domingo, 27 de setembro de 2009

Semana Nacional de Doação de Órgãos começa neste domingo

O dia 27 de setembro, que este ano cai neste domingo, é o Dia Nacional do Doador de Órgãos. Em todo o País, os Estados, sob a coordenação do Ministério da Saúde, farão ações de mobilização para incentivar a doação e, consequentemente, o aumento no número de transplantes. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde, através da Central de Transplantes, fará uma caminhada na praia de Boa Viagem, com concentração às 9h, em frente ao 1º jardim. Os participantes vão percorrer a avenida até o 2º jardim, num trecho de cerca de 500 metros.

Durante o percurso, a caminhada contará com a participação de um carro de som e um mini-trio. Familiares de doadores e de transplantados, representantes de instituições que fazem a captação e transplante de órgãos, profissionais de saúde e funcionários da Central participarão da caminhada. Eles estarão vestidos com a camisa da campanha. A população em geral também está convidada a participar, apenas com a orientação de que vista roupa ou camisa de cor branca. Balões de cor verde serão distribuídos durante o trajeto.

Também durante a ação, os jovens do Programa Vida Nova farão uma panfletagem educativa. Apesar de ter como objetivo, aumentar a doação de todos os tipos de órgãos, a campanha, que irá até a próxima sexta-feira (2), está focada principalmente no aumento do número de transplantes de córnea, que atualmente está abaixo da média.

Programação Semana Nacional de Doação de Órgãos:

27 de setembro - Abertura da campanha, às 9h, com realização de Caminhada da Doação, do 1º até o 2º jardim, em Boa Viagem.

28 de setembro - Sensibilização, às 9h, com panfletagem e presença de arte-educadores no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Realização de cadastro para o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). O cadastro é feito com a coleta de uma amostra de sangue (05 ml), utilizada no exame, que diagnostica características genéticas importantes para a verificação da compatibilidade entre o doador e o receptor da medula óssea. Os dados do doador são catalogados no cadastro e a compatibilidade é verificada cada vez que surge um novo paciente à procura de transplante.

29 de setembro - Mobilização das CIHDOTT´s (comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplante) nos hospitais públicos e privados da Região Metropolitana do Recife.

- Ação no Hospital Getúlio Vargas (HGV), às 9h, com a presença de arte-educadores, focando na doação de córnea.

30 de setembro - Ação em Petrolina, às 9h, com panfletagem, caminhada e palestras.
- Mobilização, às 9h, no Instituto de Medicina Integral (IMIP).

1º de outubro - Mobilização no Hospital da Restauração às 9h com foco na doação de córnea. Presença de arte-educadores e voluntários.

2 de outubro - Ação em Olinda, na Praça do Carmo e na Associação dos Moradores de Peixinhos, às 09h. Haverá panfletagem e cadastro no Redome, com stand instalado na sede da Prefeitura de Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário