quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Imprensa mundial repercute apagão e se preocupa por conta das Olimpíadas

O apagão que atingiu dez estados na noite de terça-feira e madrugada desta quarta no Brasil foi destaque nos principais jornais do mundo. Sob os holofotes do mundo devido à escolha do Rio de Janeiro como sede para o Jogos de 2016, o país foi criticado em diferentes edições de sites, como o americano "New York Times" e o francês "Le Monde". Os jornais também aproveitaram para citar a violência gerada pelo apagão, que causou arrastões, medo e engarrafamento no Rio.

"No Rio, o governador Sérgio Cabral enviou unidades da polícia de elite às ruas para ajudar a manter a calma da cidade conhecida pelos crimes. O prefeito liberou 300 guardas municipais para controlar o tráfego. A cidade sofreu assaltos nas proximidades do Maracanã, onde ocorrerão as cerimônias e abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016, além da final da Copa do Mundo de 2014 ", destacou o "New York Times" em sua edição online.

Já o jornal espanhol "El País", deu ênfase ao congestionamento e ao caos provocado nas grandes cidades devido ao apagão: "O tráfego nas ruas de São Paulo foi afetado e milhares de passageiros foram obrigados a abandonar os vagões de metrô que não funcionaram. Eles caminharam pelas vias subterrâneas para voltar à superfície. Foi interrompido também o funcionamento do metrô do Rio de Janeiro e os aeroportos da cidade também foram afetados. Houve colapso nas linhas de telefones fixos e celulares".


O jornal francês "Le Monde" afirmou que um "enorme apagão", devido a uma "pane sem precedentes" na hidrelétrica de Itaipu, deixou as maiores cidades do Brasil sem eletricidade. O periódico destaca que as causas do "grave incidente" ainda não foram determinadas. A reportagem cita ainda que o apagão obrigou passageiros do metrô a abandonar os vagões à noite e provocou "engarrafamentos enormes no já saturado tráfego das megacidades". A reportagem diz também que a polícia pediu às pessoas que ficassem em casa para evitar agressões.

A rede americana CNN manteve, no site e na TV, a chamada por toda a manhã sobre o apagão no Brasil, : "As principais ruas e avenidas do Rio estavam totalmente às escuras. Imagens de vídeo mostravam filas longas de carros nos acostamentos", relatou.

Com uma imagem da cidade de São Paulo às escuras, o site do jornal argentino "La Nación" deu grande destaque ao apagão. A publicação destaca que o problema levou Itaipu a "parar suas máquinas pela primeira vez na História".


Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário