terça-feira, 23 de março de 2010

Missas, procissões e espetáculo na Semana Santa do Recife

Apesar de o Agreste pernambucano ser o forte do Estado no roteiro para a Semana Santa, a Capital também realiza uma série de atividades religiosas durante o feriado. De 28 de março a 4 de abril, o Recife conta com uma extensa programação de missas, celebrações eucarísticas, vigílias e procissões, além da encenação da Paixão de Cristo, no Marco Zero.

Um domingo antes da Páscoa, no dia 28 de março, acontece a procissão de Ramos de todas as paróquias do Recife, marcando o fim da Quaresma. Já na quinta-feira, dia 1º de abril, as igrejas celebram a missa do Lava Pés, uma alusão ao momento em que Jesus lavou os pés dos apóstolos na Última Ceia.

Todas as paróquias celebrarão, às 15h, da Sexta-feira da Paixão (2 de abril), a Paixão do Senhor Jesus e, na sequência, seguem em procissões pelas ruas do Recife. No dia 3 de abril, acontece a Missa da Vigília e Sábado de Aleluia durante a noite. Por fim, no domingo (4), a Missa da Ressurreição. De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, "todas as igrejas e basílicas ficam abertas para visitação durante o período da Semana Santa".

A 14ª edição da Paixão de Todos acontecerá entre os dias 31 de março e 4 de abril, sempre às 20h, gratuitamente, no Marco Zero, Bairro do Recife. Serão nove palcos distribuídos por toda a extensão da praça, contando com 100 atores e 300 figurantes.

IGREJAS - A Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, foi construída em 1667, pela Ordem Carmelita. Ao lado de Santo Antônio, Nossa Senhora do Carmo é a co-padroeira do Recife desde 1908. O visitante também pode conhecer o Convento Franciscano de Santo Antônio, que reúne as igrejas de Santo Antônio e de São Francisco, o Museu Franciscano de Arte Sacra e a Capela Dourada. No Bairro do Recife, também tem a Igreja Madre de Deus, cuja fachada possui arenito dos arrecifes.


Do JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário