domingo, 5 de dezembro de 2010

Site instável deixa feras temporariamente sem acesso a locais de provas

Do JC Online

Quase 41 mil feras fazem provas da segunda fase da UFPE neste domingo e segunda
Ilustração: JC Online Faltando poucas horas para começar o Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um dos mais esperados em Pernambuco, muitos feras só foram checar os locais de prova nos últimos momentos, deixando o site da Covest instável durante tarde e início da noite deste sábado (4). As provas da segunda fase da UFPE, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substituiu a primeira fase do vestibular, acontecem neste domingo (5) e segunda-feira (6).

Segundo informações da assessoria de imprensa da Covest, o grande acesso de usuários ao mesmo tempo provocou uma sobrecarga no sistema. Um dos diretores da comissão, Décio Fonseca, disse que a equipe de tecnologia já foi acionada e estuda a ampliação da banda da conexão para reverter o problema, o que pode acontecer em poucas horas. A dica é tentar entrar no site durante a madrugada. A impressão do local de prova e da inscrição só pode ser realizada através da página da Covest.

EXPECTATIVA - Este ano, 40.969 estudantes irão disputar as 6.365 vagas oferecidas, distribuídas em 101 cursos nos câmpus do Recife, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Caruaru, no Agreste. Assim como em 2009, os cursos de medicina e direito lideraram a concorrência no Recife. São, respectivamente, 29,9 e 17,2 candidatos por vaga. No interior, a procura aumentou em 11 das 14 graduações oferecidas nas unidades de Vitória e Caruaru.

A estudante do 3º ano do Colégio Motivo Marina Carvalho, de 17 anos, concorre a uma vaga de direito no Recife. "Considero o vestibular da UFPE como o mais importante. Estou me preparando desde o 1º ano, dedicando até cinco horas do dia para os estudos. Esta será a primeira vez que vou fazer prova, mas estou confiante", afirmou Marina.

No primeiro dia do vestibular, todos os estudantes farão a prova de português I. Como a Covest decidiu considerar a redação realizada no Enem 2010, que valerá oito pontos, os feras só precisarão responder as duas questões discursivas de português, cada uma delas valendo um ponto. Os feram também enfrentam no domingo uma das matérias específicas (história ou química - de acordo com o curso pretendido).

A segunda-feira (6) será dedicada às demais matérias específicas: geografia, matemática, física, língua estrangeira I, literatura, português II, teoria musical e geometria gráfica. As provas serão aplicadas em seis cidades: Recife, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, das 8h às 12h (horários do Recife). O fera deve chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência.

Os candidatos portadores de necessidades especiais terão direito a uma hora a mais para realizar as provas. Somente depois que todos esses feras terminarem seus testes é que os gabaritos serão divulgados no site da Covest (www.covest.com.br).

RESULTADO - De acordo com o calendário da Covest, a previsão é que o listão dos aprovados seja divulgado até o dia 31 de janeiro. Vale lembrar que a relação só deverá ser liberada pela Covest após a divulgação das médias do Enem pelo Ministério da Educação (MEC), prevista para o dia 15 de janeiro.

BÔNUS - O Vestibular da UFPE não possui cotas. Porém os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública municipal ou estadual do Brasil, independentemente do Estado, terão acréscimo de 10% na média do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O bônus de 10% na nota dos candidatos da UFPE foi instituído em 2005, mas valia apenas para feras interessados nos cursos do câmpus de Caruaru e que haviam estudado o ensino médio em escolas públicas ou privadas do Agreste do Estado. No ano seguinte, o benefício começou a valer para todos os vestibulandos oriundos de escolas públicas e candidatos a graduações do interior. Este ano, foi ampliado para qualquer estudante, independentemente do curso pleiteado e de onde ele mora.

Confira o Ranking dos 10 cursos mais concorridos:

1 - Medicina - 29,9
2 - Direito - 17,2
3 - Publicidade - 15,7
4 - Fisioterapia - 15
5 - Nutrição - 13,1
6 - Psicologia - 12
7 - Enfermagem - 11,4
8 - Jornalismo - 11,2
9 - Arquitetura - 9,6
10 - Administração - 9,3

Compartilhe essa notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário