quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Oposição rebate críticas do relator-geral do Orçamento

O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), concedeu entrevista nesta quarta-feira (6) para rebater as críticas do relator-geral do Orçamento da União, Geraldo Magela (PT-DF), sobre o eventual corte de verbas para a Copa do Mundo de 2014, que vai ocorrer no Brasil. O Orçamento para este ano é de R$ 1,8 trilhão e ainda deve ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias, informou o portal G1.

Na segunda-feira (4), Magela disse que a pressão da oposição em retirar da peça orçamentária as suas emendas teria provocado uma redução de R$ 1,8 bilhão na fatia de recursos previstos para inevstimentos na copa. O relator também afirmou que eventuais problemas na execução das obras para o evento seriam de responsabilidade de Caiado e do próprio DEM, que pressionaram pela retirada das emendas: “Estou dizendo agora com todas as letras. O DEM prejudicou muito a copa do mundo. O alvo era o meu relatório e não o Orçamento. O objetivo era fazer com que o governo não tivesse o Orçamento aprovado para esse ano.”

Classificando de “criminosas” as declarações de Magela, Caiado negou a redução de recursos para a copa e apresentou números do Orçamento aprovado no dia 22 dezembro de 2009 que demonstrariam o “uso eleitoreiro” da peça orçamentária por parte do relator. O líder do DEM acusou o petista de ter manipulado as emendas para benefício pessoal. Uma tabela apresentada por Caiado mostra que o Distrito Federal, reduto do relator, era um dos estados que mais receberiam recursos das emendas que foram cortadas.


Escrito por Magno Martins

Um comentário:

  1. O DEM parece ter encontrado um forma de "tá presente na fita". Não obstante, dificilmente conseguirá fazer que a retirada da peça orçamentária inviabilize a realização da copa do mundo de 2014 no Brasil. Quem viver verá, inclusive os resultados do "tiro no próprio pé" que está sendo feito pelo DEM.

    ResponderExcluir