terça-feira, 3 de novembro de 2009

Menos crimes no estado

Uma mudança gradual e consistente começa a se desenhar na política de segurança do estado. Desde dezembro de 2008 o número de mortes violentas cai de forma consecutiva em Pernambuco. Se comparados os dados de outubro deste ano com os do mesmo período do ano passado, percebe-se uma queda de 392 homicídios para 325, uma diminuição de 17,1%. Essa é a quarta maior redução do ano e a quinta maior desde o início do Programa Pacto Pela Vida, lançado em 8 de maio de 2007. Na comparação entre janeiro/outubro de 2009 com período semelhante em 2008, a Secretaria de Defesa Social registrou 434 óbitos violentos a menos.

A queda de 17,1% de assassinatos nesse mês de outubro, somada a números positivos ao longo de 2009, deixa o governo com uma redução acumulada de 11,45%, bem próximo de atingir a meta anual estipulada pelo Pacto pela Vida, que é de 12%. Se as projeções positivas forem confirmadas, será possível terminar o ano de 2009 com números um pouco acima da proposta estabelecida pelo governo. "São números ainda altos, mas que apontam o acerto da política de segurança implementada pelo governo do estado", disse o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva.

Segundo o secretário, a queda se deve a uma série de estratégias adotadas ao longo dos últimos anos, aliando políticas de prevenção e repressão qualificada. Algo que começa a ser percebido aos poucos pela população. Sentadas na praça próxima ao Campo do 11, em Santo Amaro, Zona Norte do Recife, a dona de casa Severina Pereira de Lima, 57 anos, e sua filha Rafaela Pereira, 16 anos, disseram ontem perceber as mudanças no cenário de violência.

SDS atribui os dados à prevenção e aos investimentos

Rafaela, que foi criada em Santo Amaro e mudou-se recentemente para a Várzea, contou que as meninas do seu antigo bairro tinham até dificuldade de fazer amizades, porque havia muitos jovens envolvidos com o tráfico e sem perspectiva de vida. "Quando eu morava aqui, era de casa para escola e da escola para casa. Agora que eu me mudei e venho visitar minha mãe com o meu filho, percebo que até para fazer amizades está mais fácil. Creio que isso se deve aos cursos profissionalizantes oferecidos aos jovens daqui. Isso muda muito as coisas", declarou.

Severina, que vive em Santo Amaro há 35 anos, acredita que os moradores do bairro, que já foi um dos mais violentos da cidade, estão resgatando a autoestima. "Aqui já foi muito perigoso. Era difícil. Hoje, a gente vê mais policiais nas ruas, não escuta falar de homicídios como antes".

De acordo com a SDS, além das políticas de prevenção e formas modernas de gestão, o governo disponibilizou 1,7 mil novas viaturas, adquiriu armamento letal e não letal, e melhorou o policiamento nos principais corredores da cidade, com o auxílio de câmeras de monitoramento. Outra ação decisiva, na avalição do governo, foi o aumento no efetivo policial. Em 2007, no primeiro ano da gestão atual, havia o mesmo número de policiais de 1999. Desde então, o número de novas contratações chegou a 6,2 mil, com previsão de mais 2,2 mil novas vagas com a abertura do concurso da PM.

Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário