A terra voltou a tremer em Pernambuco. Desde a noite desse domingo (18), o município de Belém de Maria, Zona da Mata Sul do Estado, registrou seis tremores.
Segundo o laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o primeiro e o mais forte deles ocorreu por volta das 8h40 desse domingo (18) e atingiu 2.8 na escala Richter. Depois um de 2.1 ocorreu às 3h49 desta segunda-feira (19) seguido de um de 1.7 às 4h29 e 1.9 às 7h22. Os últimos foram de 2.0 às 10h22 e de 1.9 às 10h32.
De acordo com o vice-coordenador do Laboratório Sismologia da UFRN, Aderson Nascimento, os abalos sísmicos dessas magnitudes são considerados fracos mas conseguem rachar paredes, balançar telhas e lustres. Ainda segundo ele, os tremores estão ocorrendo devido à movimentação das rochas cristalinas embaixo da terra que provocam uma vibração atingindo a superfície.
Dados do laboratório também mostraram que os tremores puderam ser sentidos em Cupira, Agreste de Pernambuco.
No mês passado, a terra também tremeu em Alagoinha, Agreste de Pernambuco, a 225 quilômetros do Recife. O município chegou a registrar mais de 60 tremores.
Jc online
Nenhum comentário:
Postar um comentário