quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Hospital Miguel Arraes inicia processo de integração da saúde na RMR

Nesta terça-feira (15) às 16h, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, inaugura o hospital Miguel Arraes, o primeiro dos três novos hospitais metropolitanos. A unidade fica localizada entre as rodovias BR-101 Norte e a PE-15, em Paulista e vai atender pacientes vítimas de acidentes de trânsito, violências e grandes traumas de 11 municípios da Região Metropolitana Norte, entre eles Paulista, Olinda, Itamaracá, Goiana e Itambé.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, o secretário de Saúde do Estado, João Lyra Neto , ressaltou a importância dessa inauguração. “É um marco importante para Pernambuco. Depois de 40 anos se constrói um novo hospital. Esse será o primeiro de uma série de três”, comenta.

De acordo com o secretário, o novo hospital inicia o processo de regionalização da saúde em Pernambuco. “Cada hospital, dessa série de três, terá sua base de atuação. O Miguel Arreas ficará com a parte Norte da Região Metropolitana do Recife, com aproximadamente um milhão de pessoas beneficiadas”, explica João Lyra.

O novo hospital faz parte do projeto de integração da saúde em toda a Região Metropolitana. O secretário de saúde explica que o objetivo é deixar os grandes hospitais apenas com os casos de alta complexidade. Para isso, o Governo trabalhará integrado com os municípios. “Vamos criar uma grande rede hospitalar, integrando os maiores hospitais com as policlínicas. Os pacientes só irão para os hospitais em casos mais graves, os simples ficarão com as unidades de saúde municipais”, comenta João Lyra.

A unidade começa a funcionar apenas um dia depois da inauguração, já na quarta-feira (16), com apenas 30% da sua capacidade. A expectativa é que em abril o hospital esteja funcionando com todos os serviços, elevando a capacidade para 62 mil consultas e 24 mil internações por ano. “O hospital é 100% publico, dos SUS. O modelo de gestão é que é novo e já dá certo em outros Estados”, avalia o vice-governador.

O HMA será administrado pela Organização Social Fundação Professor Martiniano Fernandes, responsável pela administração do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip). Serão disponibilizados anualmente R$ 38,6 milhões para a organização manter o hospital.

HOMENAGEM

A solenidade de inauguração ocorre na data de aniversário de Miguel Arraes. De acordo com João Lyra, a homenagem ressalta a importância do ex-governador para a vida política do país. “Ele foi um grande homem público e com uma trajetória importante para a política nacional”, conclui o secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário