sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lula fica "triste, abatido e sem entender" artigo de economista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou "triste, abatido e sem entender" os motivos dos ataques feitos pelo economista Cesar Benjamin, ex-petista, em artigo publicado na edição de hoje da Folha. No artigo, Benjamin diz que Lula lhe relatou, em 1994, que tentou subjugar um colega de cela quando ficou preso, em 1980.

Aos jornalistas, nesta sexta, o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, classificou as declarações de Benjamin de "loucura" da cabeça de um "psicopata".

"Nos estranha muito a Folha ter publicado isso. É coisa de psicopata. Para nós, é uma coisa que só pode ser explicada como psicopatia. Quando a coisa é séria, nós reagimos, mas nesse caso... O governo vai se sujar se reagir a isso", disse Carvalho.

Benjamin, 55, militou no movimento estudantil secundarista, passou para a clandestinidade com o AI nº 5 e foi preso em 1971, com 17 anos. Ajudou a fundar o PT, do qual se desfiliou em 1995.

Um ano antes disso, disse ter ouvido relato de Lula de como o então sindicalista havia tentado subjugar outro preso nos 30 dias em que esteve preso. Continua o artigo: "Chamava-o de 'menino do MEP', em referência a uma organização de esquerda que já deixou de existir. Ficara surpreso com a resistência do 'menino', que frustrara a investida com cotoveladas e socos", diz o artigo, publicado à pág. A-8.

Carvalho afirmou que não irá procurar Benjamin. O chefe de gabinete disse que conversou hoje de manhã com Paulo Tarso - publicitário que, segundo Benjamin, também teria presenciado o relato de Lula. "Não dá para entender o que deu na cabeça desse menino", disse Tarso a Carvalho, segundo o chefe de gabinete. Ele disse ainda que Lula não pretende processar Benjamin.


Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário