terça-feira, 17 de novembro de 2009

Técnicos do Metrorec colocam os vagões do trem descarrilado sobre os trilhos

Os técnicos do Metrorec conseguiram, no final da tarde desta terça-feira (17), colocar sobre os trilhos os vagões do trem que descarrilou na última segunda-feira (16). Com isso, o sistema voltou a operar normalmente a partir das 18h.

O diretor de Operações do Metrorec, Justiniano de Carvalho, afirmou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas. "Não posso afirmar o motivo, porque estamos no processo de investigação, mas existe a suspeita de incêndio na vegetação às margens da via. Isso provavelmente causou danos nos cabos de sinalização", esxplicou.

Ainda de acordo com o diretor de Operações, um dos cabos de sinalização ficou preso entre os trilhos. "Isso paralisou o sistema desde a ocorrência na noite de ontem", comenta. A direção do Metrorec também informou que os trilhos não tiveram nenhum dano.

O problema foi provocado quando dois vagões saíram dos trilhos. O trem, que tem quatro vagões, ficou parado durante quase todo o dia desta terça-feira.

O acidente ocorreu na noite de segunda-feira (16), quando o metrô estava chegando à estação de Camaragibe, a última estação para quem vem do Recife. Por causa do horário, o metrô estava cheio, mas ninguém ficou ferido no acidente.

Pela manhã, a estação de Camaragibe não abriu para a população, as escadas rolantes nem foram acionadas e as plataformas ficaram vazias.

De acordo com a direção do Metrô, a maior dificuldade para liberar os trilhos depois do acidente é o peso de cada vagão: 50 toneladas.

Com a estação de Camaragibe fechada, o movimento foi maior na estação do Barro, no Recife. Na integração, os passageiros enfrentaram filas longas para poder seguir viagem. Pouco antes da uma da tarde, com parte dos trilhos liberada, as viagens foram parcialmente retomadas, com trens chegando e partindo da estação.

ÔNIBUS
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que vai manter o reforço nas linhas de ônibus para auxiliar o metrô. A linha Camaragibe-CDU foi reforçada e está operando com quatro veículos. Ao todo, 40 ônibus estão dando suporte aos usuários. A ação emergencial segue em caráter provisório até a normalização da operação do metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário