quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Aposentada cai no golpe do bilhete premiado no Recife

A polícia prendeu, na manhã desta sexta-feira (30), três mulheres, Cristina Maria da Silva Cruz, de 47 anos, Carla Esparhn Degardey,57, e Reginete Aparecida Soares, 36. Elas são acusadas de aplicar o golpe do bilhete premiado. A vítima foi uma aposentada, de 61 anos, que chegou a dar mil reais em dinheiro e 25 mil em Joias.

Segundo informações da Polícia, o golpe funciona da seguinte forma, as pessoas chegam se fazendo de inocente, dizendo precisar de ajuda e que ganharam um prêmio. Prometem uma recompensa alta à vítima quando forem retirar a premiação, mas para que eles possam confiar na pessoa é necessário ter algo como garantia.

A abordagem à aposentada aconteceu, no bairro da Ilha do Retiro, na manhã dessa terça-feira (29). O crime contou com a participação de mais um homem identificado até o momento como José Pedro.

Depois de ter dado o dinheiro como garantia para poder ganhar a confiança e receber o prêmio, a senhora desconfiou e prestou queixa na tarde dessa terça-feira (29), por volta das 17h55. Ela chegou a contar que teria um novo encontro com o grupo nesta manhã. Os policiais, a partir disso, seguiram ela até o centro do Recife, local marcado, e prenderam as mulheres. O homem conseguiu fugir.
As acusadas, sendo duas que são de São Paulo e uma do Maranhão, vão ser encaminhadas à Colônia Penal Feminina do Recife. Elas vão responder pelo crime de estelionato e formação de quarilha. O dinheiro e as joias da aposentada não foram recuperados.

Barrichello está com um pé na Williams

Aos 37 anos, o piloto Rubens Barrichello deve trocar a Brawn GP pela Williams na próxima temporada, segundo a revista inglesa AutoSport. A publicação revelou que o brasileiro visitou a fábrica da escuderia em Grove, na Inglaterra, recentemente.

Barrichello deve substituir o alemão Nico Rosberg, que vai acertar com Brawn GP e formar dupla com Jeson Button, líder do da atual temporada. O companheiro do brasileiro seria Nico Hulkenberg, 22, campeão da GP2 deste ano, e que vai estrear na Fórmula 1.

O piloto brasileiro é o vice-líder da atual temporada com 69 pontos, 15 a menos que Button, faltando três corridas para o término da competição. A próxima corrida acontece neste domingo, em Suzuka, Japão.

Milan faz vergonha no San Siro e é derrotado pelo modesto FC Zurich


Apenas o 11º colocado no Campeonato Italiano, o Milan estendeu sua crise à Liga dos Campeões. Jogando em casa nesta quarta-feira, no estádio San Siro, o time do técnico Leonardo perdeu para o modesto FC Zurich por 1 a 0, gol de Tihinen, de letra.


Com o resultado, a equipe italiana viu o Real Madrid, que fez 3 a 0 sobre o Olympique de Marselha, ficar isolado na liderança do Grupo C, com seis pontos. O Milan soma três, ao lado do Zurich. Os marselheses ainda não pontuaram.


Ronaldinho Gaúcho, uma vez mais, começou o jogo no banco de reservas. Seedorf foi o responsável por fazer a armação de jogadas para a dupla de ataque formada por Pato e Inzaghi.


O Zurich, que perdeu em casa para o Real Madrid por 5 a 2 em sua estreia na Liga, não tomou conhecimento do gigante italiano e abriu o placar logo aos 10 minutos. Após escanteio da direita, Tihinen tocou de letra e fez 1 a 0 para os visitantes.


Tihinen faz a festa após marcar, de letra, o gol da vitória do FC Zurich no San Siro
Mal na partida, o Milan só levou perigo em dois lances na etapa inicial: primeiro com Inzaghi, depois com Seedorf. O Zurich, por sinal, ainda teve a chance para fazer 2 a 0, mas Margairaz acertou a trave.

Leonardo parece não acreditar no que vê
No intervalo, Leonardo lançou Ronaldinho no lugar de Seedorf e Zambrotta na vaga de Flamini. As mudanças melhoraram o time do Milan, que pressionou em busca do empate.

Aos 14 minutos, Inzaghi, em bela cabeçada, esteve perto de marcar, mas Leoni fez grande defesa. Quatro minutos mais tarde, foi a vez de Ronaldinho deixar Pato cara a cara com o goleirão do Zurich, mas o atacante desperdiçou. Aos 20, Inzaghi voltou a obrigar Leoni a fazer bela defesa. O Zurich, entretanto, não abdicou do ataque e assustou uma vez ou outra nos contragolpes. Margairaz teve a chance de fazer o segundo, mas Storari evitou o pior.


Ronaldinho Gaúcho pede jogada: craque entrou no intervalo, mas não conseguiu salvar o Milan
Com o relógio andando, o Milan seguiu em busca do empate, mas não teve sucesso. Ambrosini, aos 43, ainda acertou um chute na trave, mas a noite não era mesmo rubro-negra e o Zurich saiu vitorioso.

Cristiano Ronaldo dá show, e Real Madrid atropela o Olympique de Marselha


Cristiano Ronaldo mostrou uma vez mais nesta quarta-feira que o investimento feito pelo Real Madrid para contratá-lo (€ 94 mi) não foi assim tão absurdo. Num intervalo de seis minutos, o português fez dois gols e sofreu o pênalti que resultou no terceiro (Kaká converteu) do Real Madrid sobre o Olympique de Marselha, no Santiago Bernabéu. Após um primeiro tempo sem gols, a partida, válida pelo Grupo C da Liga dos Campeões, terminou com o placar de 3 a 0 para os merengues.

Com o resultado, o Real Madrid se isolou na liderança do grupo, com seis pontos, três a mais que Milan e FC Zurich. As duas equipes, por sinal, enfrentaram-se nesta quarta no estádio San Siro, em Milão, e os suíços venceram por 1 a 0. O Olympique de Marselha, com zero ponto, segura a lanterna.


Cristiano Ronaldo vibra, enquanto Kaká corre para abraçá-lo após o primeiro gol do Real Madrid
Primeiro tempo é morno, mas Real termina melhor
O técnico Manuel Pellegrini, do Real Madrid, voltou a fazer rodízio entre seus titulares e desta vez quem foi para o banco de reservas foi Raúl. A equipe merengue teve Benzema como homem de referência, Kaká e Cristiano Ronaldo abertos pelas pontas e Guti fazendo a ligação entre o meio e o ataque. Marcelo e Pepe foram titulares na defesa.

O tenista Rafael Nadal esteve no Santiago Bernabéu para apoiar o Real Madrid
No lado do Olympique, o atacante Brandão começou a partida no banco de reservas e só entrou no segundo tempo. O técnico Deschamps optou por Niang e pelo ex-madridista Morientes para formar o ataque. Elinton, goleiro ex-Vasco, também esteve no banco de reservas.

O Real Madrid começou sem muita inspiração e, apesar de jogar fora de casa, foi o Olympique quem tomou mais a iniciativa no começo da partida. O time francês teve mais a bola nos pés e criou a primeira grande chance: Niang entrou driblando pelo lado esquerdo da área e bateu firme. Casillas fez grande defesa.

O lance fez o Real Madrid acordar no jogo. Cristiano Ronaldo, com dois bons chutes de fora da área, levou perigo ao gol de Mandanda, que foi obrigado a fazer defesas difíceis. No fim do primeiro tempo, coube a Benzema estar perto de abrir o placar para os merengues. O francês tentou primeiro numa bicicleta, que passou perto do gol do Olympique. Depois, recebeu (impedido) um passe de Kaká e, cara a cara com Mandanda, bateu nas pernas do goleiro.


Xabi Alonso se esforça na marcação e faz jogador do Olympique de Marselha saltar
Gol, pênalti e expulsão resolvem o jogo para o Real Madrid
No segundo tempo, o Real voltou com postura mais ofensiva e contou com a genialidade de Cristiano Ronaldo para resolver a parada. O português abriu o placar aos 13 minutos, após receber lançamento primoroso de Pepe. Cristiano ficou frente a frente com Mandanda, que saltou pensando que o madridista tocaria por cobertura. O craque, entretanto, tocou rasteiro e correu para o abraço.

Adolescente morre ao descer de ônibus em Gravatá

Uma adolescente morreu atropelada ao descer de um ônibus escolar em Gravatá, no Agreste do Estado. O acidente aconteceu quando Maria Fereira da Silva, de 15 anos, voltava da escola.

As rodas traseiras do veículo passaram por cima dela. Ainda não há informações se ela pulou do ônibus ou se a porta abriu. O motorista do veículo, José Alves da Silva, de 32 anos, foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Maria que chegou a ser socorrida pelo Samu não resistiu aos ferimentos e morreu. O fato aconteceu na noite dessa terça-feira (29).


Do JC Online

Brasil só empata com checos, mas garante classificação

O Brasil não saiu do 0 a 0 contra a República Checa nesta quarta-feira (30), no Mundial Sub-20 do Egito, em Port Said, pela segunda rodada do Grupo E, mas se manteve na primeira colocação da chave e garantiu vaga na próxima fase, assim como seu adversário desta quarta-feira.

Com o resultado, brasileiros e checos foram a quatro pontos e garantiram vaga ao menos como um dos quatro melhores terceiros colocados. O Brasil enfrenta a Austrália em 3 de outubro, que ainda não somou pontos, enquanto a República Checa encara a Costa Rica.

Depois de golear os costa-riquenhos na primeira rodada por 5 a 0 os brasileiros iniciaram a partida desta quarta-feira pouco inspirados. A seleção checa pouco atacava, mas criava dificuldades congestionando seu sistema defensivo. Alex Teixeira e Paulo Henrique pouco apareceram no primeiro tempo. E Giuliano, que era quem mais se movimentava no meio-campo brasileiro, não acertava passes e chutes.

A partida começou a melhorar no segundo tempo, quando o Brasil passou a trabalhar melhor a bola e criar boas oportunidades. Primeiro Giuliano carregou pelo meio, aos 14, e bateu com perigo. Dois minutos depois, o meia do Internacional cruzou e a bola sobrou para Alex Teixeira, que num bonito chute acertou o travessão.

Alan Kardec e Paulo Henrique deram lugar a Maicon e Douglas Costa quase na metade do segundo tempo, e o Brasil seguiu criando oportunidades. Mas no final da partida, os checos melhoraram e quase abriram o placar. Aos 41, Vosahlik recebeu dentro da área e bateu de virada, mascado, para tranquila defesa do goleiro Rafael.


Fonte: Agência Estado

Milhares de peixes aparecem mortos no Rio Capibaribe

Milhares de peixes foram encontrados mortos, na manhã desta quarta-feira (30), no Rio Capibraibe, no trecho próximo à Ponte Maurício de Nassau. De acordo com a assessoria da Companhia Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), uma equipe do órgão juntamente com representantes da Diretoria de Meio Ambiente (Dirmam) da Prefeitura do Recife foram ao local colher amostras da água.

O material será analisado no laboratório da própria CPRH. Ainda não há informações sobre os fatores que levaram à morte dos peixes. Algum parecer sobre a causa do incidente deve ser divulgado nesta quinta-feira.


Do JC Online

Faculdade descredenciada pelo MEC consegue liminar na Justiça para voltar a funcionar

A Faculdade Cidade João Pinheiro, de Minas Gerais, conseguiu autorização na Justiça Federal, via liminar, para manter suas atividades, apesar de ter sido descredenciada pelo Ministério da Educação (MEC). A decisão do juiz Antonio Corrêa sustenta que o ato administrativo da Secretária de Ensino Superior (Sesu/MEC) nega “direito ao contraditório e ampla defesa e por estar amparado em fatos inexistentes”.

A secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, anunciou o descredenciamento da instituição no último dia 31 de agosto. A Faculdade Cidade João Pinheiro obteve por dois anos consecutivos (2007 e 2008) resultados insatisfatório em avaliações do MEC. Ela também foi visitada por uma comissão do ministério que confirmou a nota 2 no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

O indicador atribui notas em faixas de 1 a 5 às faculdades e universidades. Ele leva em consideração a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e outros fatores como o corpo docente e a infraestrutura. Notas 1 e 2 são consideras insatisfatórias, 3 razoável e 4 e 5 boas.

Em nota, a faculdade afirma que o processo administrativo iniciado pelo MEC era “completamente irregular” e “cheio de documentos falsos”. A instituição alega que não foi chamada formalmente para se defender e diz no texto que “prega a ética, o conhecimento e a cidadania” e que por essa razão não deveria “ter sido submetida ao constrangimento vexatório”.

O Ministério da Educação informou que ainda não foi oficialmente comunicado e só vai se pronunciar quando souber o teor completo da decisão judicial.


Fonte: Agência Brasil

Sport e Português decidem primeiro turno do Estadual de Hóquei

As equipes de Sport e Clube Português/Chesf decidem o primeiro turno do Campeonato Pernambucano de Hóquei Adulto Masculino nesta quinta-feira (1), às 20h, no Português. Os dois times empataram em pontos durante a fase regulamentar e foi necessária a realização de um jogo extra. Foram três vitórias e uma derrota para cada lado.

Os lusos perderam dois titulares para a decisão. O goleiro Lelo não se recuperou de uma contusão e permanece sendo substituído por Davi. Já o atacante Bananinha cumpre suspensão. O time mais provável do técnico Maurício Duque é o seguinte: Davi; Mauricinho, Graco, Guiga e Rodrigo (Eric).

No lado rubro-negro quem fica de fora é o atacante Neto, suspenso. Com isso, o treinador Leopoldo Casado tem à disposição: Eduardo; Ceará, Lucas, Rafael e Breno.


Do JC Online

terça-feira, 29 de setembro de 2009

1 em cada 4 futuros professores do País se forma em cursos ruins

A má formação de professores é apontada por especialistas como uma das causas da baixa qualidade do ensino - principalmente público - no País. Recentemente, governos federal e do Estado de São Paulo lançaram programas para formar mais docentes em universidades de excelência e capacitar os que estão trabalhando.

A quantidade de cursos de Pedagogia ruins cresceu desde a última avaliação, em 2005. Eram 172 cursos com índices 1 e 2 no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), o que equivalia a 28,8% do total, e agora são 30,1%. A área, que forma professores, coordenadores e diretores para as escolas brasileiras, tem hoje 284 mil alunos. É a terceira graduação com o maior número de estudantes no País e a mais numerosa entre as avaliadas no ano passado.

O MEC divulgou ontem os resultados de exames feitos em 30 áreas. Além de Pedagogia, foram avaliadas as engenharias, licenciaturas e cursos tecnológicos. O cruzamento dos resultados da avaliação com o número de alunos foi realizado pelo Estado. O ministério agrupa as áreas da graduação em três blocos e a cada ano um deles passa pelos exames. Os formandos e os calouros participam do Enade, que substituiu o Provão.

A nota é somada a um índice que retrata quanto o aluno melhorou durante a graduação, a uma avaliação que os estudantes fazem do curso e a informações sobre professores. Desse cálculo sai o Conceito Preliminar do Curso (CPC), expressado por notas que vão de 0 a 500, agrupadas em conceitos de 1 a 5.

"Uma melhora contribuiria muito para o avanço da qualidade da educação no País", diz a diretora executiva da Fundação Lemann, Ilona Becskeházy. Segundo ela, quem faz Pedagogia hoje no Brasil é o jovem já mal formado pelo ensino básico e que opta por curso menos concorrido. "Se quisermos ter professores melhores, os cursos devem exigir mais dos que entram.

"Especialistas alertam para o excesso de teoria nos cursos de Pedagogia. "Há distanciamento da realidade da sala de aula. O curso forma para ser especialista, professor de faculdade, e não professor de sala de aula", diz Zélia Cavalcanti, coordenadora do Centro de Formação da Escola da Vila.

Em São Paulo, o governo aprovou em 2008 um estágio probatório para novos professores da rede estadual. Só depois de três anos nas salas de aula, eles podem ser contratados. Neste ano, foi instituída ainda uma prova para os profissionais já aprovados em concurso, que também serve para garantia de permanência no cargo. No total de cursos de Pedagogia ruins, 12 são da capital.

O professor da Faculdade de Educação da USP Ocimar Munhoz Alavarse acredita que os cursos de formação de professores são o grande desafio na educação básica brasileira. "Não temos reserva de mercado, há que se trabalhar com os professores que temos.

" O Brasil tem déficit de professores principalmente em áreas como biologia, física e química. Neste ano, o governo federal lançou um programa com 331 mil vagas em cursos de Licenciatura de universidades públicas para professores que já lecionam e não têm graduação ou são formados em disciplinas diferentes das que atuam. Entre os piores cursos de Pedagogia há 59 oferecidos por instituições públicas, entre elas, nove federais. A Unesp têm quatro cursos entre os melhores do País.

Deputados viajam para visitar embaixada brasileira

Uma delegação formada por seis deputados viaja amanha (30) pela manhã para Honduras para se reunir com o presidente do parlamento hondurenho, visitar a embaixada brasileira e manter contatos com brasileiros que residem naquele país. A decisão da viagem foi comunicada há pouco pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), que na manhã de hoje considerava “inconveniente” a ida dos deputados.

Temer disse que mudou de ideia depois de reunião entre os parlamentares e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e também depois de uma conversa dos deputados com o presidente do parlamento de Honduras. Temer disse que combinou uma estratégia: “os parlamentares devem pregar a concórdia e a harmonia para o povo hondurenho, nada mais do que isso”.

De acordo com Michel Temer, os deputados ficarão um período curto no país. “Vão para lá fazer a presença do Parlamento e fazer aquilo que a Câmara vem fazendo com frequência que é uma espécie de diplomacia parlamentar. Essa é a tarefa.” Segundo Temer, a mensagem do parlamento brasileiro será de harmonia, de fazer cumprir a Constituição, ou seja, de fazer com que Manuel Zelaya retome o mandato e a realização de novas eleições.

O deputado Ivan Valente (SP), líder do P-SOL e um dos integrantes do grupo parlamentar que vai a Honduras, disse que a missão deve exigir respeito à embaixada brasileira, que é um território do Brasil, atacada com gases tóxicos na última semana. “Vamos exigir respeito ao território brasileiro. Defesa dos direitos humanos e inviolabilidade à embaixada.”

Segundo Valente, o Parlamento Hondurenho servirá de mediador para a missão parlamentar brasileira. A delegação brasileira será formada pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE), Ivan Valente, Maurício Rands (PT-PE), Marcondes Gadelha (PSB-PB), Cláudio Cajado (DEM-BA) e Bruno Araújo (PSDB-PE), integrantes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Náutico mexe bastante para encarar o São Paulo


Vendo os principais rivais na luta contra o rebaixamento cada vez mais perto, o Náutico tem um dos confrontos mais complicados deste segundo turno do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (30). Em jogo antecipado da 27ª rodada, o timbu recebe o São Paulo, a partir das 21h50, nos Aflitos.


A equipe pernambucana ocupa a 16ª posição, última antes da zona de rebaixamento, com 26 pontos, apenas um de vantagem sobre Santo André (17º) e Botafogo (18º). E três à frente do Sport, 19º. Já o São Paulo está no lado inverso da moeda, pois briga pelo título contra Palmeiras, Goiás, Internacional e Atlético Mineiro. Atualmente é o terceiro colocado, com 45 pontos.


Ainda que o adversário seja dos mais fortes, o técnico Geninho manda a campo um time com características ofensivas, um 3-5-2 com apenas um volante. Ele também fez outras modificações, resultado do fraco desempenho diante do Coritiba, no último domingo.

Felipe Massa retorna às pistas em treino com kart

O brasileiro Felipe Massa está de volta às pistas, mais de dois meses depois do grave acidente nos treinos para o GP da Hungria. Na manhã desta terça-feira (29), ele participou de uma sessão de treinos de kart na Granja Viana, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo.

Massa já havia treinado na segunda-feira, quando deu apenas seis voltas em um treino secreto. Nesta terça, ele andou durante mais tempo com um kart vermelho e usando macacão da Ferrari. No fim das atividades, disse a pessoas próximas que não sentiu problemas físicos.

O piloto participa dos treinos com uma proteção acima do olho esquerdo, parte mais afetada pelo acidente. Ele já fez duas cirurgias plásticas no local, e também não reclama de dores na região.

Oficialmente, Massa usa os treinos de kart a fim de se preparar para a disputa do Desafio Internacional das Estrelas e das 500 Milhas da Granja Viana, no fim deste ano. Mas a Ferrari já não descarta contar com o brasileiro no GP de Abu Dabi, que fecha a temporada da Fórmula 1, no dia 1º de novembro.

Jarbas mantém a dúvida de aliados sobre se é candidato ou não



A dúvida em torno da candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao Governo do Estado, nas eleições de 2010, marcou o tradicional cozido oferecido pelo peemedebista, na sua casa de praia do Janga, no último sábado. Mesmo com a torcida dos deputados estaduais da oposição, que pressionavam e davam como certa a candidatura do senador, até por uma questão de sobrevivência, Jarbas Vasconcelos não adiantou seus próximos passos dentro da conjuntura eleitoral do próximo ano. No entanto, apesar da animação de alguns oposicionistas, o líder teceu críticas à postura da oposição depois da derrota eleitoral da candidatura do ex-governador Mendonça Filho (DEM), em 2006.


Para ele, o trabalho de seu grupo demorou para ser colocado em prática, uma falha que teria deixado o campo livre para o governador Eduardo Campos (PSB) investir no Interior. “A oposição precisava ter mais atenção no interior, tinha que se fazer presente, precisava conversar. Passou um longo inverno depois que perdeu a eleição para retormar o trabalho na oposição. Acredito que deveria ter sido feito esse trabalho desde o começo, como está acontecendo agora, de última hora”, disse Jarbas.

MP de Goiás recorre contra posse de vereadores suplentes

O Ministério Público Estadual de Goiás entrou nesta terça-feira (29) com uma ação na Justiça Eleitoral do estado contra a posse dos dois primeiros suplentes beneficiados pela PEC dos Vereadores, promulgada na semana passada pelo Congresso Nacional. A emenda constitucional criou mais de 7 mil vagas nas câmaras municipais do país.

De acordo com o promotor eleitoral de Bela Vista de Goiás (GO), Carlos Vinícius Alves Ribeiro, autor da ação civil pública, a posse dos suplentes André Luiz Guimarães Oliveira (PT) e Luiz Pontes Neto (PR) configura "flagrante violação à soberania popular e ao princípio da representatividade do Estado Democrático de Direito". Ambos tomaram posse na última sexta (25).

Mais dois casos da gripe A em Pernambuco. Total passa de 100

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou, nessa segunda (28), que foram confirmados outros dois casos de gripe A(H1N1) – a popular gripe suína – em Pernambuco, elevando o número total de afetados pela pandemia para 101. Não foram repassadas maiores informações sobre os novos pacientes.

Enquanto isso, 152 casos suspeitos no Estado estão sendo investigados pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará, para onde estão sendo levadas as amostras de secreção coletadas.

No momento, 25 pessoas estão internadas em hospitais de Pernambuco, sendo 15 na rede pública e 10 na privada. Até o momento, três óbitos foram computados pela SES.

Operadora de telefonia fixa e banda larga chega em novembro ao Recife


Usuários de internet banda larga da Região Metropolitana terão mais uma opção a partir do início de novembro, quando começam as vendas da GVT, operadora de telefonia fixa que passa a atuar nas cidades do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Inicialmente, o serviço cobrirá 30% de área de cada uma das cidades. Na Capital, as regiões são Centro, Boa Viagem e Zona Norte. Em Jaboatão, a faixa litorânea.


"A nossa cobertura inicial no Recife é a maior cobertura inicial que a GVT já teve em uma nova cidade. Ainda assim, não temos visão exata do tamanho desse crescimento. Isso vai depender da procura da população local", informava um post no blog oficial da operadora, o GVT no Recife.


O usuário poderá escolher entre cinco opções de pacotes: 3 Mbps, 10 Mbps, 15 Mbps, 35 Mbps, 50 Mbps e 100 Mbps com os respectivos preços a R$ 49,90; R$ 69,90; R$ 99,90, R$ 199,90; R$ 299,90 e R$ 499,90. Os valores valem para a banda larga nos pacotes residenciais que envolvem franquias de telefonia fixa de ligações locais - 300 ou 600 minutos - e franquias para ligações locais, celular e interurbanos. Os pacotes a partir de 10 Mbps ganham o modem.


Já na linha empresarial há o serviço Economix Flex. Os planos vão de 800 a 25 mil minutos. O compartilhamento pode ser para até 15 linhas da mesma conta, com banda de até 100 Mbps. Nesse caso, o titular da linha pode interligar filiais e residência, fazendo com que as ligações sejam gratuitas.


Também há a opção de fazer diferentes combinações com franquias em minutos ou em dinheiro, além de serviços adicionais, como identificador de chamadas, siga-me e secretária eletrônica.

Confira a lista dos feras com isenção da taxa de vestibular da UFPE

Confira a lista dos candidatos com a isenção da taxa do vestibular 2010 da Universidade Federal de Pernambuco. A relação foi divulgada no fim da noite dessa segunda pela covest, comissão organizadora da seleção.

Esses feras agora têm que realizar a inscrição no site da Covest até esta quinta (1º).

A lista reúne os contempladas com isenção total e aqueles que ganharam a parcial (50% de desconto na taxa, que é de R$ 70).

Os feras que conseguiram a isenção parcial devem, ainda, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU/Simples) e efetuar o pagamento de R$ 35 em qualquer agência do Banco do Brasil até esta sexta (2).

Almoço em homenagem a Inocêncio reúne mais deputados que o 'cozido' de Jarbas

À homenagem que o deputado Amaury Pinto (PR) resolveu prestar a Inocêncio Oliveira (PR) nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, oferecendo-lhe um almoço caseiro, compareceram 16 parlamentares.

Sábado passado, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) só conseguiu reunir 11 para degustar o famoso “cozido” que o senador Jarbas Vasconcelos preparou.

Estiveram no almoço de Inocêncio os deputados Eduardo Porto (PSDB), Cleiton Collins (PSC), Eriberto Medeiros (PTC), Antonio Moraes (PSDB), Raimundo Pimentel (PSDB), Emanuel Bringel (PSDB), Terezinha Nunes (PSDB), Miriam Lacerda (DEM), Sebastião Rufino (DEM), Manoel Ferreira (PR), Alberto Feitosa (PR), João Fernando Coutinho (PSB), Elina Carneiro (PSB), Guilherme Uchoa (PDT), Henrique Queiroz (PR), Isaltino Nascimento (PT), Geraldo Coelho (PTB) e Ciro Coelho (DEM).

Desses, não foram ao “cozido” de Jarbas, embora tenham sido convidados, Eduardo Porto, Cleiton Collins, Eriberto Medeiros, Raimundo Pimentel, Emanuel Bringel, Sebastião Rufino, Manoel Ferreira, Alberto Feitosa, Elina Carneiro e Henrique Queiroz.

Os governistas foram dar um abraço em Inocênc...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sport terá problemas para escalar o ataque diante do Grêmio

O ataque do Sport está seriamente desfalcado para o jogo contra o Grêmio, domingo, no Olímpico, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além do boliviano Arce, que tomou o terceiro cartão amarelo contra o Santo André, Wilson ainda não se recuperou da lesão na virilha e Ciro está com a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20, no Egito. Com isso, três são os candidatos para jogar ao lado de Vandinho, que voltou a marcar no seu retorno ao time, na última rodada: Guto, Lincon e Paulinho.

A situação só deve começar a ser definida quarta-feira, quando o elenco rubro-negro se reapresenta na Ilha do Retiro. Na manhã desta segunda, houve apenas um trabalho regenerativo pela manhã. Em seguida, os atletas foram liberados e, nesta terça, terão o dia inteiro de folga.

Ainda na vice-lanterna, agora com 23 pontos, o Sport diminuiu de seis para três pontos a diferença em relação ao Náutico, primeiro time fora da zona de rebaixamento, em 16º. O detalhe é que o Grêmio é o melhor mandante do Campeonato, enquanto o Leão, o pior visitante.Da



Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO

Tire todas as dúvidas sobre a aplicação do Enem

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado pela primeira vez neste fim de semana, nos dias 3 e 4 de outubro. Ao contrário de edições passadas, serão 180 questões objetivas com cinco alternativas, além de uma redação. Até 2008, eram 63 questões. Em Pernambuco, o Enem será aplicado em 82 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

O JC Online elaborou um grande tira-dúvidas, com perguntas e respostas acerca do concurso. O fera deverá, sobretudo, estar atento ao horário. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 12h55. O exame começa às 13h.


Do JC Online

Mulher tenta jogar filha no canal

Uma mulher foi conduzida para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), após tentar jogar a própria filha de apenas dois meses de idade, num canal do bairro do Ibura de Baixo, zona Sul do Recife. Ana Christina do Nascimento, de 27 anos, foi denunciada pelo pai da menina, que segundo a polícia é um ex-presidiário acusado de cometer dois homicídios. Ela foi detida na rua Santa Leopoldina, por volta das 22h.Ainda de acordo com os policiais, ela trabalha como garota de programa.

Familiares de Ana Christina disseram aos policiais que era costumeiro vê-la se drogando. Ela já teria queimado os móveis da casa, e assumiu o vício no crack. Na GPCA, ela assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência. A polícia solicitou a guarda provisória para a avó da criança, já que os pais não apresentavam condição. Como a avó alegou que estava doente, a menina foi levada para o Conselho Tutelar do Recife, também em caráter provisório.

Ato no Recife marca o Dia de Luta pela Legalização do Aborto

Um ato para marcar o Dia de Luta pela Legalização do Aborto foi realizado, na manhã desta segunda-feira (28), no Centro do Recife, por representantes do movimento das Loucas de Pedra Lilás, do Fórum de Mulheres de Pernambuco e da Articulação de Mulheres Brasileiras. Com faixas, cartazes e alto-falante, além de interpretações que faziam referência à criminalização das mulheres, as manifestantes realizaram a ação no cruzamento da Rua 7 de Setembro com a Avenida Conde da Boa Vista.

O objetivo foi colher assinaturas para fortalecer e elaborar estratégias que possibilitem a legalização do aborto no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que quase 1 milhão de abortos são realizados, desses 200 mil resultam em problemas à saúde das mulheres, que se sujeitam às clínicas clandestinas.

No Brasil atualmente, o aborto é liberado apenas se a vida da gestante estiver em perigo ou se a gravidez for ocasionada por um estupro.

Bicicleta sem freio com três crianças colide com um caminhão em Itamaracá; uma delas morre

Três crianças em apenas uma bicicleta bateram num caminhão, na tarde desta segunda-feira (28), em Itamaracá. Os meninos desciam a Ladeira do Giz, que cruza a PE-35, em Itamaracá. Com o choque, um deles, Carlos André, de 11 anos, morreu no local.

A bicicleta que estava sem freio não conseguiu parar e bateu no veículo. A criança que estava conduzindo a bicicleta pulou, a terceira ficou gravemente ferida e foi levada para o Hospital da Restauração.

Depois da Colisão, o condutor do caminhão, Luzinaldo Tavares de Melo, se apresentou à delegacia de Itapissuma para contar o que aconteceu.

domingo, 27 de setembro de 2009

Brasil estreia no Mundial Sub-20 com goleada sobre a Costa Rica


O primeiro tempo brasileiro foi excelente. Encontrando muita facilidade para furar a zaga da Costa Rica, o setor ofensivo não decepcionou e mostrou que pode levar o time ao título. Com volume de jogo muito maior, o gol não demorou a sair. Aos 23min, Giuliano, camisa 10 e capitão do time, cobrou escanteio na cabeça de Alan Kardec, que finalizou com força e fez 1 a 0.


Jogador do Inter, Giuliano foi o melhor em campo pela Seleção. Aos 35min, ele deixou sua marca com muita classe. Após lançamento da intermediária, o meio-campista só deu um toque para encobrir o goleiro Alvarado.


A fluidez do jogo brasileiro já dava a impressão de que a goleada viria tranquilamente. Aos 43min, ela começou a se desenhar nos pés de Alan Kardec. Após cobrança de falta de Giuliano, a zaga da Costa Rica afastou nos pés do atacante, que soltou a bomba para fazer seu segundo gol.


O segundo tempo seguiu no mesmo ritmo, com a defesa brasileira sendo pouco incomodada. Assim, o técnico Rogério Lourenço fez algumas alterações e lançou Ciro, Maicon e Boquita.


Aos 29min, o santista Paulo Henrique Lima fez linda jogada e tocou para Douglas, que chutou na trave. No rebote, Alex Teixeira fez o quarto do Brasil. Para fechar a goleada, Boquita fez um golaço aos 43min, acertando chute de longe e contando com a colaboração do goleiro Alvarado.

Sport vence o Santo André por 2x1 na Ilha do Retiro



O Sport fez uma boa partida na noite deste domingo (27), na Ilha do Retiro, no Recife, derrotando o Santo André por 2x1. O primeiro gol leonino nasceu dos pés de Arce. O time rubro-negro pernambucano acabou cedendo o empate, após investida de Rodrigo Fabri. Quem definiu o placar foi Vandinho, já no segundo tempo.


Com esse resultado, o Sport chegou aos 23 pontos, permanecendo em 19º lugar na competição, na frente apenas do lanterna Fluminense, com 21. Já o Ramalhão, que não vence há cinco partidas, também continua na 17ª colocação, com 25 pontos, um a menos que o Náutico, 16º lugar, com 26.


O próximo desafio do Sport será o time do Grêmio. A partida, válida pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, será no domingo (4), às 16h, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Um dia antes, às 18h30, o Santo André recebe o Vitória, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André.


O JOGO - O início da partida começou bem acirrado, com os dois times buscando o ataque em velocidade. Aos cinco minutos, o goleiro Neneca quase foi supreendido por uma bomba de Fininho. Aos nove, Vandinho perdeu ótima chance após receber de Luciano Henrique e ficar na cara do gol. O Sport não finalizou bem em outros lances e só conseguiu marcar aos 21. Dutra fez lançamento pela esquerda e Arce bateu. A bola desviou na zaga antes de estufar as redes.


O Leão ainda teve a oportunidade de ampliar dois minutos depois. Fininho tentou fazer um gol de calcanhar, mas Cesinha conseguiu tirar a bola em cima da linha. Aos 33, veio a reação do Santo André. Após cruzamento de Júnior Dutra, Rodrigo Fabri mergulhou de peixinho e marcou de cabeça. Aos 45, a equipe adversária quase ampliou o marcador. Pablo Escobar mandou uma bomba, mas o goleiro Magrão fez uma bela defesa.


No segundo tempo, Magrão foi forçado a fazer outra boa defesa após cobrança de Rodrigo Fabri, logo no primeiro minuto. Aos 10, foi a vez de Luciano Henrique tentar um cruzamento perigoso, mas Neneca também afastou. Dois minutos depois, Luciano Henrique novamente dominou a bola e tabelou bonito, mas finalizou mal e perdeu ótima chance. O gol da definição do marcador saiu aos 23. Vandinho mandou uma bomba de pé esquerdo. Neneca ainda tocou na bola, mas ela entrou. E a torcida rubro-negra respirou aliviada.

Vereador Luiz Vidal é enterrado neste domingo



O enterro do vereador Luiz Vidal (PSDC), que seria realizado na próxima terça-feira (29), foi antecipado para a tarde deste domingo. O sepultamento acontece no Cemitério Novo Israelita, localizado no Barro, Zona Oeste do Recife.


Os nove filhos juntamente com o restante da família, além de lideranças políticas como o prefeito do Recife, João da Costa, e o secretário de Governo, João Arraes, participaram da cerimônia. Os detalhes sobre a antecipação vão ser dados pela viúva Beatriz Vidal, durante uma coletiva à imprensa que será realizada na próxima terça-feira (29), às 15h, na Câmara Municipal do Recife, onde também vai ser realizado um ato político e ecumênico.


O vereador, que era judeu, morreu na tarde desse sábado (26), aos 62 anos. Ele estava internado há 207 dias no Hospital Memorial São José, no Recife, com um processo infeccioso.

Goiás vence o Grêmio de virada e vira vice-líder do Brasileiro


Nesta 26ª rodada, pela primeira vez o Tricolor tinha chance de ingressar no grupo da Libertadores. Mas com o resultado empaca nos 39 pontos e fica em sexto lugar. Já o alviverde goiano pula para 45 pontos, cinco atrás do Palmeiras e fica empatado com o São Paulo mas leva vantagem no número de vitórias.


O Goiás tomou a iniciativa no começo. Com bons lançamentos em profundidade, a equipe criava bons lances, mas tinha dificuldade para finalizar. Enquanto isso o Tricolor tocava a bola descompromissadamente, administrando a pressão inicial. E na primeira chance que teve, não desperdiçou. Aos 17min, Jonas fez grande jogada pelo meio, tabelou com Souza, e o meia entrou na área, driblou Harlei e tocou para as redes: 1 a 0.


A partida era aberta e equilibrada, com bons lances dos dois lados. O maior volume de jogo do Goiás surtiu resultado aos 33, numa bola interceptada no meio campo e que acabou em Júlio César na ponta esquerda. O lateral cruza na medida para Léo Lima, que entrou em velocidade e cabeceou para o chão, sem chances para Victor: 1 a 1, placar do primeiro tempo.


"Foi um primeiro tempo quente, os dois tiveram as oportunidades e concluíram", analisou o capitão do time gaúcho, refletindo a justiça no placar parcial.


Na etapa complementar o Grêmio parecia satisfeito com o empate e pouco fazia para conseguir a vantagem. Mantendo a postura, os anfitriões eram incisivos e arriscavam mais, mas sem conseguir superar a defesa gaúcha.


E quando tudo parecia definido, a luta do Goiás surtiu resultado. Aos 36, Iarley fez boa jogada pelo meio e tocou, a defesa desvia mal e a bola fica com Felipe, que domina e chuta rasteiro no canto direito: 2 a 1. O atacante, que havia acabado de substituir Fernandão, entrou em campo para garantir a vitória.

Náutico perde para o Coritiba por 2 x 0

Com um time tecnicamente desorganizado no primeiro tempo e com marcações erradas e desacertos táticos no segundo, o Náutico não conseguiu superar o adversário Coritiba, na tarde deste domingo (27), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e perdeu por 2 x 0.

O time alvirrubro volta a campo nesta quarta-feira (3), às 21h50, contra o São Paulo, nos Aflitos, no Recife. Já o Coxa enfrenta em casa o Internacional no próximo domingo (4), às 18h30.

No início da partida, o Náutico deixou de lado a construção de jogadas, ficando apenas na marcação. A primeira bola surgiu aos 21 minutos do primeiro tempo com Irênio que recebeu a bola de Anderson Santana. O lateral-esquerdo tentou alcançar Carlinhos Bala, mas a bola passou raspando pela cabeça do atacante. A partir daí, o Náutico passou a reagir, deixando o jogo mais equilibrado.

Mas foi aos 32 minutos que o Coxa abriu o placar com um gol de bola trabalhada. A troca de passes pela direita, onde a marcação do Timbu estava falha, facilitou os passes. Marcelinho Paraíba recebeu a bola, bateu curto para trás para Rômulo, que ficou cara a cara com o goleiro Glédson.

No segundo tempo, o Náutico perdeu uma chance de empatar. Bruno Mineiro, que substituiu Aílton para dar uma força na direita, ficou de cara com a trave, mas chutou onde estava o goleiro Edson Bastos. Aos 11 minutos, o Coritiba perdeu um penalti, quando Marcelinho Paraíba chutou alto e bateu a bola para fora.

Além do penalti perdido, a entrada de Rudney no lugar de Derley - apagado na partida - deu um gás ao Náutico. Mas isso não impediu de, aos 37, Carlinhos Paraíba aumentar o placar do Coritiba. Numa saída errada de Márcio Barros pela esquerda, o artilheiro chutou a redonda para dentro do gol de Glédson

Hamilton vence e Button abre mais um ponto



O GP de Cingapura teve neste domingo a vitória de Lewis Hamilton mas o grande vencedor do dia foi Jenson Button, que chegou na quinta posição e abriu mais um ponto em relação ao seu companheiro na equipe Brawn Rubens Barrichello, que terminou em sexto. Agora, a três corridas do final da temporada, o inglês lidera o Mundial com 15 pontos de vantagem sobre o brasileiro. Além deles, só Sebastian Vettel ainda tem chances de título, embora remotas. O alemão da Red Bull foi o quarto e chegou a 59 pontos, 25 a menos do que Button.

O inglês já pode conquistar o título no próximo domingo, em Suzuka. Para isso, ele precisa fazer cinco pontos a mais do que Barrichello no GP do Japão. O brasileiro andou a corrida praticamente toda na frente do rival, mas se deu mal por causa de uma entrada do safety car. Button fez seu primeiro pit stop justamente sob bandeira amarela e colocou muito combustível, o que o permitiu retardar a segunda parada e, com isso, passar Barrichello na segunda rodada de paradas.Veja como ficou a classificação do Mundial!Alheio à briga entre a dupla da Brawn, Hamilton dominou a corrida de ponta a ponta e venceu sem problemas, seguido por Timo Glock, da Toyota, e Fernando Alonso, da Renault. Também pontuaram Heikki Kovalainen, da McLaren, em sétimo, e Robert Kubica, da BMW Sauber, em oitavo.

Os únicos que ameaçaram em algum momento a vitória de Hamilton foram Vettel e Nico Rosberg. Mas os dois rivais cometeram erros e permitiram ao inglês um respiro. Rosberg, que largou em terceiro, pulou para segundo após a largada, mas passou sobre a linha branca na saída dos boxes após seu primeiro pit stop e levou uma punição. Vettel também foi punido, por excesso de velocidade nos boxes, e ainda teve problemas de freios no fim.Em relação aos que brigam pelo título, a corrida durante todo o tempo parecia favorecer Barrichello, mas um detalhe mudou tudo: na 21ª volta o safety car foi à pista depois que Adrian Sutil rodou e atingiu Nick Heidfeld. Barrichello, que era sétimo antes da primeira rodada de pit stops e estava dois postos à frente de Button, parou antes do safety car, enquanto o inglês fez o pit stop sob bandeira amarela e colocou mais gasolina.Com a punição a Rosberg e a queda de rendimento de Mark Webber, que depois sofreria um acidente por falha nos freios, Barrichello subiu a quinto, dois postos à frente de Button e com Kovalainen entre eles. Mas a maior autonomia de combustível permitiu que o inglês voltasse à pista depois da sua parada à frente dos dois e marcasse pontos fundamentais na briga pelo título.


No fim da prova, os freios de Button também começaram a falhar e Barrichello fez um último ataque ao inglês, mas não havia mais tempo para uma ultrapassagem. Uma volta a mais de corrida seria suficiente para o brasileiro ganhar um ponto na apertada briga com o companheiro de equipe.

GP DE CINGAPURA - RESULTADO FINAL
1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1h56m06s3372º - Timo Glock (ALE) Toyota - a 9s6343º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 16s6244º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 20s2615º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - a 30s0156º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - a 31s8587º - Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 36s1578º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a 55s0549º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a 56s05410º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 58s89211º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a 59s77712º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 1m13s00913º - Giancarlo Fisichella (ITA) Ferrari - a 1m19s89014º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 1m33s502

Semana Nacional de Doação de Órgãos começa neste domingo

O dia 27 de setembro, que este ano cai neste domingo, é o Dia Nacional do Doador de Órgãos. Em todo o País, os Estados, sob a coordenação do Ministério da Saúde, farão ações de mobilização para incentivar a doação e, consequentemente, o aumento no número de transplantes. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde, através da Central de Transplantes, fará uma caminhada na praia de Boa Viagem, com concentração às 9h, em frente ao 1º jardim. Os participantes vão percorrer a avenida até o 2º jardim, num trecho de cerca de 500 metros.

Durante o percurso, a caminhada contará com a participação de um carro de som e um mini-trio. Familiares de doadores e de transplantados, representantes de instituições que fazem a captação e transplante de órgãos, profissionais de saúde e funcionários da Central participarão da caminhada. Eles estarão vestidos com a camisa da campanha. A população em geral também está convidada a participar, apenas com a orientação de que vista roupa ou camisa de cor branca. Balões de cor verde serão distribuídos durante o trajeto.

Também durante a ação, os jovens do Programa Vida Nova farão uma panfletagem educativa. Apesar de ter como objetivo, aumentar a doação de todos os tipos de órgãos, a campanha, que irá até a próxima sexta-feira (2), está focada principalmente no aumento do número de transplantes de córnea, que atualmente está abaixo da média.

Programação Semana Nacional de Doação de Órgãos:

27 de setembro - Abertura da campanha, às 9h, com realização de Caminhada da Doação, do 1º até o 2º jardim, em Boa Viagem.

28 de setembro - Sensibilização, às 9h, com panfletagem e presença de arte-educadores no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Realização de cadastro para o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). O cadastro é feito com a coleta de uma amostra de sangue (05 ml), utilizada no exame, que diagnostica características genéticas importantes para a verificação da compatibilidade entre o doador e o receptor da medula óssea. Os dados do doador são catalogados no cadastro e a compatibilidade é verificada cada vez que surge um novo paciente à procura de transplante.

29 de setembro - Mobilização das CIHDOTT´s (comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplante) nos hospitais públicos e privados da Região Metropolitana do Recife.

- Ação no Hospital Getúlio Vargas (HGV), às 9h, com a presença de arte-educadores, focando na doação de córnea.

30 de setembro - Ação em Petrolina, às 9h, com panfletagem, caminhada e palestras.
- Mobilização, às 9h, no Instituto de Medicina Integral (IMIP).

1º de outubro - Mobilização no Hospital da Restauração às 9h com foco na doação de córnea. Presença de arte-educadores e voluntários.

2 de outubro - Ação em Olinda, na Praça do Carmo e na Associação dos Moradores de Peixinhos, às 09h. Haverá panfletagem e cadastro no Redome, com stand instalado na sede da Prefeitura de Olinda.

TJPE seleciona estagiários apara 192 vagas em 21 cursos superiores

Seguem até o dia 4 de outubro as inscrições para a seleção de estagiários do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para estudantes de 21 cursos superiores, no Recife, Região Metropolitana e interior do Estado. O edital completo e formulário de inscrição estão no site da organizadora, o Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Sustente (www.sustente.org.br). As inscrições custam R$ 19 e as provas acontecem no dia 25 de outubro, das 9h15 às 13h15, somente nas cidades do Recife e Petrolina. O resultado será divulgado no dia 3 de novembro de 2009.

Ao todos, são 192 vagas para estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, História, Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Programação Visual, Psicologia, Relações Públicas, Secretariado e Serviço Social. A avaliação será feita através de prova de conhecimento com 50 questões objetivas de múltipla escolha. O conteúdo programático das provas está disponível no site da Sustente.

A duração do estágio tem previsão de dois anos, com expediente de 20 horas semanais, e a remuneração de um salário e meio (atualmente, soma o valor de R$ 697,50) e auxílio transporte de R$ 61,60 (passagem de estudante).

As vagas são destinadas a estudantes que estejam cursando entre o 5º e 8º período (se a graduação durar 10 períodos) ou do 3º ao 6º período (se o curso de graduação tiver duração de oito períodos).

Para estudantes matriculados em cursos com duração de nove períodos, podem concorrer às vagas aqueles que estejam entre o 4º ao 7º período. No caso dos cursos com duração de sete períodos, podem participar alunos que estejam entre o 3° e o 5° período.

Kaká marca, Real vence e assume liderança na Espanha

O meia Kaká foi mais uma vez decisivo neste sábado (26) para ajudar o Real Madrid a vencer pelo Campeonato Espanhol. Depois de fazer seu primeiro gol em jogos oficiais pelo clube na última quarta-feira, o brasileiro voltou a marcar, desta vez com a bola rolando. Com um gol de Kaká, o Real venceu o Tenerife por 3 a 0 e assumiu a liderança, somando 15 pontos, três à frente do Barcelona, que ainda joga neste sábado contra o Málaga.

Jogando no Estádio Santiago Bernabéu, o técnico Manuel Pellegrini preferiu deixar Kaká no banco de reservas durante todo o primeiro tempo. Sem o meia da seleção brasileira, os anfitriões pouco criaram e não conseguiram tirar o zero do placar. Mas para a segunda etapa Pellegrini colocou Kaká no lugar de Granero, e ele mudou a história do jogo, mesmo não participando diretamente dos dois primeiros gols.

Para tirar o zero do placar em Madri, foi fundamental a boa atuação do francês Benzema. Logo aos três minutos, ele aproveitou cruzamento da esquerda e marcou de cabeça. Já aos 13, após chute da defesa para frente, ele ganhou da marcação e dominou para bater no canto. Kaká fez o dele aos 33 minutos, quando pegou a sobra de bola na entrada da área e ajeitou para acertar um belo chute, no ângulo direito do goleiro.

Ainda neste sábado pela abertura da quinta rodada do Espanhol, o Sevilla também contou com um gol brasileiro para vencer. Diante do Athletic Bilbao, no País Basco, o meia Renato abriu o placar para os visitantes logo aos cinco minutos de jogo. Depois Negredo, Kanouté e Navas ainda marcaram para construir a goleada por 4 a 0, que deixou o time de Sevilha em terceiro, com 12 pontos.

Morre vereador Luiz Vidal


Morreu na tarde deste sábado aos 62 anos o vereador Luiz Vidal, do partido Partido Socialista Democrática Cristão (PSDC). O político estava internado no Hospital Memorial São José. Segundo familiares, o vereador vinha lutando contra uma doença degenerativa que impedia o funcionamento dos órgãos. Para descobrir mais sobre a enfermidade, o corpo de Luiz Vidal será congelado e um pedaço de seu cérebro, retirado para autópsia.


Como era judeu, o vereador será velado na próxima segunda-feira, provavelmente na Câmara de Vereadores do Recife - onde cumpria mandato - e seu corpo só será enterrado na terça-feira em local ainda não divulgado.


Natural de Salvador, Bahia, Luiz Vidal mudou-se com a família para o Recife aos cinco anos de idade. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 1972. Atualmente é vice-presidente nacional e presidente regional do Partido Social Democrata Cristão (PSDC).


Em 1967, com apenas 20 anos de idade, Luiz Vidal ingressou no partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1972 Vidal iniciou sua vida pública. Foi convidado pelo então deputado estadual e hoje senador Jarbas Vasconcelos para ser o seu chefe de gabinete, num dos mais difíceis períodos do regime militar.


A partir de 1975, Luiz Vidal assumiu a chefia de gabinete do vice-presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, deputado José Fernandez.


Elegeu-se vereador do Recife pela primeira vez em 1976. Assumiu o mandato em janeiro de 1977 e ficou no Legislativo recifense até o final de 1988. Neste período exerceu os cargos de primeiro vice-presidente, primeiro secretário e presidente da Comissão de Direitos Humanos. Em 1980, foi escolhido pela Imprensa especializada como “Vereador do Ano”.


O gestor público Luiz Vidal começou sua trajetória em 1989, quando foi escolhido para a Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).


A partir de 1991, Luiz Vidal foi indicado diretor estadual do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon). Teve ativa participação na divulgação do Código de Defesa do Consumidor.


Em 1992, Luiz Vidal volta à Câmara do Recife e se reelege em 1996 pelo PSDB. Neste período foi presidente da Comissão de Redação de Leis e membro da Comissão de Meio Ambiente da prefeitura do Recife, representando o Legislativo Municipal. Já ocupou também a 1ª e 2ª secretarias da Mesa Diretora da Câmara. Em 2000, já no Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Luiz Vidal é eleito para mais um mandato na Câmara Municipal do Recife e assume a terceira vice-presidência na Mesa Diretora. Em 2004, é eleito para seu sexto mandato de vereador, iniciando um trabalho de oposição responsável à gestão do prefeito do Recife, João Paulo.


Em seu Programa de Defesa da Família, Luiz Vidal defendeu a descentralização do sistema penitenciário para que se torne auto-sustentável, além do resgate da ética na Política e no Serviço Público. Universalizar o acesso à educação e à saúde, além de investir na geração de emprego e renda, com atenção especial para os mais pobres e no resgate aos valores da família pernambucana, também são suas propostas prioritárias.


Da Redação Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Lula Cabral diz que proposta de Elias de partilha de ICMS é oportunista

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PTB), disse, nesta sexta-feira, que os cabenses não vão aceitar a tese de partilhar os recursos do ICMS do município gerados a partir dos investimentos de Suape com os municípios do Estado.

A idéia (dividir o ICMS gerado no Cabo e em Ipojuca) foi lançada pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), a partir de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da deputada Elina Carneiro (PSB). Cabral considera que as duas propostas (a PEC e a divisão do ICMS) não devem prosperar por serem inconstitucionais.

“É preciso desmistificar essa conversa de dividir ICMS do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca para ajudar municípios como Jaboatão dos Guararapes. É inaceitável e o povo do Cabo não vai ficar calado diante desta proposta oportunista. Agora, é preciso saber por que o prefeito Elias Gomes não tem coragem de citar o Cabo e só fala dos recursos de Ipojuca, das riquezas de Ipojuca. Ele está querendo esconder algo? Ele sabe como os cabenses vão reagir, ele conhece bem a reação dos cabenses a quem trabalha e a quem não trabalha. Conheço esse tipo de jogo, e a população também conhece”, afirmou Lula Cabral.

Para o prefeito, os argumentos de que os recursos do ICMS de Suape devem precisam beneficiar a todos está sendo utilizado de forma propositalmente equivocada. Ele aceita destinar um percentual para ajudar aos municípios que realmente precisam, que têm o IDH muito baixo, que necessitam de ações sociais urgentes.

“Mas, tirar de cidades que lutaram tanto para trazer investimentos e dar para municípios como Jaboatão, isso é inaceitável. Jaboatão é vítima de administrações danosas ao longo dos tempos. Infelizmente, é um município sem sorte com os prefeitos que elege”, salientou.

Lula Cabral descartou semelhanças entre o ICMS de Suape e os recursos do pré-sal.

“São duas coisas completamente diferentes. O pré-sal ainda vai existir. O ICMS é fruto de muito trabalho, de décadas de atração de investimentos. Comparar as duas coisas é equívoco, quando não oportunismo”.

Lula Cabral disse que está muito tranquilo em relação à reação da população a propostas e argumentos que podem ter por base interesses eleitorais. Ele lembrou os altos índices de aprovação de sua administração e o grande número de obras que mudaram a cara da cidade, além de um volume ainda maior, que será anunciado nos próximos dias.

“A minha resposta é esta, é trabalhar cada vez mais. Estamos para assinar mais de 130 ordens de serviços para obras em toda a cidade. É o maior canteiro de obras do Estado. Nesse segundo mandato, criamos a Secretaria do Orçamento Participativo, onde o povo é quem está dizendo onde quer essas obras. Fora isto, estamos investindo pesado em todas as áreas, como turismo, juventude, meio ambiente, além dos serviços básicos e essenciais como saúde, educação e segurança. O que o Cabo tem hoje é resultado de trabalho, de planejamento e de realizações. Que todos façam a sua parte e não fiquem apenas na espuma e no olho grande”, completou Lula Cabral.

sábado, 26 de setembro de 2009

Irênio e Tuta estreiam contra o Coritiba



O Náutico terá duas estreias para o jogo diante do Coritiba, neste domingo (27), no Couto Pereira. O meia Irênio e o atacante Tuta, recém-chegados aos Aflitos, foram confirmados pelo técnico Geninho. O outro reforço, Bruno Mineiro, fica como opção para o banco de reservas.


Mas as novidades não ficam apenas por conta dos estreantes. As duas laterais vão mudar por opção do comandante. No lado direito, o timbu vai a campo sem um jogador de ofício. Aílton fecha pelo lado direito na hora de atacar e o zagueiro Vágner na hora de defender. Pelo lado esquerdo, Anderson Santana vai no posto de Michel.


Aílton foi quem deu as explicações sobre seu posicionamento. Ele fez questão de frisar que não será lateral-direito e a função fica com Vágner. "Vou dar uma força ao Vágner. Minha função será revezer com Carlinhos Bala para acompanhar o lateral-esquerdo adversário. Quem estiver mais próximo terá a missão", disse.


O meia explicou que tanto ele quanto Bala sempre fazem tal função no decorrer das partidas. Por isso não será nenhum mistério. "Estou aqui para ajudar o Náutico sempre quando for preciso", explicou.


Por sua vez, Tuta não garantiu que sua saída no decorrer da partida seja algo já determinado - pelos quatro meses de inatividade. Segundo ele, são as circunstâncias da partida que vão dizer.
"Não dá para dizer se vou aguentar o jogo todo. Minha intenção é ficar em campo o máximo de tempo possível e dar minha parcela de contribuição para o time", ponderou.

Sport perde Durval contra o Santo André


O Sport ganhou mais um desfalque para encarar o Santo André, neste domingo (27), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Durval foi julgado pela expulsão no jogo contra o Flamengo e pegou dois jogos de suspensão. Como já cumpriu um, fica de fora mais uma vez. Com isso, César forma a zaga ao lado de Igor.


A situação do defensor poderia ser ainda pior, pois ele estava incurso no artigo 253 (agressão física). No entanto, o advogado Márcio Jatobá conseguiu desclassificar para o o 254 (jogada violenta). Se ele fosse apenado no primeiro artigo, a punição seria em dias e não jogos.


Quanto ao restante do time, o técnico Péricles Chamusca confirmou a entrada do lateral-esquerdo Fininho no meio-de-campo. De acordo com Chamusca, essa situação já fora treinada na semana passada e o jogador já a executara quando atuou no futebol europeu.


"Fininho faz essa função muito bem. É um dos nossos jogadores mais velozes e deixará a equipe mais solta. Além disso, nossa compactação ficará mais rápida", ponderou o treinador.


No mais, Vandinho ganhou a briga por uma vaga no ataque no posto de Wilson, com uma lesão muscular. Para o zagueiro Igor é a hora de os jogadores que estão entrando mostrarem que todo grupo tem condições de tirar o Sport da zona de rebaixamento.


"Todo mundo está focado e quem chegou há pouco tempo está com o condicionamento bom e estão todos concentrados em fazer o melhor", destacou.

5ª Corrida dos Garçons movimenta Recife Antigo neste sábado

A 5ª edição da Corrida dos Garçons, promovida pela Abrasel-PE, integrando o festival gastronômico Recife Sabor & Arte – Gastronomia e Arquitetura, movimenta o Bairro do Recife na tarde deste sábado, por volta das 15h, com concentração na Praça do Arsenal. Para participar, o garçom ou garçonete pode se inscrever na hora do evento. O tráfego de carros na Rua do Bom Jesus até a Praça do Arsenal será interditado a partir das 14h.

Para o diretor executivo da Abrasel-PE, Valter Jarocki, “o evento já virou tradição e os garçons se prepararam para a brincadeira. Para nós, empresários do setor, é uma forma de valorizar e estimular o profissional que atende nosso cliente”. A corrida é divida em três categorias, garçons com até 35 anos, acima de 35 anos e garçonetes.

O desafio é percorrer a Rua do Bom Jesus até a Praça do Arsenal equilibrando uma bandeja com cinco latinhas que não podem cair durante todo o trajeto. O primeiro lugar de cada categoria recebe R$ 300, o segundo, R$ 200, e o terceiro, R$ 100, além dos prêmios dos patrocinadores.

Podem participar garçons de todos os bares e restaurantes do Recife, incluindo os que não participam do Festival e também os que não são associados à Abrasel.

Redução de IPI entra na reta final

A crescente demanda por veículos novos está fazendo com que a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – prevista para ser retomada com alíquota de 1,5% apenas em outubro – chegue mais cedo ao bolso do consumidor. No caso dos modelos populares como o Celta, da Chevrolet, por exemplo, algumas revendas já estão com problemas de estoque. O resultado é que a venda pode até ser feita agora, ainda com a vigência do IPI, mas o veículo só será produzido em outubro, diante da elevada procura. Na prática, tem ficado a critério da montadora e da loja, quando efetuam esse tipo de venda, manterem ou não o benefício. Como as montadoras têm feito de tudo para aproveitar a onda de consumo, promovendo desde horário elástico de atendimento a kits de som e banco de couro gratuitos, muitas já prometem assumir o benefício do IPI para não perder a venda de agora.

O gerente de novos da Tambaí, Cleiton Guruba, explica que no caso do Celta e do Classic, dois modelos bastante procurados, já há falta de estoque. “Nos carros que eu comercializei hoje (ontem), a revenda manteve a redução, mas a gente está observando cada caso para saber se vale a pena arcar com esse custo. Se está comprando com entrada ou sem entrada, dando um carro como sinal ou mesmo o prazo de financiamento”, explicou. Neste sábado (26), a Tambaí vai funcionar das 8h às 17h e, na segunda, terça e quarta-feira, últimos dias da redução, a revenda estuda funcionar até as 22h. O expediente normal acaba às 19h.

Além do IPI, as montadoras ofertaram também bônus, redução que varia entre R$ 500 e R$ 1.500. “Um Celta com ar tem saído por R$ 25.900 quando seu preço normal é R$ 28.500. “Os planos de pagamento também estão diferenciados, com a primeira parcela para janeiro de 2010”, comentou o gerente de novos da Auto Nunes, Rogério Araújo. Essa revenda vai funcionar de sábado até as 20h e até as 22h entre segunda e quarta-feiras.

As concessionárias Citroën também estão enfrentando problema para atender à demanda e vêm faturando vendas de modelos que só sairão da fábrica no próximo mês já pagando IPI. “A gente resolveu assumir o benefício do que for vendido até o dia 30. Entre os modelos já com falta de estoque está o C3 GLX”, explicou o diretor da Citroën Felicitè, João Urquisa. Com registro de vendas até 100% maiores, essa unidade vai abrir domingo, no esquema de plantão, das 10h às 17h, pelo segundo domingo este mês. E para dar uma forcinha a mais nas vendas, alguns carros estão recebendo gratuitamente banco de couro e kit de som, algo que custaria cerca de R$ 2.900 em tempos normais. Para quem não aproveitar o período de IPI mais baixo, o C3, por exemplo, sairá dos atuais R$ 39.900 para R$ 41.400.

Pela programação do governo federal, o retorno da cobrança do IPI segue o seguinte trâmite para carros de mil cilindradas: 1,5% entre 1º e 31 de outubro; 3% em novembro; 5% em dezembro e 7%, alíquota normal, em janeiro. Esse percentual vai variar de acordo com a motorização do veículo.

Aniversário de José Múcio vira festa suprapartidária.


José Múcio Monteiro comemorou seus 61 anos de idade, ontem à noite, reunindo amigos e lideranças políticas, e aproveitou a festa também para despedir-se da política. Segunda-feira, ele entregará o cargo de ministro das Relações Institucionais, renunciará ao mandato de deputado federal, se desfiliará do PTB e irá se preparar para assumir a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).


A sua retirada das disputas eleitorais terá como consequência milhares de eleitores órfãos, ano que vem. Por isso, ele marcou um café da manhã, dia 5 de outubro, com o governador Eduardo Campos (PSB). Também participarão prefeitos e parlamentares da base eleitoral do petebista.


Na última eleição, Múcio teve 120 mil votos para deputado federal, fato que já fez crescer o interesse candidatos governistas. Ontem, o ministro reafirmou que caberá a Eduardo a palavra final sobre o destino dos seus votos. Em conversa com a Imprensa, José Múcio adiantou que, mesmo se não tivesse sido indicado para o Tribunal de Contas da União (TCU), não seria mais candidato à Câmara Federal.


“Já era minha intenção não me candidatar mais. Acho que cumpri a minha missão. O povo pernambucano me deu cinco mandatos”, afirmou o ministro. Para Eduardo Campos, que esteve na festa, “é o TCU quem ganha”. “José Múcio é um grande político e tem uma das qualidades que mais admiro: ele tem a capacidade de se sentir feliz com a vitória dos amigos”, enalteceu.


Além do socialista, compareceram ao aniversário do ministro o senador Marco Maciel (DEM), o ex-ministro Armando Monteiro Filho (PTB), além de deputados federais, estaduais, secretários estaduais e prefeitos de todas as regiões. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não compareceu porque estava em sua casa de praia preparando o cozido que oferecerá hoje a deputados estaduais. Já o senador Sérgio Guerra (PSDB) estava em agenda oficial, em Roraima.


Questionado sobre 2010, Marco Maciel evitou comentar a sucessão estadual. “Não há duas eleições iguais. Estou à disposição para servir ao povo de Pernambuco”, ponderou o democrata, que, no entanto, admitiu que o pleito de senador do ano que vem será mais disputado do que em outros anteriores.

Fica pronto o primeiros dos três hospitais prometidos por Eduardo Campos.


Está totalmente pronto (obras físicas) o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes, no limite de Paulista com Abreu e Lima, uma das promessas de campanha do então candidato Eduardo Campos.


A Secretaria de Saúde tem apenas 80 dias para equipá-lo, dado que a inauguração está marcada para o dia 15 de dezembro, data em Miguel Arraes, se estivesse vivo, estaria completando 94 anos de idade.


O governador declarou hoje em entrevista que até o final do seu mandato os outros dois hospitais metropolitanos estarão concluídos: o do Cabo e o da BR-232 (imediações da Ceasa).

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Evair diz que foi sondado e aceitaria comandar o Santa

Em entrevista na Rádio Jornal no programa Bola Rolando, o técnico Evair Paulino confirmou que foi sondado pelo diretor de futebol Raimundo Queiroz para comandar o Santa Cruz no restante da Copa Pernambuco. O ex-atacante respondeu positivamente e comentou que está no aguardo de uma sinalização por parte da diretoria coral mas não há qualquer indicação para ele chegar na próxima semana.

Evair explicou que a conversa não versou sobre o projeto do clube e bases salariais. "Até porque como foi uma sondagem e houve sinalização positiva dos dois lados não aprofundamos a conversa", disse. Evair confessou-se feliz pela oportunidade de trabalhar no futebol pernambucano, pois, até o momento, só trabalhou em Goiás - Carc e Vila Nova.

"O mercado de Pernambuco é grande e seria um desafio e satisfação comandar um time de grande torcida", pontuou. Ele admitiu que, para vir para o clube, bastaria o sinal verde de Queiroz, mas fez a ressalva de que as coisas no futebol acontecem muito rápido. "E muitos treinadores também têm interesse em trabalhar no Santa Cruz", completou.

Médicos de Caruaru pedem demissão em massa

A ameaça de demissão em massa feita pelos médicos de Caruaru, no Agreste do Estado, fui cumprida. Nessa quinta-feira (24), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) entregou a carta de exoneração contendo a assinatura de 88 profissionais. O documento foi reconhecido em cartório antes de ser entregue à secretária de Saúde de Caruaru, Cristina Sette. A expectativa é que pelo menos mais 30 médicos peçam exoneração, até a semana que vem.

A carta com as assinaturas foi entregue ontem pela manhã, antes mesmo da assembleia da categoria, realizada à noite na Sociedade de Medicina de Caruaru. O fato causou estranheza em Cristina Sette. “Esperávamos receber o pedido de demissão amanhã (hoje), já que a assembleia da categoria seria realizada na noite de quinta-feira. Não sabemos o que pode ter motivado o sindicato a antecipar os pedidos. Ou a entidade acredita que não precisa da opinião coletiva dos médicos ou teme um resultado contrário às suas expectativas”, afirmou.

Mesmo tendo sido pega “de surpresa”, Sette explicou que medidas emergenciais já foram tomadas. “Já providenciamos ações para que a população não saia prejudicada. Haverá atendimento”, garantiu.

Ainda de acordo com Sette, vários médicos que assinaram a carta de demissão se mostraram arrependidos da decisão. “Mais de 20 profissionais me ligaram dizendo não estar de acordo com o conteúdo da carta. Disseram ter assinado porque queriam pressionar o governo municipal, mas não tinham a intenção de sair. Falei para eles que podem voltar atrás, desde que elaborem nova carta e reconheçam em cartório”, disse ela, no que foi prontamente rebatida por Marcos Bezerra, diretor do Simepe. “Ela tem que provar isso. Nós provamos que os médicos estão de acordo em pedir demissão, pois assinaram um documento que depois foi reconhecido em cartório”, disse ele.

Em agosto, o Simepe já havia entregado pedido de demissão coletiva de 102 médicos. O prazo de 30 dias de aviso prévio acaba no início da semana que vem. A principal reivindicação dos médicos é a equiparação do salário-base com o pago pelo governo do Estado: R$ 3.060. Os médicos querem R$ 8 mil para quem atua no Programa de Saúde da Família (PSF) e gratificação especial para os vinculados ao Samu. Além disso, pedem Plano de Cargos e Carreira e concurso público. A prefeitura oferece R$ 2.200 como salário-base, R$ 3.700 para plantonistas, R$ 3.850 aos profissionais do Samu e R$ 6 mil para médicos do PSF.

Cantora Ivete Sangalo deve dar à luz nesta sexta

Com nove meses de gravidez, a cantora Ivete Sangalo já está se preparado para dar à luz seu primeiro filho, fruto do seu relacionamento com Daniel Cady. A artista até já está com as malas prontas para se internar na maternidade Santamaria, que fica no Hospital Português, na capital baiana. Comentários de amigos da cantora revelaram que Ivete dará entrada na maternidade hoje e que optou pela cesariana.

“Ela está muito bem e tem descansado bastante. O Daniel tem sido muito presente. Cuida da alimentação dela e não a deixa fazer nenhum tipo de esforço”, contou um amigo de Ivete ao site O Fuxico, confirmando que a cantora já está com a cesariana marcada. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa de Ivete, que declarou não ter autorização para falar da vida pessoal da cantora.

Ivete não poderá ser operada por seu ginecologista, dr. Luiz Machado, que lhe prestou atendimento quando ela perdeu o primeiro bebê no fim do ano passado. Segundo a fonte que prestou essa informação, o médico já teria agendado um congresso há algum tempo. Ivete teria aproveitado os últimos dias para fazer a malinha do bebê que será levada ao hospital, além de conferir pessoalmente as lembrancinhas e a decoração que levará para a maternidade.

Contax em Recife abre mais de mil vagas

Ao todo, 1.095 vagas para os cargos de atendente e supervisor de Call Center e instrutor de treinamento estão sendo oferecidas pela Contax em Recife, empresa do setor contact center. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos, uma boa comunicação verbal e conhecimentos básicos de informática.

Os candidatos para supervisor e instrutor devem também estar cursando o ensino superior. Já para atendente, a exigência é apenas o segundo grau completo. Os aprovados terão direito à assistência médica, vale-refeição e vale-transporte.

Os interessados devem entregar os currículos nos seguintes endereços: Rua Almeida Cunha, 40, Boa Vista; Av. Abdias de Carvalho, 794, Prado; Rua da Aurora, 675, Santo Amaro; ou Rua do Príncipe, 156, Boa Vista.

''Serra é a volta ao passado'', ataca Ciro Gomes


Embalado pelas últimas pesquisas, o deputado e pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PSB-CE) tentou ontem abafar as especulações sobre racha na base aliada em 2010 e preferiu criticar o principal nome do PSDB na disputa, o governador paulista, José Serra. 'O meu único adversário neste momento se chama volta ao passado. E este passado se chama Serra. Ele foi ministro do Fernando Henrique Cardoso e eles construíram uma agenda perversa para o País', declarou Ciro, em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


O deputado frisou que a base governista deve se unir em defesa do lançamento de dois candidatos à Presidência e ressaltou que não está em antagonismo com o projeto político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


(Informações de O Estado de S.Paulo)

José Múcio e Eduardo já se deparam com a partilha dos votos

Após a confirmação do ministro José Múcio Monteiro (PTB/Relações Institucionais) no Tribunal de Contas da União (TCU), o impasse: quem herdará as bases do petebista? O disse-me-disse já começou. Na última quarta-feira, o ministro delegou a responsabilidade pela divisão do seu espólio ao governador Eduardo Campos (PSB), que ontem convocou o aliado para, juntos, realizarem a tarefa. “Múcio vai conversar com seus prefeitos. Depois vamos conversar e dividir juntos. Isso não é uma coisa mecânica, ninguém é ‘dono’ dos votos. Vamos ver com que deputados os prefeitos têm mais afinidade”, contemporizou Campos.

Uma dessas bases do ministro é o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PTB), que esquivou-se, ontem, de dizer em quem está inclinado a votar no ano que vem. “É cedo para dizer porque a eleição é em 2010. Mas, certamente, nós vamos escutar o partido e o governador Eduardo Campos. Quem ele indicar a gente vai ‘subir as ladeiras’ para pedir votos”, garantiu Lula Cabral, que também cogita a possibilidade de tentar mandato federal

.(Da Folha de Pernambuco)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Democratas visitam municípios da Zona da Mata e Região Metropolitana


Liderados pelo seu presidente estadual, Mendonça Filho, os Democratas vão às ruas este fim de semana, visitando os municípios de Sirinhaém e Barreiros nesta sexta-feira (25). No domingo (27), percorrem a Região Metropolitana do Recife, incluindo São Lourenço da Mata, realizando filiações e lançando pré-candidatos a deputado estadual em 2010.

Em Sirinhaém, será lançado o nome do ex-vereador Moisés Alves, conhecido como Éi. Em Barreiros o candidato é Mario do Resgate, e em São Lourenço, o Major Santana. Os encontros também se destinam a discutir temas de interesse dos moradores, como segurança pública, saúde e emprego.

O projeto Democratas nas Ruas já esteve no Sertão do São Francisco, Agreste, Sertão Central, Sertão do Moxotó, Zona da Mata Sul e agora na Região Metropolitana. O partido já tem 40 pré-candidatos a deputado estadual e 10 pré-candidatos a deputado federal.

Da Fonte controla Metrorec e indica novo superintendente

O deputado federal Eduardo da Fonte(PP-PE) negou agora há pouco tenha perdido o controle do Metrorec, fato que seria constatado a partir da saída do superintendente do órgão, Elias Manoel da Silva, ligado ao parlamentar. Eduardo diz que a modificação se deve a mudanças administrativas, já previamente acertadas com todas as partes envolvidas, e tanto é assim que ele indicou o novo superintendente, José Marques Lima, que atuava na CBTU, no Rio de Janeiro, e que tomará posse na próxima segunda-feira no Recife.

Maradona chega à Argentina em silêncio e sem brincos

Diego Maradona, técnico da seleção argentina, chegou nesta quinta-feira (24) à Argentina depois de 11 dias de descanso em um spa na Itália, onde ficou recluso para perder peso e o stress acumulado com as derrotas para Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

O treinador chegou em silêncio e sem os brincos de diamante, avaliados em 4.000 euros, que foram confiscados pela polícia italiana em virtude de uma dívida antiga que ele contraiu ainda enquanto jogador do Napoli. Na chegada, Maradona saiu do aeroporto sem dar declarações à imprensa.

Ainda nesta quinta-feira, Maradona convoca os jogadores da seleção argentina que enfrentarão Gana, no próximo dia, em Córdoba (ARG), em amistoso preparatório para os dois confrontos finais pelas Eliminatórias da Copa de 2010, contra o Peru, em Buenos Aires, e Uruguai, em Montevidéu.

A Associação de Futebol Argentino (AFA) informou que a lista de convocados para os dois duelos decisivos pelas Eliminatórias será anunciada na sexta-feira por Maradona. A Argentina ocupa a quinta posição do qualificatório sul-americano para o Mundial e precisa de uma vitória em casa, contra o Peru, para não chegar a Montevidéu com sério risco de não se classificar ao menos para a repescagem das Eliminatórias da Copa.

Prefeitura confirma 11 mortes em explosão em São Paulo

Pelo menos 11 pessoas morreram por conta da explosão de uma suposta fábrica clandestina de fogos de artifícios em Santo André, no ABC paulista, no começo desta tarde segundo confirmou a assessoria da prefeitura.

A explosão aconteceu na Rua Américo Guazeli, no bairro Silveiras atingindo cerca de 12 casas, quatro delas ficaram totalmente destruídas, de acordo com informações da Polícia.

Os bombeiros foram acionados às 12h45 e 12 viaturas já trabalham no local. As vítimas permanecem na área. Elas serão encaminhadas ao Hospital Municipal de Santo André, segundo os bombeiros.Militar.

Alencar retoma agenda de trabalho em Brasília

Brasília - O presidente da República em exercício, José Alencar, retornou a Brasília e despacha hoje (24) no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência. Desde que assumiu interinamente a presidência, na segunda-feira (21), com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, Alencar estava em São Paulo, em decorrência de tratamento médico.

Ele foi internado na última quinta-feira (17), no Hospital Sírio-Libanês, para uma transfusão de sangue por causa dos baixos níveis de hemoglobina, leucócitos e plaquetas. No sábado (19) recebeu alta, permaneceu na capital paulistas e ontem passou por sessão de quimioterapia em função de um câncer no abdômen.

Na agenda de hoje do presidente em exercício estão dois despachos internos. Em São Paulo, José Alencar trabalhou de casa e na segunda-feira (21) sancionou a lei que o obriga a execução semanal do Hino Nacional Brasileiro nas escolas de ensino fundamental.

Transtorno no primeiro dia da greve dos bancários

Quem precisou de algum serviço bancário nesta quinta-feira (24) foi pego de surpresa pela greve dos bancários. Agências em todo o país interromperam o atendimento aos clientes e cruzaram os braços por tempo indeterminado. Na agência da Caixa Econômica Federal, localizada do Cais do Apolo, cerca de 50 seguranças foram contratados como forma de impedir maiores manifestações dos grevistas.

A concentração da categoria começou por volta das 9h e apenas os caixas eletrônicos estavam disponíveis, todos os outros serviços foram suspensos. As principais reivindicações dos grevistas são reajuste salarial de 10%, participação dos lucros e resultados e valorização dos pisos ( portaria: R$ 1432, escriturário: R$ 2047, caixa: R$ 2763,45, primeiro comissionado: R$ 3477 e primeiro gerente: R$ 4605,73).

A paralisação surpreendeu muita gente, como foi o caso da gerente financeiro Maria José de Santana. Há aproximadamente dez dias ela deu entrada no pedido de FGTS. O depósito estava marcado para esta quinta-feira. “Eu ouvi dizer que uma greve havia começado hoje, mas achei como era um banco estatal, eles ima garantir um mínimo de funcionários para realizar os serviços essenciais. Acho um absurdo os clientes não poderem ser atendidos. Isso não é direito de greve”, reclamou.

A dona de casa Eliane Maria Santana também passou por situação parecida. Ela foi à agência hoje, dia marcado para receber o cartão do Programa Bolsa Família, mas sequer conseguiu entrar. “Vou tentar resolver o meu problema numa casa lotérica, mas acho muito difícil”, disse. No entanto, para o aposentado Levi Alves, a greve não chegou a afetar a rotina. “Só venho ao banco uma vez por mês para sacar o benefício, como os caixas eletrônicos estão funcionando normalmente, não vi problema nessa greve”.

De acordo com a secretária geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Melo, o primeiro dia está sendo avaliado como tranquilo. “Só vamos ter uma posição definitiva no final da tarde, mas acredito que vamos cumprir com nosso objetivo de paralisar quase 100% das agências públicas da Região Metropolitana do Recife”, conclui.

Famílias no Canal do Jordão recebem notificações extrajudiciais

A Secretaria das Cidades e da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) realiza, nesta quinta-feira (24), uma ação para entrega de notificações extrajudiciais a 317 famílias que residem às margens do Canal do Jordão, Zona Sul do Recife para deixarem o local. No canal, está sendo realizada uma obra do PAC, do Governo Federal, que prevê a revitalização e o revestimento do Canal.

Os moradores terão um prazo de cinco dias para aderirem ao auxílio-moradia. Mais de 700 famílias que possuem imóveis residenciais, comerciais e mistos, serão beneficiadas. Dessas, 512 receberão novas habitações e, por isso, devem aderir ao benefício que será pago até que a nova residência seja entregue. Com os demais moradores, será realizado um processo de negociação para indenização dos imóveis comerciais.

Aqueles que fizeram a adesão dentro do prazo estipulado pelo Governo terão que deixar suas casas após o recebimento da primeira parcela do auxílio-moradia. Caso a adesão não seja feita, os moradores receberão uma notificação judicial e, em seguida, deverão desocupar suas residências.
De acordo com o Governo de Pernambuco, a ação é necessária porque, sem a saída dessas famílias, o andamento das obras ficaria impossibilitado.

UFPE amplia prazo de inscrição no Vestibular para 1º de outubro

Os feras terão mais tempo para se inscrever no Vestibular 2010 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As inscrições, que terminariam nesta quinta-feira (24), vão até o dia 1º de outubro. A Comissão de Vestibular (Covest) ampliou o prazo devido à greve nacional dos bancários, deflagrada nesta quinta.

Enquanto durar a paralisação dos estabelecimentos bancários, os candidatos poderão pagar seus boletos nos caixas de auto-atendimento do Banco do Brasil ou via internet banking. A taxa de inscrição custa R$ 70 e o pagamento poderá ser feito até o dia 2.

A primeira fase do concurso será o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 e 4 de outubro. A segunda etapa acontecerá dias 20 e 21 de dezembro.

A UFPE vai oferecer 6.517 vagas. Há um acréscimo de 521 em relação ao ano passado. Três novos cursos estão sendo implantados, aumentando para 90 o número de graduações da instituição. As novidades são engenharia de materiais e sistemas de informação, no câmpus do Recife, e educação física, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata.

Este ano, apenas a UFPE realizará a segunda etapa do vestibular. As Universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Federal do Vale do São Francisco (Univasf) extinguiram o concurso e aproveitarão o Enem como processo seletivo. As inscrições para as vagas dessas duas instituições acontecerão em janeiro, após divulgação das notas do Enem.

Pesquisa: Eduardo já vê Ciro na disputa pela Presidência


O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deixou claro ontem em Brasília que o cenário atual aponta para uma candidatura presidencial do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). A análise é por conta da última pesquisa CNI/Ibope sobre a corrida pela presidência, onde Ciro aparece empatado com Dilma, ambos com 14%, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera com 34%.



“É muito cedo (para avaliar). O resultado da pesquisa é uma fotografia. Estamos muito distantes do processo eleitoral. (A amostragem) dá força (para Ciro). (...) Ele (Ciro) tem muito pulmão para ir (disputar o cargo). O presidente Lula está feliz (com esse resultado)”, afirmou, avaliando que a colocação dos governistas demonstra a fragilidade dos oposicionistas. “A oposição vem perdendo pontos nas pesquisas. Eles estão perdendo espaço”, asseverou.



Para Campos, a senadora Marina Silva (PV-AC), também aspirante ao Planalto, é uma legítima representante das forças que governam o País. Ele só tergiversou quando questionado a respeito do grupo político partidário a que ela está vinculada atualmente. “A Marina está mais próxima do nosso campo. Quem vota nela, vota pensando no governo atual. Quanto ao grupo dela, eu não sei...”, disse.

Jarbas: herança perversa de Lula será também no campo político


A crise no Congresso Nacional abrandou, perdeu espaço para as novas discussões sobre Reforma Eleitoral e Marco Regulatório do Pré-Sal, mas o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não abre mão de lembrar as máculas de corrupção existentes no Legislativo, sob as bênçãos, em sua opinião, do presidente Lula. Em sua última crítica ao sistema político brasileiro, Jarbas não só responsabilizou o petista pelos escândalos detectados no parlamento como previu que ele deixará “uma herança perversa ao Brasil no campo político”.


Entre os pecados de Lula que levam o peemedebista a essa conclusão, foram elencados: “O apoio à cultura da impunidade, incentivo à fragmentação partidária e a troca da ética pelos interesses meramente eleitorais”. Jarbas entrou nesse mérito, durante o Ciclo de Debates Republicanos, no Rio de Janeiro, promovido pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha).


Segundo o senador, o presidente da República preteriu a reforma do quadro político brasileiro em troca de apoio de “lideranças ultrapassadas, exatamente aqueles que havia apontado como 300 picaretas”. Jarbas considera que Lula, para justificar essas composições políticas supostamente comprometidas, diz que as faz em “nome da governabilidade”.


A queixa sobre a cumplicidade de partidos governistas com o enterro dos recentes escândalos do Congresso foi reforçada com o auxílio de um artigo do ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. Recorrendo ao texto, publicado na Folha de São Paulo, no último dia 13, Jarbas endossou: “A corrupção passou a ser condição da governabilidade. É essa a justificativa de dirigentes de partidos do governo para sua cumplicidade. A diferença do regime militar é uma só. Substituíram a violência e a tortura pela corrupção como suposta condição para ter segurança e governar”.



Escrito por Magno Martins, às 05h45

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Vandinho substitui Wilson contra o Santo André



O atacante Wilson está completamente descartado para o jogo do Sport contra o Santo André, no próximo domingo (27), na Ilha do Retiro. O jogador tem uma lesão muscular na virilha direita e deve ficar pelo menos uma semana fora das atividades. Com isso, Vandinho larga na frente para formar o ataque com Arce.
Wilson começou a sentir dores no treino técnico da terça. Deu apenas voltas ao redor do gramado e na manhã da quarta passou por um exame de ressonância magnética. Já neste dia, o técnico Péricles Chamusca já deixava Vandinho encaminhado para assumir o posto.
"Dos jogadores que estão na reserva hoje, Vandinho é o que vem apresentando melhor crescimento nos treinos, mostrando qualidade. Além disso, tem uma característica mais de área. É um jogador que pode trazer um contexto novo a nossa formação", ressaltou.
Nesta quarta, Chamusca comandou um trabalho técnico-tático em campo reduzido. De um lado, laterais, meis e atacantes considerados titulares: Moacir e Dutra; Hamilton, Andrade, Fininho e Luciano Henrique; Arce e Vandinho. A outra novidade ficou para o aproveitamento do lateral-esquerdo Fininho como terceiro volante.


No time considerado reserva, ele pôs a seguinte formação: Elder Granja, Igor, Durval, César, Isael, Jonas, Adriano Pimenta e Sandro Goiano. Os três zagueiros foram escalados para se assemelhar à escalação do Ramalhão.


Da equipe que treinou como titular, a presença de Fininho vai depender da condição de Fabiano. O jogador ainda se recupera de uma tendinite no tendão-de-aquiles do pé direito e deu apenas voltas ao redor do gramado. "Minha confiança em voltar é grande. Já conseguir correr e bater um pouco na bola. Mas vamos esperar a reação para amanhã", disse o jogador.


ZAGUEIRO - A última contraração do Leão para a reta final do Brasileiro foi um zagueiro. Leandro Freire de Araújo, conhecido apenas como Freire, deve se apresentar nesta quinta-feira. Ele tem 20 anos e estava no Paraná.



Do JC Online