domingo, 27 de setembro de 2009

Morre vereador Luiz Vidal


Morreu na tarde deste sábado aos 62 anos o vereador Luiz Vidal, do partido Partido Socialista Democrática Cristão (PSDC). O político estava internado no Hospital Memorial São José. Segundo familiares, o vereador vinha lutando contra uma doença degenerativa que impedia o funcionamento dos órgãos. Para descobrir mais sobre a enfermidade, o corpo de Luiz Vidal será congelado e um pedaço de seu cérebro, retirado para autópsia.


Como era judeu, o vereador será velado na próxima segunda-feira, provavelmente na Câmara de Vereadores do Recife - onde cumpria mandato - e seu corpo só será enterrado na terça-feira em local ainda não divulgado.


Natural de Salvador, Bahia, Luiz Vidal mudou-se com a família para o Recife aos cinco anos de idade. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 1972. Atualmente é vice-presidente nacional e presidente regional do Partido Social Democrata Cristão (PSDC).


Em 1967, com apenas 20 anos de idade, Luiz Vidal ingressou no partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1972 Vidal iniciou sua vida pública. Foi convidado pelo então deputado estadual e hoje senador Jarbas Vasconcelos para ser o seu chefe de gabinete, num dos mais difíceis períodos do regime militar.


A partir de 1975, Luiz Vidal assumiu a chefia de gabinete do vice-presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, deputado José Fernandez.


Elegeu-se vereador do Recife pela primeira vez em 1976. Assumiu o mandato em janeiro de 1977 e ficou no Legislativo recifense até o final de 1988. Neste período exerceu os cargos de primeiro vice-presidente, primeiro secretário e presidente da Comissão de Direitos Humanos. Em 1980, foi escolhido pela Imprensa especializada como “Vereador do Ano”.


O gestor público Luiz Vidal começou sua trajetória em 1989, quando foi escolhido para a Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).


A partir de 1991, Luiz Vidal foi indicado diretor estadual do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon). Teve ativa participação na divulgação do Código de Defesa do Consumidor.


Em 1992, Luiz Vidal volta à Câmara do Recife e se reelege em 1996 pelo PSDB. Neste período foi presidente da Comissão de Redação de Leis e membro da Comissão de Meio Ambiente da prefeitura do Recife, representando o Legislativo Municipal. Já ocupou também a 1ª e 2ª secretarias da Mesa Diretora da Câmara. Em 2000, já no Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Luiz Vidal é eleito para mais um mandato na Câmara Municipal do Recife e assume a terceira vice-presidência na Mesa Diretora. Em 2004, é eleito para seu sexto mandato de vereador, iniciando um trabalho de oposição responsável à gestão do prefeito do Recife, João Paulo.


Em seu Programa de Defesa da Família, Luiz Vidal defendeu a descentralização do sistema penitenciário para que se torne auto-sustentável, além do resgate da ética na Política e no Serviço Público. Universalizar o acesso à educação e à saúde, além de investir na geração de emprego e renda, com atenção especial para os mais pobres e no resgate aos valores da família pernambucana, também são suas propostas prioritárias.


Da Redação Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário