sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Missa relembra o menino Jesus

Do Jornal do Commercio

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebra Missa de Natal às 19h desta sexta-feira (24) em frente ao Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, no Derby, área central do Recife. Com uma hora e meia de duração, a cerimônia recorda a história do nascimento do menino Jesus, considerado a luz do mundo. O capelão da PMPE, padre Renaldo Jacinto, auxiliará o arcebispo nesta noite.

Também chamada Missa do Galo, celebração surgiu em Roma no século 5.º e tradicionalmente era realizada à meia-noite do dia 24 de dezembro, véspera do Natal, com o sentido de procurar a luz em meio à escuridão. O nome vem da ave considerada símbolo de vigilância e fidelidade e que tem por hábito acordar cedo, com os primeiros raios de sol. Os tempos modernos levaram à antecipação do horário.

A programação tem início às 18h, com apresentação da Banda Musical da PMPE e dos corais dos alunos do Colégio da Polícia Militar e do Hospital Português. Após a missa, a Polícia Militar, organizadora do evento, homenageia os voluntários que participaram da arrecadação de donativos para os desabrigados das enchentes de junho e julho deste ano, na Zona da Mata Sul do Estado. A imprensa, que acompanhou o assunto de perto, também será homenageada. Pela primeira vez, a solenidade termina com show pirotécnico.

De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, as homenagens se repetem amanhã, no fim do culto evangélico marcado para as 18h, no mesmo local. O culto será conduzido pelo pastor da Assembleia de Deus do Recife, Ailton José Alves, com apresentação de cantores evangélicos.

Dom Fernando Saburido participa, amanhã, de outra celebração de Natal, desta vez acompanhado do padre Luciano Britto, da paróquia de Jardim São Paulo.[TEXTO] O Natal Solidário começa às 19h com missa na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, seguido de jantar na praça em frente ao templo, às 20h, para mil pessoas assistidas pela Pastoral Social. Quem quiser colaborar pode ligar para 3455-8767.

NOITE FELIZ - Nesta sexta, véspera do Natal, a comunidade católica tem por hábito cantar uma música antiga e melodiosa, chamada Noite Feliz. A canção faz parte do repertório de cantatas, missas e festas caseiras. O que pouca gente sabe é a origem da composição, criada no século 19.

Noite Feliz surgiu em 1818, com o padre José Mohr, na época vigário recém-nomeado da aldeia de Oberndorf, atual território da Áustria. “Era o primeiro Natal dele na paróquia e o órgão da igreja estava quebrado. Então, ele escreveu esse texto singelo, com apenas três estrofes, e pediu ao professor de música da aldeia, Francisco Xavier Gruber, uma melodia fácil de cantar”, conta frei Aloísio Fragoso, do Convento São Francisco de Olinda.

Na noite do Natal, o padre reuniu as crianças da paróquia para cantar a música na Igreja de São Nicolau. “Nem o padre nem o músico conheceram o grande sucesso da obra, nem receberam lucros pela composição”, comenta.

Padre Mohr, incompreendido e descartado pela Igreja, entregou-se ao álcool e morreu pouco tempo depois, e o nome de Gruber sumiu no anonimato, diz frei Aloísio. “Os autores nunca são lembrados. A maior glória deles foi compor uma canção de ninar para o menino Jesus. Assim, fundiram-se na imortalidade”, declara o religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário