sábado, 26 de setembro de 2009

Redução de IPI entra na reta final

A crescente demanda por veículos novos está fazendo com que a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – prevista para ser retomada com alíquota de 1,5% apenas em outubro – chegue mais cedo ao bolso do consumidor. No caso dos modelos populares como o Celta, da Chevrolet, por exemplo, algumas revendas já estão com problemas de estoque. O resultado é que a venda pode até ser feita agora, ainda com a vigência do IPI, mas o veículo só será produzido em outubro, diante da elevada procura. Na prática, tem ficado a critério da montadora e da loja, quando efetuam esse tipo de venda, manterem ou não o benefício. Como as montadoras têm feito de tudo para aproveitar a onda de consumo, promovendo desde horário elástico de atendimento a kits de som e banco de couro gratuitos, muitas já prometem assumir o benefício do IPI para não perder a venda de agora.

O gerente de novos da Tambaí, Cleiton Guruba, explica que no caso do Celta e do Classic, dois modelos bastante procurados, já há falta de estoque. “Nos carros que eu comercializei hoje (ontem), a revenda manteve a redução, mas a gente está observando cada caso para saber se vale a pena arcar com esse custo. Se está comprando com entrada ou sem entrada, dando um carro como sinal ou mesmo o prazo de financiamento”, explicou. Neste sábado (26), a Tambaí vai funcionar das 8h às 17h e, na segunda, terça e quarta-feira, últimos dias da redução, a revenda estuda funcionar até as 22h. O expediente normal acaba às 19h.

Além do IPI, as montadoras ofertaram também bônus, redução que varia entre R$ 500 e R$ 1.500. “Um Celta com ar tem saído por R$ 25.900 quando seu preço normal é R$ 28.500. “Os planos de pagamento também estão diferenciados, com a primeira parcela para janeiro de 2010”, comentou o gerente de novos da Auto Nunes, Rogério Araújo. Essa revenda vai funcionar de sábado até as 20h e até as 22h entre segunda e quarta-feiras.

As concessionárias Citroën também estão enfrentando problema para atender à demanda e vêm faturando vendas de modelos que só sairão da fábrica no próximo mês já pagando IPI. “A gente resolveu assumir o benefício do que for vendido até o dia 30. Entre os modelos já com falta de estoque está o C3 GLX”, explicou o diretor da Citroën Felicitè, João Urquisa. Com registro de vendas até 100% maiores, essa unidade vai abrir domingo, no esquema de plantão, das 10h às 17h, pelo segundo domingo este mês. E para dar uma forcinha a mais nas vendas, alguns carros estão recebendo gratuitamente banco de couro e kit de som, algo que custaria cerca de R$ 2.900 em tempos normais. Para quem não aproveitar o período de IPI mais baixo, o C3, por exemplo, sairá dos atuais R$ 39.900 para R$ 41.400.

Pela programação do governo federal, o retorno da cobrança do IPI segue o seguinte trâmite para carros de mil cilindradas: 1,5% entre 1º e 31 de outubro; 3% em novembro; 5% em dezembro e 7%, alíquota normal, em janeiro. Esse percentual vai variar de acordo com a motorização do veículo.

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