terça-feira, 27 de outubro de 2009

MTur capacitará 80 mil trabalhadores para a Copa

A praticamente quatro anos da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, algumas ações para receber bem o turista começam a sair do papel. Afinal, 500 mil visitantes estrangeiros devem vir ao País para assistir aos jogos. Daí a importância de programas como o Olá, turista!, que tem por objetivo capacitar profissionais da cadeia de turismo nos idiomas inglês e espanhol.

Idealizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o curso é gratuito e dispõe de 80 mil vagas. Estão sendo gastos R$ 13,9 milhões com o programa.

Previsto para começar em janeiro de 2010 no Recife, em Fortaleza e em São Paulo, o curso está em fase piloto desde setembro, testando a ferramenta online, plataforma para as aulas, que serão realizadas a distância. Os municípios participantes terão salas de conexão, equipadas com recursos multimídia e acesso à internet.

Nessa primeira fase, 500 alunos do Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas estão sendo capacitados. Em uma próxima fase, outras capitais serão contempladas.

No Recife, as inscrições serão abertas no próximo mês, quando o curso será lançado aqui. Em Fortaleza, as inscrições começam no próximo dia 29.

Garçons, taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, barraqueiros, motoristas e guias com mais de 18 anos, alfabetizados e ligados a alguma associação, sindicato ou cooperativa cadastrada no programa poderão se inscrever.

Para a diretora de capacitação, qualificação, certificação e de produção associada ao turismo do Ministério do Turismo, Regina Cavalcante, a ação vai além do curso em si. “Queremos sensibilizar os profissionais a se inserirem no programa”, declara.

De acordo com ela, o profissional terá até dezembro do próximo ano para concluir as 80 horas de carga horária, em cada uma das línguas (o aluno poderá cursar as duas línguas). Ao final, os profissionais recebem certificado.

A capacitação é dividida em três módulos, básico, regional e profissional. No primeiro, são ensinados aspectos da língua para aqueles que não possuem conhecimento prévio.

No módulo profissional, o aluno lidará com situações que precisem dos idiomas no dia a dia. Já na última fase, serão abordadas atrações turísticas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário