terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ao lado de Dilma, Lula fara sétima visita ao Estado. Desta vez, para falar sobre miséria

Nesta terça-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará sua sétima visita a Pernambuco somente neste ano. Acompanhado da ministra da Casa Civil e presidenciável pelo PT, Dilma Rousseff, Lula chega ao Recife para participar da sessão especial de celebração dos centenários de Josué de Castro e da descoberta da Doença de Chagas, que acontece durante o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Ele deve discursar por volta das 17h, no Teatro Guararapes, para plateia composta por profissionais da saúde. A previsão é de que Lula chegue às 16h e permaneça no Recife até as 22h30, quando segue viagem para Londres. Existe a expectativa – não confirmada pela Presidência da República – de um encontro com militantes do PT e partidos aliados locais, na festa de aniversário do ex-prefeito João Paulo (PT), nesta terça à noite, no Clube Português. Outra especulação é a de que o presidente e os ministros seriam recebidos para um jantar comandado por Eduardo Campos.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também deverá integrar a comitiva, juntamente com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Celso Amorim (Relações Exteriores), já que todos eles seguirão com Lula para a Inglaterra, na terça à noite.

O presidente permanecerá em Londres da quarta à sexta, com uma intensa agenda diplomática. Entre os compromissos está um encontro com a Rainha Elisabeth II e com o primeiro-ministro Gordon Brown. Ele também participa de um seminário promovido pelo Financial Times, no qual deverá falar sobre a economia brasileira e o enfrentamento da crise econômica mundial.

No entanto, o principal compromisso do presidente acontece no Instituto de Assuntos Internacionais de Londres. Lula vai receber o Prêmio Chatham House, oferecido a ele pela entidade pelo seu trabalho em favor da “estabilização e integração da América Latina”, reduzindo a pobreza e melhorando as relações externas. O presidente também será homenageado no instituto pelo seu desempenho na “resolução de crises regionais” no País.

No dia 14 de novembro, Lula deverá voltar ao Recife, dessa vez para assistir à avant-première do filme Lula, o filho do Brasil, no Teatro Guararapes, em sessão para convidados. E se atender o convite feito pelo governador Eduardo Campos, ainda deve retornar mais uma vez antes do fim do ano, para participar da inauguração da fábrica de laticínios da Perdigão, em Bom Conselho.

Fonte: blog do jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário