terça-feira, 9 de março de 2010

Panfletagem marca manifestação de delegados de Pernambuco nesta 3ª

Cerca de 40 delegados participaram, no início da tarde desta terça-feira (9), de uma panfletagem na esquina da Rua da Aurora com a Princesa Isabel, no Bairro do Recife, em frente à Chefia de Polícia Civil. A manifestação teve início por volta das 12h, quando a categoria distribuiu entre a população uma carta aberta explicando suas principais reivindicações.

A ação de hoje marca o início das manifestações dos delegados que vão culminar com uma paralisação de 24h na próxima quinta-feira (11). Segundo a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco, a categoria não descarta a possibilidade de greve, caso as negociações com o Governo não prossigam.

"Pernambuco tem o pior salário de delegado do Brasil. Após o Pacto pela Vida, a carga horária para cumprir as metas estão desumanas", reclama o presidente da Adeppe, Arlindo Teixeira. Atualmente, um delegado recém-empossado ganha, em média, R$ 1.700.

» Confira a íntegra do documento distribuído nesta terça:

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

A ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO – ADEPPE, respeitosamente, dirige-se aos cidadãos e cidadãs para explicitar que:

a) A função do Delegado de Polícia, essencial para preservação da democracia, tem como pressuposto o bom atendimento aos cidadãos e cidadãs brasileiros e o cumprimento da lei e manutenção da ordem pública;

b) A ADEPPE, entidade representativa dos Delegados, desde sua fundação, sempre pautou pelo respeito às instituições, pela otimização da Segurança Pública e pela valorização da categoria, buscando fomentar mecanismos de aperfeiçoamento e melhoria das condições de trabalho;

c) A categoria de Delegados de Polícia, ao longo dos tempos e durante vários governos, vem sendo massacrada sistematicamente do ponto de vista político, econômico e financeiro. Nunca houve uma política pública governamental digna, que respeitasse a remuneração desses profissionais e que promovesse a sua valorização;

d) Os Delegados de Polícia depositaram plena confiança de que Pernambuco tomaria novos rumos quanto à economia, educação, saúde e a segurança da população, entre outras áreas, com o atual governo. Dessa forma, a categoria abraçou o PACTO PELA VIDA. Os resultados positivos surgiram naturalmente relacionados aos inesgotáveis esforços destes profissionais, que aguardam o devido reconhecimento;

e) Desde maio de 2009 a ADEPPE vem negociando com o Governo do Estado acerca da reestruturação da carreira. O principal objetivo dos Delegados de Pernambuco- que recebem hoje o pior salário do Nordeste- é ter reconhecida a sua importância, sendo devidamente reconhecidos; mas até o presente momento, não se chegou a um consenso por falta de manifestação governamental clara e objetiva;

f) Em 03 de março último, durante reunião de negociação, o Governo do Estado não apresentou novamente nenhuma apreciação em relação ao proposto pela ADEPPE, demonstrando indiferença no trato dessa importante questão.

Isso posto, colocamos que os Delegados de Polícia ressentem-se do impasse surgido e reforçam o movimento pela dignidade de sua carreira, que em última instância, reflete na segurança da população. O atendimento às propostas da ADEPPE será um reconhecimento do trabalho já executado em prol dos cidadãos e cidadãs de Pernambuco, que merecem um atendimento cada dia mais eficiente e eficaz.

É preciso novamente lembrar que os Delegados de Polícia estão entre os principais responsáveis da execução do Pacto pela Vida, ao qual esses profissionais têm dedicado um volume de trabalho que vai muito além de suas atribuições.

Certos do essencial apoio da população quanto ao movimento que busca o retorno positivo do Governo do Estado quanto às propostas apresentadas, reiteramos a disponibilidade da categoria em trabalhar pela segurança e a cidadania do povo de Pernambuco.


Do JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário