quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PT quer Ciro na coordenação da campanha de Dilma

Sabendo que o PSB vai esticar a corda na negociação para a retirada do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) da disputa presidencial, o PT desenha uma saída honrosa para o parlamentar. A ideia é formar uma coordenação de campanha estrelada para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ter Ciro Gomes (PSB-CE) como um dos expoentes, informou o Correio Braziliense.

A estratégia da campanha seria dividida entre o ex-ministro de Lula e o deputado federal Antônio Palocci, numa forma de compensá-lo pela desistência da corrida ao Planalto. A oferta, que ainda não foi oficializada, evitaria forçar Ciro a concorrer ao governo de São Paulo. A disputa paulista era o desejo inicial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas já foi rejeitada pelo parlamentar do Ceará.

Na nova fórmula, manejada com cautela pelo PT, Ciro Gomes teria, além do poder de decisão, papel de catalisador de votos em regiões do Nordeste. Essa negociação é uma operação de xadrez, na visão de petistas. Todo o esforço é articulado para evitar vender a proposta como um Plano B ou uma barganha. Há um setor minoritário no PT que vê em Ciro o vice ideal de Dilma.


Escrito por Nivaldo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário