segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Joelma e Chimbinha são, agora, cidadãos pernambucanos

Vêm do Pará os dois mais novos cidadãos pernambucanos. Joelma e Chimbinha, do Calypso, receberam os títulos nesta segunda-feira, numa Assembleia Legislativa tomada por fãs do grupo do Norte. "Linda, Joelma é nossa" foram alguns dos gritos que a plateia - cerca de 200 pessoas, mais da metade de admiradores - dava durante pronunciamento da cantora.

Na sequência, um minishow (com direito a seis sucessos do grupo e o hino de Pernambuco) foi registrado pelos celulares do público, incluindo aí os políticos presentes. Tudo sob o olhar de Joaquim Nabuco, que dá nome à Alepe e cujo busto está devidamente posicionado no Salão Nobre da casa.

"Não sei falar bonito. Sou da galera", disse, sem cerimônia, Joelma - sorridente e tão íntima da plateia que chegava a pedir gestualmente que eles fizessem menos barulho. "Sou parabucana, metade pernambucana, metade paraense. Quando a gente chegou no Recife, dez anos atrás, esse povo nos recebeu de braços abertos. Por isso, resolvemos fazer aqui a sede da banda e gravar aqui nosso próximo DVD", anunciou [+ assista Joelma convidando o público para o show no vídeo abaixo].

O Calypso é um fenômeno na música brasileira. Suas músicas começaram a ganhar o País através dos discos piratas vendidos em carrocinhas no meio da rua. Em dez anos e com um mundo de fãs de Norte a Sul, contabiliza mais de 9 milhões de discos vendidos - entre 13 CDs e quatro DVDs. Em Pernambuco, onde o conjunto começou a ganhar corpo, além do escritório central fica a segunda residência do casal.

"Joelma e Chimbinha são um exemplo de mobilidade social. Saíram de cidades pequenas no Pará, foram para a periferia e conseguiram, com muita força de vontade, deixar um quadro de extrema dificuldade. Eles têm acrescentado muito à cultura pernambucana, com uma melodia que aproxima o carimbó do frevo e forró, sem letras de duplo sentido, sem exaltar violência nem drogas, e que fala de amor e juventude", afirmou o deputado Nelson Pereira de Carvalho, que propôs a entrega do título.

Em meio à cerimônia, Joelma - usando vestido curto cinza e salto alto branco cheio de plumas - ganhou (e vestiu) uma gola de maracatu de baque virado, e Chimbinha recebeu uma miniatura do personagem da cultura pernambucana. De poucas palavras, o guitarrista do Calypso apenas agradeceu a homenagem. Ainda levaram de presente camisas do Náutico, time do coração do casal no Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário