Mesmo com os resultados sendo publicados rapidamente na internet, dezenas de feras foram até a Reitoria da Universidade de Pernambuco, na tarde desta quinta-feira (10), para conferir o listão do vestibular da instituição [confira o listão abaixo]. Depois de abertos os portões, muitos sorrisos e lágrimas. A maioria delas de alegria, mas algumas também de decepção. Ao todo, 3.530 feras foram classificados e podem ingressar na UPE no próximo ano.
CONFIRA
» Listão - em sistema de busca
» Listão em formato PDF
» Listão em versão .txt
Antes mesmo da abertura dos portões, a fera Maria Olívia Lima de Mendonça, de 19 anos, já comemorava. Ela, que prestou o exame para o curso de medicina, foi a primeira colocada no conscurso, com média geral 92,32. A adolescente, que estudou no Colégio Atual e esst ano fez cursinho, prestava vestibular pela segunda vez. Com a família e os amigos presentes no local do listão, todo mundo quis raspar um pouquinho da sobrancelha da garota.
"Eu não estudei para ganhar o primeiro lugar. Estudei para ganhar a vaga. Até agora não caiu a ficha", relatou. Ela, que estava em casa ansiosa pela divulgação do listão, disse que não acreditou quando recebeu a notícia. "Meu namorado atendeu o telefone e disse que era o reitor, falando que eu tirei primeiro lugar. Eu não acreditei, porque desde ontem ele faz brincadeiras desse tipo comigo", contou. A jovem também está tentando uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e ainda não decidiu em qual universidade vai ficar caso seja aprovada também na Federal.
Sobre a preparação, Maria Olívia diz que, apesar de haver estudado muito, tentou relaxar sempre que possível. "No ano passado, eu tinha muito mais preocupação em estudar o tempo todo e acabei não passando. Este ano tentei cuidar um pouco da cabeça também", afirmou. Essa foi a mesma preocupação do fera Rodrigo Lima de Godoy Santos, 19 anos, que também fez o concurso pela segunda vez. "O caminho para passar é saber conciliar. Tem que estudar muito, mas também fazer as coisas que você gosta", defende. Isabela Rabello de Andrade Lira, de 17 anos, foi a segunda colocada. Ela, que estudou no colégio NAP, disse que, depois de tanto estudo, quer comemorar a conquista com os pais e a família.
Para os feras que tiveram que aguardar a liberação para a entrada na reitoria, onde o listão estava afixado, muita emoção na hora de ver o nome no meio dos classificados. Foi o caso do jovem Rafael Oliveira, de 17 anos, que passou em seu primeiro vestibular, que prestou para o curso de Engenharia da Computação. "É muito bom passar. Eu tô aqui sem palavras", falou o rapaz. "Agora é só comemorar", completou, depois do abraço orgulhoso do pai. Emocionados, muitos pais comemoraram a conquista dos filhos.
Alguns candidatos que foram à UPE conferir o listão saíram frustrados por não terem se classificado. Mas o reitor da instituição, Carlos Calado, afirmou que muita gente ainda deve entrar na Universidade com as vagas que surgirão nos remanejamentos. "Agora. com a nova lei que não permite mais a dupla matrícula em universidade pública, a gente vai ter muito mais transparência no processo de remanejamento. Quem não optar pela UPE vai ter que deixar livre a vaga", explicou.
O reitor também destacou que o desempenho geral dos alunos neste ano foi abaixo do normal. "O ponto de corte pegou mais da metade dos inscritos. Tivemos excelentes candidatos, mas, de uma forma geral, tivemos um decréscimo de qualidade, e isso é um tanto quanto preocupante", afirmou. No total, 23.854 feras fizeram as provas, realizadas de 28 a 20 de novembro.
Do JC Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário