Policiais da 21ª DP (Bonsucesso) apresentaram nesta quinta-feira (2) Valdemar Kerkhoff Júnior, de 28 anos, preso na manhã desta quarta-feira (1°) em Ponta Porã (MS). Segundo a polícia, o suspeito liderara um esquema milionário para abastecer as principais organizações criminosas do Brasil, como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC), com grandes carregamentos de drogas oriundos de países do Mercosul.
De acordo com o chefe da investigação, delegado Felipe Curi, ele adquiria entorpecentes de um grande traficante do Paraguai e tinha como principal função encaminhar a droga para um esquema que envolvia empresários da construção civil e do ramo de seguradoras, chamados pela polícia de empresários do tráfico.
“Ele era o responsável pela intermediação da aquisição de drogas. Esse grande traficante do Paraguai fornecia pra ele e ele repassava essa droga aos traficantes, aos grandes abastecedores que iam até Ponta Porã para negociar esses carregamentos e levar para Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e cidades do Sul do país”, afirmou. Segundo o delegado, ele movimentava aproximadamente três toneladas de maconha e 50 quilos de pasta base de cocaína por semana.
O delegado afirmou que Junior também agia corrompendo autoridades, adquirindo patrimônio e recrutando pessoas. Valdemar era procurado pela Polícia Federal após violar pela terceira vez o regime de liberdade condicional, e também pela Justiça paraguaia, que já havia expedido um mandado de prisão contra ele.
Da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário