Após oito meses de negociação e sete paralisações, médicos e Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, chegaram a um acordo ontem. Os profissionais voltam a trabalhar normalmente a partir de segunda-feira. Dentre os benefícios alcançados pelos médicos estão aumento no salário-base, que foi equiparado ao que é pago pelo governo do Estado, concurso público, com edital a ser lançado em dezembro deste ano, melhoria nas condições de trabalho e implantação do plano de cargos, carreiras e vencimentos.
Sobre os vencimentos, a partir de janeiro de 2010 o salário-base de um médico que trabalhar 20 horas semanais passará a ser de R$ 3.060. Quem tiver carga horária de 40 horas semanais irá receber R$ 6.120.
“Posso dizer que obtivemos uma vitória ampla. Foi absolutamente perfeito. Não existiu um único ponto pleiteado por nós que não tenha sido atendido pela secretária de Saúde do Cabo (Adelaide Cabral)”, comemorou Mauro Araújo, diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).
Diretores do sindicato e a secretária do município haviam se encontrado na quinta-feira, quando ambas as partes costuraram o acordo. “O fato de termos construído a proposta de forma conjunta ajudou bastante. Fizemos a assembleia hoje (ontem) com a categoria apenas para formalizar o acordo. Não havia motivo para não aceitação por parte dos profissionais”, completou Araújo.
Um dos pontos que mais preocupou médicos do Cabo foi a questão das condições de trabalho, sobretudo a segurança. Vale lembrar que, na semana passada, vândalos invadiram a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ameaçaram os médicos. “Fizemos questão de ver essa quesito (da falta de segurança). A secretária garantiu melhorias nessa área e em outras, como reforma das unidades e política de educação continuada”, disse Araújo.
O edital para o concurso público será lançado em dezembro para médicos de quase todas as unidades, com exceção do Programa de Saúde da Família (PSF). “O edital que contempla concurso para esses profissionais só será lançado em julho de 2010”, finalizou Araújo. Ainda não estão definidas as quantidades de vagas a ser preenchidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário