segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Honduras: Itamaraty envia missão diplomática para debater crise

O Itamaraty enviou missão diplomática a El Salvador, Guatemala e República Dominicana para discutir a crise em Honduras – que dura mais de seis meses. O objetivo é analisar a conjuntura política hondurenha a duas semanas da posse do presidente eleito, Porfírio “Pepe” Lobo, que assume o governo no próximo dia 27. O assunto deverá ser tema de uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA), informou a Agência Brasil.

O chefe da missão nos países vizinhos ao Brasil é o embaixador Gonçalo Moura, responsável pelo Departamento de América Central e Caribe do Ministério de Relações Exteriores.

Preliminarmente, observadores brasileiros avaliam que a situação política no país vizinho tende a se normalizar, mas consideram fundamental evitar que permaneça no país o clima de golpe de Estado, instaurado em 28 de junho de 2009 com a deposição de Manuel Zelaya. Uma das propostas em curso é a definição de uma posição comum de alguns países latino-americanos a ser encaminhada para a reunião da OEA.


Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário