Brasília, chega a duas horas. A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que o candidato esteja no local de prova, em Pernambuco, às 11h.

A PM não vai fiscalizar o Enem. Ficará responsável pelo policiamento nos locais de provas e nas redondezas dos prédios. Os testes serão transportados, durante a manhã do sábado e do domingo, por carros dos Correios. Caberá aos militares escoltar os veículos, tanto na chegada das provas como na devolução dos cartões de respostas, que ficarão armazenados nos quartéis. Segundo o Inep, para evitar vazamento do exame, como ocorreu no início de outubro, o esquema de segurança envolve também a Polícia Federal e homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

O Grande Recife Consórcio de Transporte montou programação especial para atender os candidatos que farão as provas no Recife. Para três prédios que concentram maior número de inscritos - UFPE, na Cidade Universitária, Rural, em Dois Irmãos, e Unicap, na Boa Vista - haverá reforço de linhas e mudanças de alguns itinerários, de modo a facilitar o deslocamento dos estudantes. A CTTU colocará guardas em pontos estratégicos, como as Avenidas Agamenon

Quem ainda não sabe onde fará a avaliação deve acessar o site do Inep e imprimir o cartão de confirmação de inscrição. É importante se apressar. Devido ao grande número de candidatos, pode haver congestionamento na página virtual. Quem não tem acesso à internet pode obter a informação pelo telefone, por meio do serviço Fala Brasil (0800.616161, ligação gratuita).

PRESOS - O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Enem para os presos que fariam o exame no fim de semana. Em todo o Brasil, os detentos que se inscreveram na avaliação farão os testes nos dias 5 e 6 de janeiro. O MEC explicou que a mudança deve-se a questões de logística e segurança. O órgão não informou, ontem, quantos inscritos no Enem, no País, estão em unidades prisionais. Em Pernambuco, segundo as Secretarias Estaduais de Educação e de Ressocialização, são 65 detentos inscritos no Enem (29 no Presídio Aníbal Bruno, 19 na Penitenciária Barreto Campelo, 15 no Bom Pastor e dois na PAI).

Davi Pereira, 35 anos, preso há dois anos no Aníbal Bruno, é um dos que fará o Enem. “Passei o ano estudando, me dediquei bastante. Pretendo me candidatar ao curso de licenciatura em física da Rural. Em janeiro vou sair da prisão e poderei estudar. Não gostei de saber que adiaram o exame”, reclamou Davi.

De acordo com o MEC, haverá uma prova do Enem exclusiva para os presos, mas com o mesmo nível de dificuldade dos testes que serão aplicados neste sábado. O ministério garantiu que os detentos não serão prejudicados com o adiamento da avaliação, pois as notas deles vão ser divulgadas no mesmo período que as dos demais candidatos.

Do Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário