sábado, 14 de agosto de 2010

Frio este ano causa a morte de pelo menos 250 crianças no Peru

As infecções respiratórias causadas pelo intenso frio provocaram a morte de 250 crianças menores de 5 anos no Peru de janeiro a julho deste ano, a maioria na região de Puno, no sul do país, segundo um reporte oficial divulgado neste sábado pela imprensa.

Segundo o ministro de Saúde peruano, Oscar Ugarte, foram reportadas 64 mortes de crianças por pneumonia em Puno, o que representa um quarto dos óbitos causados pela doença no país.

Nesse sentido, Ugarte anunciou que serão redobradas as ações de imunização contra a pneumonia e infecções respiratórias graves em Puno, uma região fronteiriça com a Bolívia que registrou temperaturas de até 20ºC negativos.

"Entre janeiro e junho foram aplicadas mais de 29 mil doses contra a pneumonia na região (de Puno)", informou Ugarte, em entrevista coletiva.

O Governo destinou este ano um orçamento de 480 milhões de sóis (US$ 171 milhões) para as vacinações em nível nacional, e o montante destinado a Puno foi de 4 milhões de sóis (US$ 1,4 milhões), conseguindo vacinar quatro mil crianças, segundo os números divulgados pelo ministro.

"Neste ano o frio foi mais intenso e, segundo o serviço de meteorologia, as baixas temperaturas vão se manter por mais um tempo, e temos certeza de que estas imunizações reduzirão o número de casos de pneumonias", acrescentou Ugarte.

Outras regiões com um alto número de mortes de crianças pelo frio foram a de Loreto (25), de Huánuco (24) e de Cuzco (19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário