quarta-feira, 31 de março de 2010

Marina visita terra natal de Lula e se emociona

Em visita nesta quarta-feira (31) a Garanhuns, a 230 quilômetros de Recife, no agreste pernambucano, terra natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora e pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, disse ter ficado muito emocionada. "Aqui nasceu o menino Lula, aqui ele já chorou, mamou e virou presidente da República", afirmou em discurso no Colégio Presbiteriano XV de Novembro, onde plantou uma das 110 mudas de plantas nativas em comemoração aos 110 anos do estabelecimento. Marina plantou uma muda de pau Brasil, informou o portal G1.

Depois, em entrevista coletiva, ela, que faz sua primeira incursão no Nordeste na condição de pré-candidata do partido, afirmou não ter uma estratégia diferente na terra do presidente, onde a popularidade dele e da sua candidata, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, são fortes. Alegou que seu discurso será o mesmo em todas as regiões brasileiras. A emoção de estar em Garanhuns é natural, segundo ela, para alguém que passou 30 anos ao lado de Lula, a quem tem afeto. "Sou professora de História, chego na cidade que o homem nasceu, fico emocionada."

A senadora se reuniu com lideranças locais do PV e no início da noite vai assistir à encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém no município de Brejo da Madre de Deus, também no agreste pernambucano.


Escrito por Magno Martins

Em discurso de despedida, Serra vai utilizar poesias

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), concluiu na madrugada desta quarta-feira o seu discurso de despedida, programada para esta tarde no Palácio dos Bandeirantes. O tucano deixará o governo para disputar a Presidência da República, informou a Folha Online.

No discurso, ele recorre até a poesia para reforçar a ideia de que está na vida pública para melhorar a vida das pessoas.

Disposto a se contrapor ao discurso de Dilma, repleto de números, Serra exaltará a qualidade de vida e o respeito ao cidadão como meta de um homem público.

Ele lembrará sua trajetória, iniciada no bairro operário da Mooca, culminando com uma cena da vistoria do Rodoanel, ontem, quando foi chamado pelos operários da obra para uma fotografia ao lado do muro que exibe o nome de todos os trabalhadores. Daí, recitará Vinicius de Moraes.

Adepto do lema "Fazer Acontecer", Serra investe na imagem do político que empreende em favor dos menos favorecidos.


Escrito por Magno Martins

Celpe monta esquema especial para a Semana Santa

Durante a Semana Santa, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) preparou um esquema especial para garantir o fornecimento de energia elétrica. Em Fazenda Nova, a 180 km do Recife, um dos municípios mais visitados nesta época do ano, quatro transformadores extras foram instalados, além disso, uma unidade móvel composta por um engenheiro coordenador e seis profissionais estarão de prontidão para atender as ocorrências. O teatro de Nova Jerusalém também contará com uma equipe.

A Paixão de Cristo no Recife, que é encenada na Praça do Marco Zero, também terá técnicos de prontidão das 18h a meia noite diariamente, entre os dias 31 de março e 4 de abril. Em Gravatá, no Agreste do Estado, a rede que supre a cidade foi reforçada. Onze transformadores permanentes e mais três em caráter provisório foram instalados no município.

No Cabo de Santo Agostinho, em Itapuama, Enseada dos Corais e Gaibu, equipes ficarão de prontidão das 8h às 18h e também de sobreaviso durante a madrugada.

Em Porto de Galinhas, um dos dos destinos mais procurados do Litoral Sul, técnicos ficarão 24 horas equipados para a troca de postes e transformadores.

O esquema da Celpe contará com 640 profissionais para o atendimento a população. A companhia também informa que será dada uma atenção especial para iluminação pública principalmente às margens das rodovias.


Do JC Online

Militares se unem para reivindicar reajuste salarial

Os militares de Pernambuco resolveram, na tarde desta quarta-feira (31), se unir para reivindicar reajuste salarial ao Governo do Estado. A proposta de união feita pelo coronel João de Moura, presidente da União dos Militares, foi aceita pelo presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Renílson Bezerra. Agora, a União dos Militares, a ACS-PE, a Associação dos Subtenentes e Sargentos e a Associação dos Militares Reformados vão formar uma comissão para tentar se reunir com o Governo na próxima segunda-feira (4).

Antes da parceria, Renílson se mostrou bastante insatisfeito com o quantitativo de cabos e soldados presentes na reunião realizada na tarde desta quarta. "Nosso objetivo era parar, mas houve retaliação do comando e por isso vieram poucas pessoas. O quantitativo foi insuficiente para a votação", reclamou o presidente. Pouco mais de cem militares participaram do ato realizado na Avenida Cruz Cabugá, na área central do Recife.

Na manhã desta quarta, os manifestantes foram recebidos pelo novo secretário de administração, José Neto, a quem entregaram uma pauta de reivindicações que não inclui apenas a questão salarial.

Por conta do período eleitoral, hoje seria o último dia em que o Governo poderia aprovar aumento, mas o presidente da ACS-PE disse que teve informações de que o aumento poderá ser votado até o próximo dia 6.


Do JC Online

Dez governadores devem deixar o cargo até sábado

A aproximação do prazo final de desincompatibilização eleitoral, no Sábado de Aleluia, provocará esta semana a troca de comando em pelo menos dez Estados. Com vistas às eleições de outubro, anunciaram que deixarão os cargos os governadores do Mato Grosso Amazonas, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Goiás, Amapá e Piauí. Santa Catarina já está de governo novo. Na quinta-feira, assumiu o vice-governador Leonel Pavan (PSDB) no lugar do então governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

A Lei Eleitoral exige que ocupantes de cargos no Executivo se afastem do posto para concorrer a um mandato diferente do que exercem atualmente. A obrigação visa garantir uma disputa justa entre os candidatos, muito embora não enquadre na regra os postulantes à reeleição.

A debandada dos governadores começa hoje, quando saem do cargo Blairo Maggi (PR), do Mato Grosso; Eduardo Braga (PMDB), do Amazonas; Wilma de Faria (PSB), do Rio Grande do Norte, e Aécio Neves (PSDB), de Minas Gerais. Amanhã é a vez de Roberto Requião (PMDB), do Paraná, e Ivo Cassol (PP), de Rondônia. Na Sexta-Feira Santa, José Serra (PSDB) deixa o governo paulista. Em Goiás, o governador Alcides Rodrigues (PP) deixará o governo no último dia. O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), desincompatibiliza-se até a data máxima prevista, no sábado. Góes concorre ao Senado. No Piauí, o governador Wellington Dias (PT) deixará o governo sexta-feira para concorrer ao Senado.

O Senado é o sonho comum da maioria dos futuros ex-governadores. Com exceção de Serra, presidenciável do PSDB, de Aécio, que foi cotado para ser vice na chapa de Serra, e de Requião, que poderia ser lançado candidato à Presidência pela ala do PMDB à qual pertence, todos os outros têm destino certo: ser candidato à Casa, que troca dois terços dos legisladores nesta eleição.

Mesmo preterido dos planos do PMDB, Requião, do Paraná, pretende pôr o nome à disposição da sigla para a corrida presidencial. O peemedebista sabe, contudo, que não reúne apoio suficiente para tanto. Diante da provável aliança em torno da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, Requião deixou o caminho aberto para uma candidatura ao Senado. O peemedebista apoia ao governo do Estado o nome de seu vice, Orlando Pessuti (PMDB), em troca da garantia de uma das duas vagas ao Senado na coligação capitaneada pelo vice.

Em 13 Estados haverá disputa pela reeleição. Pelo PMDB, cinco governadores tentarão a recondução ao cargo: André Puccinelli, no Mato Grosso do Sul; Sérgio Cabral Filho, no Rio; Roseana Sarney, no Maranhão; Carlos Henrique Gaguin, no Tocantins, e José Maranhão, na Paraíba.

Pelo PT, tentam a reeleição Ana Júlia Carepa, no Pará; Marcelo Déda, em Sergipe, e Jaques Wagner, na Bahia. Entre os tucanos, concorrerão Teotônio Vilela Filho, em Alagoas; José de Anchieta, em Roraima, e Yeda Crusius, no Rio Grande do Sul. No PSB, Cid Gomes tenta recondução ao governo do Ceará e Eduardo Campos, ao de Pernambuco.

FORA DA DISPUTA - No Acre, Binho Marques (PT) não será candidato à reeleição nem a outro cargo e completa o mandato no final de 2010.

No Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) está no segundo mandato e não disputará cargos. O peemedebista abriu mão da disputa ao Senado em troca do apoio do PT e do PDT a Ricardo Ferraço (PMDB) vice de Hartung e candidato do governador à sucessão no Estado.


Fonte: Agência Estado

sexta-feira, 26 de março de 2010

Divulgado resultado da primeira etapa do polêmico concurso da PM

Mesmo com toda a polêmica em cima do concurso da Polícia Militar, realizado no dia 22 de novembro do ano passado, foi divulgado na tarde desta sexta-feira (25) o resultado final da primeira etapa da seleção.

O dia da realização das provas objetivas foi marcado por denúncias de fraudes. No início de dezembro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Governo do Estado a suspensão por 90 dias do concurso. Porém, após investigar as denúncias de possível fraude no certame, concluiu que o processo seletivo não foi prejudicado.

Os aprovados e convocados devem agora entrar no site da UPEnet para saber como proceder para a segunda etapa do concurso, um curso de formação de soldado.

Na primeira etapa, os candidatos tiveram que realizar Exame de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório; Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório; Exames Médicos, de caráter eliminatório; Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório.


Do JC Online

Bandidos aproveitam engarrafamento para realizar assaltos durante protesto no Pina

O protesto que parou a Zona Sul do Recife por três horas, durante a tarde e o início da noite desta quinta-feira (25), na Avenida Herculano Bandeira, deixou os motoristas à mercê de bandidos. Na delegacia de plantão de Boa Viagem, pelo menos três pessoas registraram queixa por assalto e afirmaram ter presenciado uma série de outras investidas criminosas.

Os motoristas abordados tentaram evitar o tráfego parado cortando caminho por dentro da comunidade do Bode, ao invés de utilizar o desvio feito pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) pela Avenida Antônio de Goés. A rota alternativa, acabou custando aos mais apressados a perda de dinheiro, celulares e outros objetos pessoais.

Além dos assaltos, a manifestação deixou saldo de duas pessoas feridas. Por volta das 19h, após várias tentativas de negociação, o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPchoque) foi acionado e, com um efetivo de 28 homens, entrou em confronto com os responsáveis pelo protesto. Os moradores da comunidade do Bode, que desde às 16h interditaram a Avenida Herculano Bandeira por conta da prisão de uma mulher acusada de tráfico de drogas, foram retirados a tiros de bala de borracha.

José Ferreira, de 57 anos, e o Policial Militar Mário Luciano da Silva, de idade não informada, acabaram atingidos pelos disparos. Revoltada, a população revidou, arremessando pedras e pedaços de madeira. Por volta das 19h30, o BPChoque conseguiu retirar todas as pessoas para que o Corpo de Bombeiros pudesse desobstriuir a via e normalizar o trânsito. Apesar da grande confusão e violência ninguém chegou a ser preso.

O protesto ocorreu em frente à igreja do Pina e provocou um engarrafamento de vários quilômetros até a Avenida Agamenon Magalhães. Com a interdição da Herculano Bandeira, o tráfego de veículos foi desviado para a Avenida Antônio de Góes, que teve três das seis faixas invertidas para o fluxo de veículos.


Do JC Online

Investimentos em novos estaleiros e fábrica chegam a R$ 1 bilhão e podem gerar 15 mil empregos

Os 3 Protocolos de Intenções que foram assinados no início da tarde desta sexta-feira (26), juntos, vão trazer ao Estado mais de R$ 1 bilhão em investimentos. No Palácio do Campo das Princesas, onde assinou os documentos, o governador Eduardo Campos demonstrou otimismo: "Pernambuco retomou seu futuro". A construção da primeira fábrica de vidros planos do Nordeste, em Goiana, Zona da Mata de Pernambuco, e 2 estaleiros no Porto de Suape, juntos, criarão 6.570 empregos diretos e 8.700 indiretos, nas contas dos empresários e do governo.

ESTALEIROS - Segundo o secretário de desenvolvimento econômico, Fernando Bezerra Coelho, o anúncio dos dois estaleiros vai fazer "o dia de hoje ser lembrado como aquele em que se consolidou o maior polo naval do Brasil".

O grupo coreano STX Europe espera construir em até três anos uma unidade de construção de embarcações, com investimentos de $350 milhões de dólares e gerar 1,2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos. A multinacional conta com 15 estaleiros pelo mundo e atua nas áreas de construção de embarcações, maquinarias e projetos navais. É a 4ª do mundo em número de encomendas de navios.

O outro estaleiro vai ser construído pelo grupo português MPG Shipyards, que vai produzir equipamentos para navios e projetos eólicos, que incluem, segundo, Carlos Costa, diretor-geral de estaleiro da MPG, "plataformas de produção de energia eólica de última geração". Os portugueses investirão US$ 140 milhões e esperam produzir 1.2 mil novos empregos diretos e 6 mil indiretos.

Eduardo Campos afirmou que Suape vai ser um porto que vai ajudar o desenvolvimento do Brasil inteiro e "fazer florescer a indústria naval brasileira". Com esses dois empreendimentos, serão seis os estaleiros previstos para operar em Suape.

FÁBRICA - A Companhia Brasileira de Vidros Planos - CBVP - vai ser construída por R$ 330 milhões, injetados pelo Grupo Cornélio Brennand. O empreendimento será localizado em Goiana. Espera-se que sua construção gere 400 empregos, e sua operação cerca de 370 novos empregos diretos e mais de 1,5 mil indiretos.

A CBVP projeta um faturamento de R$ 300 milhões/ano, e terá como principal cliente a indústria da construção civil, podendo produzir, ainda, para o setor automobilístico. A produção estará destinada a atender preferencialmente os mercados das regiões Nordeste e Norte e suprir parte da demanda de alguns estados do Centro-Oeste e Sudeste.

“A empresa será implantada em um momento bastante favorável para a construção civil no país, com perspectivas de continuidade de forte crescimento ao longo dos próximos anos e a escolha por Pernambuco se deveu a sua localização estratégica em relação aos outros estados da região”, enfatiza Paulo Drummond, Diretor Executivo da CBVP. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e os incentivos fiscais do Governo do Estado, através do Prodepe, foram fundamentais para a decisão.

O projeto contará com uma área construída de 80 mil metros quadrados e capacidade instalada anual de 260 mil toneladas, o equivalente a 30 milhões de metros quadrados de vidros planos por ano. O governador Eduardo Campos afirmou que é "uma planta que vai ajudar a construção civil de Pernambuco e, pelo seu tamanho, vai ajudar o Nordeste inteiro".


Do JC Online

terça-feira, 23 de março de 2010

O perigo anda de ônibus e sem cinto de segurança

O cinto de segurança, equipamento que comprovadamente salva vidas, não tem sua utilização exigida no trânsito brasileiro como deveria. O transporte público, responsável por transportar mais da metade da população no País, não é obrigado a oferecer o equipamento aos passageiros.

A legislação fecha os olhos aos benefícios que o acessório proporciona e desobriga o seu uso pelos passageiros. A exceção são os coletivos que operam linhas interestaduais. O fato de o cinto reduzir em mais de 90% as chances de morte no banco dianteiro e em 80% no assento traseiro ainda é pouco para mudar o pensamento dos legisladores brasileiros. Sem a obrigação legal e a consequente multa no caso de descumprimento, a população evita o uso em sua grande maioria.

A legislação desobriga o transporte público a usar o cinto quando permite que passageiros sejam transportados em pé, o que aumenta ainda mais o risco de ferimentos em caso de acidentes. O critério não leva em conta se o veículo trafega numa estrada, por exemplo.

O fato de o cinto reduzir em mais de 90% as chances de morte no banco dianteiro e em 80% no assento traseiro ainda é pouco para mudar o pensamento dos legisladores brasileiros.


A resolução 14/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apenas determina, no seu Artigo 2º, inciso IV, que o cinto de segurança deixa de ser obrigatório quando: 1) para os passageiros, nos ônibus e microônibus produzidos até 1º de janeiro de 1999; 2) até 1º de janeiro de 1999, para o condutor e tripulantes, nos ônibus e microônibus; 3) para os veículos destinados ao transporte de passageiros, em percurso que seja permitido viajar em pé.

É aí que está o problema. Os Estados costumam assinar decretos autorizando as linhas intermunicipais a transportarem passageiros em pé de acordo com o percurso de cada uma. Ao liberarem a pessoa em pé, eles automaticamente isentam a operadora a cobrar o uso do cinto e, até, a possuir o equipamento nos veículos.

Na prática, o que acontece, pelo menos em Pernambuco, é o seguinte: se você viajar de ônibus do Recife ao município de Petrolina, a 800 quilômetros da capital, no Sertão pernambucano, não precisa usar cinto. Mas, se a viagem for do Recife para João Pessoa, numa distância de 120 quilômetros, o uso do equipamento é obrigatório. Vejam o absurdo.

O Decreto Estadual de número 22.616 de 2000, que regulamenta as viagens intermunicipais, atesta esse equívoco. Determina que as linhas com até 35 km de percurso podem levar 30 pessoas em pé; com até 80 km, são 25 em pé; até 150 km, são 20; até 250 km são 18; e acima 250 km, podem levar 5 pessoas em pé nos veículos.

Apenas as linhas interestaduais não permitem o transporte de passageiros em pé e, consequentemente, são obrigadas a oferecer os cintos nos veículos e os passageiros, a utilizá-los.

FISCALIZAÇÃO É FALHA

Para aumentar ainda mais a indiferença da lei ao cinto de segurança, a fiscalização do uso do equipamento é praticamente inexistente. Nos ônibus de viagem, tanto intermunicipais quanto interestaduais, é fato que raramente eles são parados nas estradas. Quando isso acontece, é verificado apenas os documentos do veículo e do condutor. No caso das linhas interestaduais, dificilmente um agente de trânsito entra no veículo para conferir o uso do cinto. A própria Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável por fiscalizar as linhas interestaduais, reconhece isso. Assessor de comunicação da instituição, o inspetor Éder Rommel lembra que as pessoas têm a ilusão de que estão protegidas num coletivo. Mas é o oposto. “O espaço nos ônibus é maior, os passageiros ficam mais soltos. No caso de uma batida, queda ou capotamento, por exemplo, as pessoas são lançadas de um lado para o outro. No carro, o espaço é menor”, alerta.

ACIDENTES


O número de acidentes envolvendo ônibus e, consequentemente, seus passageiros sem cinto, são bem menores do que com carros, é claro, até porque a frota é infinitamente menor. Mas há muitos registros e geralmente eles deixam estrago. Nas estradas, a PRF registrou 315 acidentes em 2008, que deixaram 225 feridos e 34 mortos. Em 2009, foram 232 acidentes, com 114 feridos e 28 mortos. No sistema urbano, totalmente liberado do uso do cinto de segurança até porque transporta mais gente em pé do que sentada, o perigo também existe. Na semana passada, um coletivo perdeu o controle depois de fazer uma curva na BR-101 Norte, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, deixando mais de dez pessoas feridas. Muitas poderiam ter saído ilesas se usassem cinto. Números do Grande Recife Consórcio de Transporte mostram que os ônibus são, sim, vulneráveis aos acidentes de trânsito: em média, acontecem mais de dois mil acidentes por ano, que deixam dezenas de feridos. Em 2008, foram 2.375 acidentes, com 238 feridos. Em 2009, 2.179 colisões, que deixaram 270 pessoas machucadas.

SEQUELAS


Para o médico ortopedista Jáder Wanderley, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Regional-PE - grande defensora do cinto de segurança -, é errado permitir que passageiros andem em pé nos ônibus. Todos deveriam estar sentados, com cinto de segurança. “Nas estradas, principalmente. O certo era que nos coletivos urbanos também, mas, se não é possível, pela demanda de passageiros, que pelo menos nos veículos que trafeguem nas estradas o uso do equipamento deveria ser obrigatório. É comum as pessoas darem entrada nas urgências médicas com fraturas e contusões nos membros inferiores, especialmente tornozelo e fêmur, provocadas por acidentes em coletivos. Se o uso do cinto fosse obrigado, acredito que haveria uma sensível redução desses casos”, defendeu.


Jc online

Pernambuco é primeiro Estado a recuperar prédios-caixão

Cerca de seis mil famílias da Região Metropolitana do Recife voltam a ter segurança e o conforto de suas casas. O governador Eduardo Campos assinou ontem o Termo de Cooperação Técnica para a recuperação de 340 prédios-caixão já interditados ou que apresentam alto risco de desabamento. Pernambuco é primeiro Estado a organizar um grande projeto de recuperação dos prédios de alvenaria resistente. Investimento será de R$ 370,6 milhões.


A verba é fruto da ação articulada entre a Secretaria Estadual das Cidades, a União e os cinco municípios envolvidos: Camaragibe, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Recife. Dos recursos, R$ 297,2 milhões são do Governo Federal, R$ 32 milhões do Estado, R$ 37,9 milhões dos municípios envolvidos e R$ 3,5 milhões da Caixa Econômica Federal - CEF. O montante estará disponível no Fundo de Desenvolvimento Social - FDS, operacionalizado pela CEF.

Cabe ao Estado fazer os laudos, contratar os projetos e executar as obras. Para Eduardo, esse é um passo concreto que põe fim ao “ciclo vicioso” de dispersão e inicia um “ciclo virtuoso” para “ir junto do problema e resolvê-lo”. “Nós fizemos os laudos e vimos pelos relatos os 340 prédios que estão em situação mais grave ou altíssima. Outras 35 mil habitações estão em situação de risco alto, médio e baixo. Temos cinco projetos-piloto que já começaram as obras e outros vão começar à medida que os projetos de engenharia fiquem prontos. Foram 20 milhões investidos só nessa primeira etapa”, afirmou.

O Governador também lembrou que entre os anos de 1994 e 2002, vários desabamentos de prédios-caixão vitimaram mais de uma dezena de pernambucanos e que tragédias como estas não devem mais acontecer: “É em nome dessas vítimas que estamos aqui reunidos. Para que outras pessoas não chorem a perda dos seus familiares”, disse.

Reparos - Atualmente, existem 127 unidades habitacionais interditadas no Recife, 54 em Olinda, 28 em Jaboatão dos Guararapes e outras 15 em Paulista. Outros 215 prédios apresentam alto risco de desabamento. Os reparos devem começar por Olinda e as famílias que precisarem ser desalojadas para as reformas vão receber um auxílio-moradia no valor de R$ 500,00. “É um problema metropolitano, econômico, social e político. É um resultado de um terremoto sem os abalos sísmicos”, discursou o prefeito do Recife, João da Costa, representando os demais gestores municipais.



Governo está “no caminho certo” diz superintendente da Caixa


“O nosso prazo é de curto prazo, ainda mais por estarmos no ano de eleição, onde temos uma série de limitações para o repasse de verba federal. Nossa determinação é que as famílias tenham as suas casas de volta o mais rápido possível”, garantiu o secretário das Cidades, Humberto Costa, lembrando ainda dos demais custos com a infraestrutura, como saneamento.

Entre 1992 e 2004, ocorreram 12 acidentes em edificações de alvenaria resistente, sendo cinco deles com desabamento total e deixando o saldo negativo de 12 vítimas fatais. Os laudos técnicos do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) apontaram razões diversas, como: falhas de projeto, degradação dos blocos cerâmicos ou de concreto, erros construtivos, mau uso dos materiais e materiais de qualidade questionável.

“Esse é um gravíssimo problema social da nossa região, uma calamidade pública. Estamos no caminho certo de encontrar as soluções alternativas para esse empreendimento”, disse o superintendente regional da CEF, Pedro Santiago.

Cadoca espera grande votação em Arcoverde fazendo dobradinha com Júlio Cavalcanti

O deputado federal Cadoca (PSC) esteve em Arcoverde neste final de semana para assistir ao lançamento do “Plano de Obras” do município junto com o prefeito Zeca Cavalcanti e o deputado federal e pré-candidato a senador Armando Monteiro Neto (PTB) e saiu convencido de que terá uma grande votação naquela cidade.

Em 2006, o candidato a federal de Zeca foi Inocêncio Oliveira. Posteriormente o prefeito deixou o PR e se filiou ao PTB com o compromisso de apoiar Armando Monteiro para a Câmara Federal ou o candidato que ele indicasse.

Como Armando é pré-candidato ao Senado, liberou o prefeito para apoiar Cadoca, que em 2007 rompeu com o senador Jarbas Vasconcelos, deixou o PMDB, filiou-se ao PSC para disputar a prefeitura do Recife e hoje é o presidente do partido no Estado.

Cadoca fará dobradinha em Arcoverde com Júlio Cavalcanti, que é irmão do prefeito e tem amplíssimas chances de se eleger deputado estadual.


Fonte: Blog do Inaldo

Jarbas só anuncia em abril se disputará ou não o governo estadual

O senador Jarbas Vasconcelos está sendo coerente com o que disse dezenas de vezes em 2009: que só tomaria uma decisão sobre se será ou não candidato ao governo do Estado depois do carnaval.

O carnaval já passou, vem aí a Semana Santa mas ele se encontra dentro do prazo: “depois do carnaval”.

Na madrugada desta quarta-feira, o senador viajará para a Tailândia para representar o Congresso numa reunião da União Parlamentar. E só voltará ao Brasil no início de abril. Depois que Serra se lançar candidato a presidente, no dia 10, é que irá decidir o que fazer.

O colunista João Alberto (“Diario de Pernambuco”), que é muito amigo do senador, afirma em sua coluna de hoje que se Jarbas abdicar da candidatura o nome das oposições é o deputado federal Bruno Araújo (PSDB).


Fonte: Blog do Inaldo

Diretora do Ibope sugere a Sérgio Guerra que não invente de comparar o governo Lula com o de FHC

O senador e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, desembarcou ontem em Brasília de astral elevado. Disse que o partido se orgulha do governo realizado por FHC e não teme eventual comparação do governo dele com o do presidente Lula.

Quase na mesma hora, a jornalista global Cristiana Lobo mediava um debate em SP sobre eleições com os diretores das principais empresas de pesquisa do Brasil.

Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, declarou o seguinte: “Dilma tem produto para mostrar: a economia. Serra não tem. Hoje, a tendência é mais pró Dilma”.

Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, consideram cedo arriscar um prognóstico sobre o resultado do pleito. Mas, em privado, segundo o “Estadão” de hoje, a mulher do Ibope afirmou que o vento está mais para Dilma do que para Serra porque ela está crescendo e ele caindo.

Além disso, acrescentou, o eleitor está satisfeito com o governo Lula e dá sinais de que quer a sua continuidade. Depois, sem saber da afirmação que Sérgio Gu...


Fonte: Inaldo

Missas, procissões e espetáculo na Semana Santa do Recife

Apesar de o Agreste pernambucano ser o forte do Estado no roteiro para a Semana Santa, a Capital também realiza uma série de atividades religiosas durante o feriado. De 28 de março a 4 de abril, o Recife conta com uma extensa programação de missas, celebrações eucarísticas, vigílias e procissões, além da encenação da Paixão de Cristo, no Marco Zero.

Um domingo antes da Páscoa, no dia 28 de março, acontece a procissão de Ramos de todas as paróquias do Recife, marcando o fim da Quaresma. Já na quinta-feira, dia 1º de abril, as igrejas celebram a missa do Lava Pés, uma alusão ao momento em que Jesus lavou os pés dos apóstolos na Última Ceia.

Todas as paróquias celebrarão, às 15h, da Sexta-feira da Paixão (2 de abril), a Paixão do Senhor Jesus e, na sequência, seguem em procissões pelas ruas do Recife. No dia 3 de abril, acontece a Missa da Vigília e Sábado de Aleluia durante a noite. Por fim, no domingo (4), a Missa da Ressurreição. De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, "todas as igrejas e basílicas ficam abertas para visitação durante o período da Semana Santa".

A 14ª edição da Paixão de Todos acontecerá entre os dias 31 de março e 4 de abril, sempre às 20h, gratuitamente, no Marco Zero, Bairro do Recife. Serão nove palcos distribuídos por toda a extensão da praça, contando com 100 atores e 300 figurantes.

IGREJAS - A Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, foi construída em 1667, pela Ordem Carmelita. Ao lado de Santo Antônio, Nossa Senhora do Carmo é a co-padroeira do Recife desde 1908. O visitante também pode conhecer o Convento Franciscano de Santo Antônio, que reúne as igrejas de Santo Antônio e de São Francisco, o Museu Franciscano de Arte Sacra e a Capela Dourada. No Bairro do Recife, também tem a Igreja Madre de Deus, cuja fachada possui arenito dos arrecifes.


Do JC Online

Santa tem quatro desfalques para jogo com o Porto

O dia seguinte à convincente vitória sobre o Náutico por 4x2 não foi de tantas comemorações para o Santa Cruz. Isso porque o departamento médico do clube do Arruda está lotado e a escalação bastante comprometida não apenas para o compromisso da próxima quarta-feira (24), diante do Porto, mas também para o clássico contra o Sport, no próximo domingo (28), na Ilha do Retiro.

Nada menos do que quatro jogadores que atuaram no Clássico das Emoções são ausências confirmadas, seja por contusões ou questões disciplinares (suspensões). No time dos machucados estão o zagueiro Leandro Cardoso e o meia Jackson. O primeiro sofreu uma lesão de dois centímetros no músculo posterior da coxa direita. O segundo teve uma contusão um pouco menor - um centímetro - na face anterior da coxa esquerda.

Entre os suspensos estão o lateral-esquerdo Édson Miolo e o atacante Brasão. Ambos foram expulsos contra o Náutico. Esse "elenco" de desfalques também poderia receber o lateral-direito Baiano. Porém, como sua contusão é considerada mais leve - uma pancada no joelho direito - será observado no treino desta terça.

O lugar de Leandro Cardoso deve ficar com Luiz Eduardo que já o substituiu durante o clássico. Para o posto de Miolo, o candidato é Jefferson. No meio, Serginho ou Marcelinho podem ir no posto de Jackson. Já o ataque deve ser formado por Joelson e Souza.

O médico Wilton Bezerra reconheceu a preocupação quanto ao aproveitamento de Jackson no domingo. "É um jogador que tem uma certa idade e causa alguma preocupação. Mas na sexta-feira vamos fazer uma reavaliação", explicou.

Independente da formação, os jogadores estão conscientes de que quem entrar em campo vai ter uma ótima oportunidade de mostrar porque está no elenco. O volante Leo acredita que os jogadores que não vêm sendo relacionados vão mostrar seu valor. "É o momento deles. Estão se preparando e tenho certeza que vão dar sequência ao trabalho que estamos desenvolvendo e manter a boa fase", apontou.

PENDURADOS - Além dos contundidos, o time coral terá que administrar outra situação no jogo com o Gavião. Quantro jogadores que estarão em campo estão pendurados com dois cartões amarelos: a dupla de zaga Alysson e Luiz Eduardo e os dois volantes, Leo e Goiano. Se um deles for advertido não joga o Clássico das Multidões.


Do JC Online

segunda-feira, 22 de março de 2010

Sem Aécio, DEM articula ocupar a vice na chapa de Serra

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), confirmou ontem que o partido apontará um candidato a vice-presidente para a chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, José Serra, caso o governador de Minas, Aécio Neves, não aceite a tarefa.

"Se Aécio Neves for o candidato a vice, não haverá qualquer discussão da parte do DEM. Mas acho pouco provável que isso vá acontecer porque o próprio governador tem dito que não será o vice. Nesse caso, não tenham dúvidas que o DEM aprovará um nome para vice na sua convenção, em junho", avisa.

"O PSDB tem 66 deputados. O DEM tem 65. Ou seja, os tempos de propaganda eleitoral dos dois partidos são praticamente idênticos. Sem o tempo do DEM, a campanha não se viabiliza. Não vejo como essa parceria não seja feita sem que o posto de vice seja discutido diretamente com o DEM", diz.(Informações do portal Estadão)


Escrito por Magno Martins

Defesa de Arruda recorre hoje contra decisão do TRE

A defesa do governador cassado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), vai recorrer nesta segunda-feira contra a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) local, que determinou a perda do mandato do ex-democrata por desfiliação partidária.

Os advogados podem recorrer no próprio TRE ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A advogada Luciana Lóssio, que defende Arruda, disse na semana passada que a decisão do tribunal foi "temerária" e causou "perplexidade" no meio jurídico. Para advogada, ficou claro que Arruda deixou o DEM porque foi era uma pessoa não grata no partido.

"Foi uma decisão que causou perplexidade em qualquer advogado que atua na Justiça Eleitoral. Foi uma decisão temerária. Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral cassou um mandato considerando que um político foi infiel ao partido porque pediu a desfiliação que vinha sendo solicitada por vários membros do partido, inclusive, o presidente do partido. Com todo respeito, não houve infidelidade, essa é uma questão lógica não é nem jurídica", disse. Informou a Folha Online.


Escrito por Magno Martins

"The Times" comenta possível ida de Lula para Onu

Reportagem publicada neste final de semana pelo jornal britânico “The Times” afirma que o presidente Lula “estaria de olho na sucessão de Ban Ki-moon no cargo de secretário-geral da ONU”. Segundo o diário, a ideia teria sido sugerida pela primeira vez pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, durante a reunião do G20, em Pittsburgh, em setembro. A reportagem observa ainda que a possibilidade já vem sendo discutido pela imprensa brasileira, com sugestões de que Lula, após deixar o cargo de presidente, buscará apoio para ocupar a vaga de Ki-moon, informou o site Cláudio Humberto.


Escrito por Magno Martins

Casal Nardoni aguarda julgamento em celas separadas

Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni, acusados de matar a menina Isabela Nardoni, de 5 anos, em março de 2008, foram colocados em celas separadas na ala da carceragem do Fórum de Santana, no bairro Limão, na zona norte de São Paulo, onde aguardarão o início do julgamento previsto para as 13 horas de hoje. Policiais que fizeram a escolta do casal desde as penitenciárias de Tremembé, no interior de São Paulo, até o fórum, acompanham os acusados.

O casal Nardoni chegou ao Fórum de Santana às 8h24 desta segunda-feira (22). Os veículos que participaram do transporte deles entraram por uma base militar, localizada ao lado do prédio. O julgamento deve durar de quatro a cinco dias. Em caso de condenação, dificilmente os réus terão o direito de recorrer em liberdade. Se forem absolvidos, o juiz Maurício Fossen terá de emitir um alvará de soltura ao término da sessão.

O julgamento começará com o sorteio dos jurados. Sete pessoas serão escolhidas entre um grupo de 40 indivíduos pré-selecionados pela Justiça. Defesa e acusação podem recusar, cada uma, até três pessoas sorteadas. Depois deste processo, serão ouvidas as testemunhas. Primeiro as de acusação (seis) e depois as da defesa (20) - três deles coincidem com as de acusação, daí o total de 23. A maioria é formada por policiais, peritos e médicos-legislas que aturam no caso. Por fim, os réus serão interrogados.

Concluída a fase dos depoimentos, será a vez dos debates entre a acusação e a defesa. Cada um terá o direito de falar por duas horas e meia. Se a promotoria quiser, poderá usar mais duas horas para réplica, o que automaticamente dará direito à defesa de usar o mesmo tempo para tréplica. Terminado o debate, os jurados serão questionados pelo juiz se têm condição de julgar o caso e se querem alguma explicação. Se o júri responder que sim, todos passarão à sala secreta e decidirão o destino do casal.


Fonte: Agência Estado

Santa Cruz vence o Náutico por 4x2 e agora é vice-líder

O Santa Cruz jogou para longe um tabu e deu o troco no Náutico ao vencer o Timbu por 4x2 neste domingo, no Arruda, no encerramento da 16ª rodada do Campeonato Pernambucano. Com o resultado, o Tricolor se manteve no G4, assumindo a vice-liderança, com 29 pontos, e encerrou quase dois anos sem vencer um clássico, ao mesmo tempo em que se vingou da derrota sofrida no primeiro encontro com o Náutico nesta temporada, em janeiro, quando perdeu por 2x1, na quinta rodada.

Com o encerramento da 16ª rodada, o Náutico caiu para a quarta posição, com 28 pontos - mesma pontuação da Cabense, que derrotou ontem o Vitória e que está à frente na quantidade de vitórias (9x8). A liderança é do Sport, de forma isolada, com 38 pontos.

VÍDEOS»

Nome do clássico, Brasão jura que não faz marketing » Jackson destaca a tranquilidade do Santa Cruz: ''Não nos abalamos com o empate''» Presidente do Náutico reclama da arbitragem» "A gente conseguiu fazer o mais difícil", diz técnico do Náutico

A partida começou com o Santa Cruz pressionando. Logo aos 3 minutos, Édson Miolo chutou de longe, mas sem oferecer perigo. Aos 8 minutos, teve início a série de impedimentos assinalados pela arbitragem - afora esse lance com Jáckson, a arbitragem parou pelo menos mais três jogadas na etapa.

A pressão tricolor continuou ao longo do primeiro tempo, ora com Miolo, ora com Brasão, além de Joélson - aos 29, ele obrigou Gustavo a uma fazer uma bela defesa. Do lado do Náutico, Derley e Carlinhos Bala apareceram mais à frente de mudar o placar, porém sem grande perigo à defesa coral.

Édson Miolo, que já havia tentado abrir o marcador em duas outras cobranças de falta - aos 11, a bola ficou na barreira e aos 22, bateu no travessão -, atingiu a meta. Aos 43, numa cobrança de falta, ele inaugurou o placar ao fazer 1x0 para o Santa Cruz. Um ano atrás, o lateral foi o autor de dois dos três gols do Náutico sobre o Santa Cruz, no Clássico das Emoções do Pernambucano 2009.

No primeiro tempo deste domingo, o Santa Cruz foi obrigado a fazer duas mudanças. Contundidos, Baiano e Leandro Cardoso deixaram o jogo, sendo substituídos, respectivamente, por Wellington e Luiz Eduardo.

Para o segundo tempo, as equpes voltaram sem mudança. E o Náutico, mesmo sem alterações, começou disposto a mudar o resultado. Logo ao primeiro minuto, Zé Carlos tentou o gol, mas chutou fraco, com facilidade para a defesa de Tutti, que, na sequência, pegou chute de Hamilton, aos 5 minutos, e de bola parada aos 7 e 8 minutos.

Aos 10 minutos, Zé Carlos mandou rasteiro para Carlinhos Bala balançar a rede - o juiz, porém, invalidou o gol. Aos 13, numa bola cruzada, Bala teve uma boa chance de empatar, mas a zaga tricolor afastou.

Porém no futebol a máxima de quem não faz leva valeu e, aos 17, Brasão, encobrindo o goleiro, marcou o segundo gol do Santa Cruz.

Aos 38 minutos, o Náutico diminuiu o placar. De cobrança de falta, Zé carlos lançou e Ígor, de cabeça, marcou o primeiro do Timbu. Dois minutos depois, Zé Carlos, em novo lançamento pela esquerda, Derley empatou para o Náutico: 2x2.

Mas os alvirrubros tiveram pouco tempo para comemorar. Exatamente um minuto depois, Brasão marcou o segundo dele e o terceiro do Santa: 3x2. Logo em seguida, o atacante foi expulso, ao receber o segundo amarelo por tirar a camisa na comemoração.

Mesmo com um homem a menos, o Santa marcou o quarto gol nos acréscimos - aos 46, Jackson fez 4x2.

Na 17ª rodada, quarta (24), o Santa Cruz recebe o Porto no Arruda, às 19h. Duas horas depois, às 21h, o Náutico, também em casa, nos Aflitos, joga com o Araripina.

Ficha do jogo:

Santa Cruz: Tutti; Baiano (Wellington), Leandro Cardoso (Luiz Eduardo), Alysson e Edson Miolo; Goiano, Leo, Jackson e Elvis; Brasão e Joélson. Técnico: Dado Cavalcanti.

Náutico: Gustavo; Daniel, Ediglê, Igor e Rafael Foster (Rodrigo Dantas); Hamilton, Gomes, Derley e Zé Carlos; Bruno Meneghel (Geilson) e Carlinhos Bala. Técnico: Alexandre Gallo.

Gols: Édson Miolo - 42min (1T), Brasão - 17min (2T) e 41min (2T) e Jakcson - 46min (2T), pelo Santa Cruz. Ígor - 39min (2T) e Derley - 40min (2T), pelo Náutico.
Cartões vermelhos: Brasão - 42min (2T) e Édson Miolo - 48min (2T), pelo Santa Cruz. Carlinhos Bala - 48min (2T), pelo Náutico.
Cartões amarelos: Igor - 41min (1T), pelo Náutico. Brasão - 12min (2T), Alysson - 22min (2T) e Goiano - 37min (2T), pelo Santa Cruz.
Público total: 28.556
Renda: R$ 158.965.
Árbitro: Nielson Nogueira Dias.
Assistentes: Erich Bandeira e Jossemmar Diniz.
Local: Arruda.


Fonte: Jc online

sexta-feira, 19 de março de 2010

Governo cancela 86 mil benefícios do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS) informou nesta sexta-feira (19) que foram cancelados 86.963 benefícios do Programa Bolsa Família por problemas de falta de preenchimento de informações no Cadastro Único. Desde janeiro deste ano, 820,3 mil famílias tiveram o benefício suspenso.

Esse foi o terceiro cancelamento em 2010. Em janeiro, 23,5 mil famílias tiveram o benefício cancelado por baixa frequência escolar das crianças e em fevereiro 709,9 mil, por falta de atualização cadastral. Alunos de até 15 anos devem ter no mínimo 85% de frequência nas aulas. Os jovens entre 16 e 17 anos devem ter frequência de 75%.

Para evitar a perda do benefício, a população atendida precisa cumprir as condicionalidades nas áreas de educação e saúde e manter o cadastro atualizado.

O MDS informa que as famílias que tiveram os benefícios cancelados ainda têm a chance de reverter a situação. Para isso, os beneficiários devem atualizar os dados na prefeitura de seu município que verificará a possibilidade de reinclusão no programa.

Neste mês, o pagamento do Bolsa Família será realizado entre os dias 18 e 31, nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal em todo o país. Cerca de R$ 1,1 bilhão são transferidos por mês a cerca de 12,4 milhões de famílias. Os benefícios variam de R$ 22 a R$ 200, de acordo com o perfil econômico e o número de integrantes da família. O critério para ser atendido pelo programa é renda mensal per capita de até R$ 140.


Fonte: Agência Brasil

No dia de seu aniversário, Serra diz pela 1ª vez que é candidato à Presidência pelo PSDB

O governador de São Paulo, José Serra, disse em entrevista a um programa de TV nesta sexta-feira que é o candidato do PSDB à Presidência da República, de acordo com a assessoria de imprensa de Serra.

É a primeira vez que Serra se apresenta como candidato.

O anúncio oficial da candidatura do tucano está previsto para 10 de abril em Brasília. Antes disso, Serra precisa se desincompatibilizar do cargo de governador, cujo prazo limite é 3 de abril. Há expectativa de que ele se afaste de suas funções no Executivo um dia antes.


Fonte: Blog do Jamildo
O goleiro Glédson, do Náutico, está fora do clássico contra o Santa Cruz, no domingo. O atleta foi afastado para tratar dores no joelho esquerdo que sente desde novembro. Trata-se de um ferimento na cartilagem na rótula, que às vezes doía mais, outra menos, mas não o impedia de jogar.

A decisão, no entanto, também considera o aspecto técnico. Com uma queda de rendimento visível nos últimos jogos, o clube, numa decisão conjunta entre departamento médico e comissão técnica, optou por colocá-lo para tratar essa lesão, que não poderia ser curada com o atleta jogado.

A princípio, sabe-se que o goleiro passará por um tratamento intensivo que durará no mínimo três semanas. Exames serão feitos no inícios da próxima semana para avaliar qual o quadro atual da lesão. A possibilidade de cirurgia não está descartada.

GUSTAVO TITULAR — O goleiro titular será Gustavo, que curiosamente defendeu o Santa Cruz em 2009. Outra curiosidade é que Glédson estreou pelo Náutico num clássico, em 2009, contra o Sport. Depois desse jogo agarrou a titularidade. Até hoje.


Fonte: Blog do Torcedor

Arruda deixa hospital e volta para a Superintendência da PF


O governador cassado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, já deixou o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e retornou à Superintendência da Polícia Federal (PF), onde continuará preso. Arruda estava internado desde essa quinta (18) pela manhã, quando foi submetido a um cateterismo para desobstrução de uma das artérias do coração.

Boletim médico divulgado ontem à tarde pelo hospital informa que um exame identificou uma obstrução parcial em uma das artérias do coração de Arruda. Também foi verificado outro problema, de grau discreto, na ventriculografia, exame que permite avaliar a força da contração das paredes do coração.

O ex-governador está preso desde o dia 11 de fevereiro, na Superintendência da PF. Ele é acusado de subornar uma testemunhas do inquérito em andamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apurar denúncias de um suposto esquema de corrupção que envolve autoridades do governo do Distrito Federal, deputados distritais e empresários.

Ontem o ministro do STJ Fernando Gonçalves negou pedido de prisão hospitalar apresentado pela defesa de Arruda. Para o ministro, o laudo médico encaminhado pelos advogados não comprova a necessidade de prisão hospitalar.


Fonte: Agência Brasil

Detran ameaça entrar em greve

Desde quinta (18), funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) deram início a uma operação-padrão no atendimento à população nas unidades do órgão. A expectativa da categoria, que reivindica melhores salários e benefícios, é que na segunda-feira seja aprovada em assembleia a greve por tempo indeterminado. A operação-padrão continua nesta sexta-feira (19). Pelo menos ontem, a população não sentiu grandes prejuízos e na maioria dos postos do órgão o atendimento estava tranquilo. Na unidade do Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, área central do Recife, os funcionários trabalharam normalmente.

Este ano, os funcionários do Detran-PE começaram a mobilização salarial antecipadamente, para evitar as limitações impostas pelas eleições de outubro, que obriga o poder público a conceder qualquer reajuste aos servidores até o dia 3 de abril. Mas as reivindicações são praticamente as mesmas de 2009. “No ano passado, o governo do Estado nos enrolou e ainda descontou os 19 dias que paramos, numa greve que em nenhum momento foi decretada ilegal pela Justiça. Disse que em outubro iria discutir a gratificação de trânsito para os servidores, extinta desde 2007, e não cumpriu a promessa”, criticou o presidente da Associação dos Servidores do Detran-PE, Fernando Coelho.

Além da gratificação de 70%, a categoria quer a devolução dos dias descontados e a promoção por tempo de serviço, que pode variar de 2% a 10% sobre o salário-base. “Mas o Estado só ofereceu 5% e isso não aceitamos. O Detran tem superávit financeiro, mas o governo não quer gastar com os profissionais do órgão. Quer utilizar em outras áreas da administração. Pelo orçamento deste ano, deveria gastar R$ 58 milhões com a folha de pessoal, mas quer gastar R$ 46 milhões, deixando de investir R$ 12 milhões”, revelou Coelho.

Segundo o sindicalista, a previsão é que o Detran arrecade R$ 199 milhões este ano, dinheiro que daria suficientemente para dar um reajuste superior aos 5% oferecidos pelo governo. “A arrecadação só aumenta, principalmente depois da lei seca. O superávit deste ano será superior a R$ 30 milhões, o que daria para oferecer um reajuste maior para a gente.”

Presidente do Detran-PE, Manoel Marinho confirmou a existência de superávit, mas explicou que a utilização do dinheiro é decidida pelo governo. “Se o governador entende que deve ser aplicado em áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança, ele usa. Eu não posso intervir. A prioridade é dada pelo governo, não por mim”, afirmou Marinho, ressaltando que o governador já ofereceu um aumento de 5% para toda a categoria.


Jc online

PCdoB prepara festa em grande estilo de apoio à Dilma Rousseff

Em entrevista para a Rádio Vermelho, o secretário nacional de Formação e Propaganda do PCdoB Adalberto Monteiro comentou como estão os preparativos para o Ato do dia 8 de abril, onde o partido irá manifestar seu apoio à pré-candidata Dilma Rousseff. "Nós temos a confirmação das presenças de Leci Brandão, Martinho da Vila, Netinho de Paula e do cantor Jorge Mautner nesta que será uma grande festa democrática" destacou Monteiro.

O ato vai contar com a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, acusada pelos opositores de promover campanha antecipada ao lado do presidente Lula. Segundo Monteiro, o partido vislumbra a continuidade do Governo Lula através da ministra. "Teremos uma eleição plebiscitária com dois campos. Um campo é da forças democráticas lideradas peloa presidente Lula. Um outro (José Serra-PSDB) é representado por aqueles que na década de 90 levaram o Brasil à estagnação e à crise", disse.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Cerro Porteño x Timão: ‘guerra’ anunciada no estádio Defensores del Chaco

Paraguaios e brasileiros se enfrentam pela terceira rodada da Libertadores. Anfitriões prometem jogo pesado para cima das estrelas alvinegras

O estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, recebeu esse nome em 1974 como homenagem aos soldados que lutaram na guerra do Chaco, contra a Bolívia. E é nesse clima de “guerra” que o Cerro Porteño espera o Corinthians nesta quarta-feira, às 21h50m, pelo Grupo 1 da Taça Libertadores da América.

- Se for necessário e eu tiver que dar pontapés em Roberto Carlos, eu vou dar, porque são pontos importantes em disputa – declarou o volante Jorge Brítez à rádio 780 AM.

Lanterna da chave, com apenas um ponto, El Ciclón, como é conhecido no Paraguai, precisa desesperadamente da vitória para manter chances de classificação às oitavas de final. O cenário para o Corinthians, por outro lado, é mais confortável. A equipe brasileira lidera o Grupo 1 com quatro pontos em duas partidas.

É por essa tranquilidade que o lateral-esquerdo Roberto Carlos, alvo dos paraguaios, dá uma resposta às ameaças e uma dica aos companheiros.

- Nós não nos preocupamos muito com o ambiente. Se eles têm o pensamento de ganhar, a primeira preocupação é jogar futebol. Não adianta violência ou agressão. Não podemos entrar na catimba. Vamos jogar o nosso futebol brasileiro de sempre, com inteligência e alegria, que o resultado vai aparecer – falou o lateral-esquerdo.

Corinthians e Cerro Porteño se enfrentaram apenas duas vezes na história. Ambas pela primeira fase da edição de 1999 da Libertadores. No Pacaembu, o Timão aplicou uma goleada de 8 a 2, com cinco gols de Fernando Baiano, atualmente nos Emirados Árabes. Na volta, em Assunção, o Cerro se vingou, mas venceu “apenas” por 3 a 0.

Timão com dúvidas, Cerro definido


O ponto obtido fora de casa contra o Independiente Medellín-COL deve fazer Mano Menezes repetir a formação que foi a campo em Bogotá. Pior para o atacante Dentinho. O jogador, artilheiro do Timão na temporada, com cinco gols, deve perder a vaga de titular, obtida na vitória por 2 a 1 sobre o Santo André, pelo Paulistão. Danilo, poupado no Estadual, é o maior candidato a ficar com o posto.

Na lateral direita, o treinador alvinegro indicou que usará o volante Marcelo Mattos improvisado novamente. O titular Alessandro está recuperado de um problema muscular na coxa direita, mas, por precaução, não foi relacionado. Moacir, reserva imediato, é considerado muito ofensivo para marcar a principal opção de ataque do Cerro, o ex-flamenguista César Ramírez, que cairá pelo setor.

- Não sei se vamos jogar com Jorge, Dentinho e Ronaldo no início ou optar por um homem no meio, sendo Danilo ou Tcheco. Precisamos ter um jogador a mais no setor para equilibrar a parte numérica e fazer a diferença na parte individual. O Moacir fez um bom jogo contra o Santo André. Nosso adversário tem um jogador bastante ofensivo por ali, que é o Ramírez. Vamos tentar levar isso em consideração também – explicou o comandante Mano Menezes.

Para derrubar o favoritismo dos corintianos, o técnico argentino do Cerro Porteño, Pedro Troglio, conta com os gols do atacante César “El Tigre” Ramírez, que defendeu o Flamengo entre 2005 e 2006, marcando 11 gols em 32 jogos. Ele é o principal ídolo da torcida. O elenco conta também com o meia Júlio dos Santos, ex-Atlético-PR.

Apesar de jogarem em casa, os paraguaios vão a campo com uma formação mais cautelosa, com três volantes. Os marcadores Jorge Brítez e Jorge Nuñez voltam à equipe depois de cumprirem suspensão pela confusão na partida contra o Fluminense, pela Copa Sul-Americana do ano passado.


Fonte: G1

CVV seleciona voluntários em Pernambuco

Vagas para advogado, arquiteto, administrador, dona de casa, aposentado, estudante e quem mais se interessar. A única exigência é ser maior de 18 anos. O pagamento não é feito em dinheiro, mas o aprendizado é válido para a vida toda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) está com inscrições abertas para voluntários dispostos a reservar um pouco do seu tempo para ouvir: "Ah, eu queria sumir"; "Se eu pudesse eu desaparecia"; "Tô pensando em me matar".

"Muita gente não se sente à vontade para conversar com amigos e familiares porque nem todo mundo sabe ouvir sem julgar, sem fazer críticas. Nós tentamos respeitar as pessoas e por isso elas se sentem mais acolhidas. É o tipo de trabalho em que, na maioria das vezes, a gente não tem uma segunda chance. Você tem que acertar de primeira", explica Karina Soares, coordenadora de divulgação do CVV-PE e monitora do curso de seleção de voluntários. A administradora é uma das voluntárias da instituição há três anos. Toda semana ela reserva quatro horas e meia do seu tempo vago, após o expediente do trabalho, para conversar com pessoas que se sentem propensas ou determinadas a praticarem suicídio.

O atendimento telefônico funciona 24 horas, enquanto o atendimento pessoal é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da instituição, localizada na Avenia Manoel Borba, n° 99, sala 102, Boa Vista, Centro do Recife. Os candidatos a voluntários precisam passar por nove aulas, durante dois meses e meio. Durante o curso, os monitores identificam quem tem perfil para ser voluntário. Cada um escolhe o horário em que pode participar do plantão, mas também é necessário ter disponibilidade para participar dos cursos oferecidos pelo CVV e das reuniões de grupo.

Neste mês, o CVV completou 48 anos de existência no Brasil. Em Pernambuco, a institução, que não tem vínculo religioso, começou a funcionar em 1983. Atualmente, o CVV-PE conta apenas com 39 voluntários, número bastante inferior ao necessário para atender a demanda. Desse total, 30 são plantonistas.

A próxima turma de voluntários já começa a ser avaliada e treinada neste sábado (20), das 14h às 17h, na Rua Fernandes Vieira, nº 190, Boa Vista. Quem se inscrever após o dia 20 vai ser convocado para participar da seleção assim que tover início um novo curso.

Confira alguns trechos da entrevista com Karina Soares, coordenadora de divulgação do CVV-PE, para entender um pouco do trabalho dos voluntários:

Qual o perfil das pessoas que procuram ajuda no CVV? Qual a média de ligações?
Ligam crianças, adultos e idosos, homens e mulheres; tem de tudo. Nós não temos como traçar um perfil com dados exatos porque não anotamos nada sobre quem liga para assegurar o sigilo. Por dia, temos uma média de 100 a 120 ligações.

Normalmente as pessoas ligam quando já estão quase no ato ou costumam ligar antes de chegar a esse ponto?Alguns ligam no meio do ato, o que é bem mais difícil de reverter. Mas isso é mais raro. No caso dos idosos, por exemplo, o mais comum é ligarem pessoas cujos familiares não têm muita paciência para ouvir. Nesses casos o problema está mais ligado à solidão, abandono por parte dos filhos, que muitas vezes não sabem lidar com a velhice. Um dia atendi uma criança pedindo que ajudasse a mãe dela, que havia sido demitida. Ela disse que viu o telefone do CVV na televisão e perguntou se eu não podia falar com ela pra ajudá-la.

Há muitos casos de trote?
Às vezes tem trote, mas mesmo nesses casos a gente não trata como trote porque se a pessoa escolheu passar um trote para um centro desses é porque também deve estar precisando de ajuda. No mínimo, as pessoas que ligam estão precisando de companhia.

De que forma vocês ajudam?
O trabalho da gente não é psicoterapia, simplesmente damos apoio emocional. A gente não dá a saída, mas faz com que a pessoa fique mais calma e reflita. Não podemos dar conselho, não podemos ter uma solução. Vai que eu dou um conselho, a pessoa segue e dá errado! Nosso trabalho é baseado na tendência atualizante do ser humano - todo mundo tende a crescer, você tem potencial para achar a solução para os seus problemas, não sou eu que estou de fora que vou achar.

Depois de ouvir tantos problemas, vocês não saem abatidos ao final do plantão?
Não saio abatida, muito pelo contrário. A sensação é de que você é capaz de fazer a diferença entre a vida e a morte. Mas claro que precisamos estar bem para poder atender. Pra gente, é um crescimento pessoal tremendo. você aprende a aceitar as pessoas como elas são.

Como vocês não anotam o nome e o telefone de quem liga, como vocês sabem se a pessoa realmente ficou bem após a conversa e desistiu de chegar as vias de fato?
Realmente não tem como ter um retorno. Às vezes nos perguntamos: será que ajudei? Será que não ajudei? No curso de seleção, a gente se prepara para lidar com essa questão de não ter retorno. Algumas vezes, a pessoa liga chorando, desesperada e, no final da ligação, já diz que está melhor e nos agradece. Outros ligam depois para agradecer, para dizer que ficaram bem depois da conversa. A gente trabalha para não esperar retorno, para ter a consciência do dever cumprido.

E que perfil vocês buscam nos candidatos a voluntários?
Nosso crivo é muito forte. Mesmo estando precisando de mais voluntários, nós fazemos um filtro grande em relação ao perfil. A pessoa tem que ser discreta, não pode ser alguém que vai ouvir o relato e vai reproduzir, já que a questão do sigilo pra gente é muito séria. Nós mantemos em sigilo não só o nome de quem liga, como também a identidade dos voluntários. A triagem já é feita no curso de seleção de voluntários. Ao longo das nove aulas a gente vai identificando quem tem perfil pra ser voluntário.

CVV-PE
Endereço: Avenia Manoel Borba, n° 99, sala 102, Boa Vista, Centro do Recife.
Telefone: (81) 3421-7311/141
E-mail: recife@cvv.org.br.
Site: www.cvv.org.br

Do JC Online



Moradores de Pernambuco acham que tremores são sinais do fim do mundo

Fenômenos também são atribuídos ao aquecimento global.
Alguns acreditam que abalos são castigos de Deus.
Sem conhecimento de informações técnicas sobre as causas dos tremores que desde o início de março atingem o interior de Pernambuco, moradores das regiões afetadas criaram várias teorias para justificar os abalos. Entre as explicações estão desde castigo divino até consequências do aquecimento global.

Considerado um discípulo do Mestre Vitalino, o artesão Elias Francisco dos Santos, de 85 anos, acredita que os tremores que sentiu em sua casa, no Bairro Alto do Moura, em Caruaru (PE), são sinais de que o fim do mundo está próximo. “Já li vários livros que contam que o planeta vai ter terremotos, nações lutando contra nações, pais matando filhos e outras barbaridades. Não é isso que estamos vendo acontecer hoje?”.

Para Santos, tudo naturalmente tem um fim. E o mundo não escapa dessa lógica. “Tudo que os livros antigos falam está acontecendo agora. Basta pararmos de pensar que somos o centro do universo e prestarmos atenção”, afirma.

Luciana Rossetto O aposentado Ramon Siqueira não pensa em sair de São Caitano, apesar dos tremores (Foto: Luciana Rossetto) Em Alagoinha (PE), cidade em que os moradores dizem sentir abalos quase diários, também vivem pessoas que acreditam no fim dos tempos.

“Nós não podemos ter medo do que Deus reservou para a gente. Temos que nos conformar, porque é uma consequência da vida”, diz a aposentada Maria da Glória Pereira, de 50 anos.

Já a aposentada Maria Tereza Cavalcante, de 60 anos, garante que as enchentes que atingiram o Nordeste no ano passado e os terremotos em Pernambuco e em vários países, como Chile e Haiti, são sinais claros de que o mundo vai acabar. “No fim, vamos ter também maremotos e furacões. Deus sabe o que está fazendo. Só não acho que o mundo vai acabar em 2012, como todo mundo está dizendo.”

Luciana Rossetto/G1 As aposentadas Severina (esq.) e Maria Tereza (dir.) vivem em Alagoinha, um dos municípios atingidos por tremores (Foto: Luciana Rossetto/G1) Amiga de Maria Tereza, a também aposentada Severina Pereira de Carvalho, de 70 anos, acredita que o fato de estar em uma igreja quando sentiu um dos tremores foi um sinal. Ela diz não saber o que esse sinal quer dizer, mas não tem dúvidas de que é importante. “Eu ouvi um barulho, mas pensei que fosse um trovão. Depois, senti a vibração dos bancos e vi as pessoas se levantando. Nessa hora, vi que era uma coisa séria”, diz.

Em São Caitano (PE), o aposentado Ramos Siqueira, de 67 anos, compartilha a opinião de que os tremores podem ter origens sobrenaturais. “Está na cara que é um castigo de Deus, porque muita gente quer ser mais importante que Ele.”

A casa em que vive com a família não teve prejuízos, mas ele descreve o temor de ver as vigas estralando e as telhas batendo. A mulher dele queria sair da cidade, mas o aposentado não pensa em deixar São Caitano. “Quando o tremor é fraco, a gente não sente. Principalmente se acontece de dia, quando estamos ocupados com outras coisas.”

Aquecimento global

Luciana Rossetto/G1 Artesã crê que aquecimento global influencia tragédias no mundo todo (Foto: Luciana Rossetto/G1) A artesã Edinalva Maria dos Santos, moradora de Alto do Moura, em Caruaru, alega que, em 43 anos de vida, nunca passou por um ano tão quente na região. “Isso é culpa do aquecimento global, que influencia as tragédias que estão acontecendo no mundo inteiro. Com certeza é a natureza cobrando do homem tudo que ele já destruiu. Estamos pagando por um erro que cometemos no passado”, afirma.

Ela reclama da falta de chuvas e do sumiço de nascentes na região. Os desaparecimentos desses riachos teriam sido causados pelo desmatamento descontrolado.

Por enquanto, nenhum tremor danificou a casa em que Edinalva vive com a família. Agora, ela planeja se acostumar com os abalos eventuais e tocar a vida.
Fonte: G1

Lula inaugura Avenida Brasil em território palestino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quarta (17), em Ramala, a Avenida Brasil, assim batizada para expressar os laços de amizade entre os povos brasileiro e palestino.

Na cidade, sede do Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), o chefe de Estado visitou o mausoléu do histórico líder Yasser Arafat, a quem homenageou com uma coroa de flores.

Só depois Lula participou da inauguração da avenida com o nome do Brasil. A via, que dá de frente para o túmulo de Arafat, fica no centro de Ramala, em um bairro tranquilo e arborizado, que abriga tanto residências como representações diplomáticas.

"Estou muito contente por inaugurar esta via, que expressa o amor do povo palestino pelo povo brasileiro e também pela seleção brasileira de futebol", declarou Lula durante o ato, no qual reiterou o apoio de seu país à paz no Oriente Médio.

Por sua vez, o prefeito de Ramala, Janit Nijail, presente na inauguração, disse que a avenida foi batizada com o nome do Brasil "para expressar e consolidar a relação entre os brasileiros e o povo palestino, que busca sua liberdade e sua independência".

Ainda hoje, Lula deve visitar uma escola local construída com a ajuda do Brasil. O chefe de Estado também vai se reunir de novo com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, com quem se encontrou ontem na cidade cisjordaniana de Belém.

Os dois presidentes assinarão vários acordos de cooperação em matéria de cultura, saúde e em outras áreas. Após esse compromisso, Lula porá fim à primeira visita de um chefe de Estado brasileiro aos territórios palestinos e seguirá para a Jordânia, sua próxima escala no Oriente Médio.


Fonte: EFE

terça-feira, 16 de março de 2010

Arruda toma remédios para hipertensão e depressão

A avaliação do estado de saúde do governador afastado e preso do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), deve ser divulgada nesta terça-feira por seu médico particular, Brasil Caiado. Segundo Caiado, Arruda voltou a reclamar na noite de anteontem da pressão e do pé direito que, apesar de ter diminuído o inchaço, ainda o incomoda.

'É mais responsável esperarmos a conclusão de todos os exames para apresentarmos o diagnóstico. Isso é melhor até mesmo para ele e para a família. Afinal, ainda estamos no meio do caminho', disse.

Para o médico, o estado de saúde de Arruda vem apresentando uma melhora, mais ainda continua a preocupação com o estado psicológico dele, que teve a dose de remédio contra depressão dobrada na semana passada. 'Ele tem reclamado ainda da pressão alta e também estamos avaliando essa questão da depressão', afirmou. As informações são da Folha Online.


Escrito por Magno Martins

Alunos perdem vaga após MEC mudar resultado da lista de espera do SiSU

O resultado da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi modificado pelo Ministério da Educação (MEC) logo após a sua divulgação no domingo (14) no site do programa. O motivo, segundo a assessoria de imprensa da pasta, é que candidatos que haviam sido desclassificados em etapas anteriores conseguiram na Justiça o direito à matrícula.

Assim, o número de vagas disponíveis para a lista de espera diminuiu, o que fez com que esses estudantes que haviam sido classificados para as vagas remanescentes ficassem de fora.

O MEC não soube dizer o número de estudantes que conseguiram essas decisões judiciais favoráveis, mas informou que foi por motivos variados, como ter conseguido o reconhecimento da nota.

Segundo o ministério, foram recebidas reclamações de diversos estudantes, mas não há um levantamento do número de pessoas atingidas.

Matrícula

O prazo de matrícula dos classificados na lista de espera termina nesta terça-feira (16). A partir dessa chamada, o processo de seleção por meio do Sisu para vagas com início do primeiro semestre é encerrado. Se ainda existirem vagas disponíveis nas instituições, novos recrutamentos serão feitos por elas, que publicarão editais informando como ocorrerá a seleção.

Nova rodada do Sisu

Mesmo sem a realização do Enem no primeiro semestre, como o MEC havia cogitado fazer, haverá uma nova rodada do SiSU para preencher as vagas com ingresso no segundo semestre. A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer em maio.
Leia mais notícias de Vestibular e Educação
Fonte: G1

O compositor, poeta, literário, qualquer profissional ligado à construção do belo texto, canção, história, procura criar harmonia no que diz respeito

O estudante Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, suspeito da morte do cartunista Glauco Villas Boas e do filho dele, Raoni, deve ser ouvido nesta terça-feira (16), no final da manhã, pelo delegado Archimides Cassão Veras Júnior, do Setor de Investigações Gerais da Delegacia Seccional de Osasco. Veras Júnior e sua equipe partiram de São Paulo no fim da noite de ontem para Foz do Iguaçu, onde ele está detido desde a noite de domingo, após tentativa de fuga para o Paraguai.

A delegacia ainda não tinha, por volta das 10 horas, informações sobre a chegada da equipe ao município paranaense. A autorização da transferência de Cadu, como é conhecido, ainda não foi solicitada à Polícia Federal (PF) no Paraná. A informação é da assessoria da corporação de Foz do Iguaçu. As vítimas foram mortas a tiros na madrugada de sexta-feira.


Fonte: Agência Estado

segunda-feira, 15 de março de 2010

MEC divulga amanhã resultado da pré-seleção da segunda chamada do prouni

Brasília - A segunda etapa do processo seletivo do programa Universidade Para Todos (ProUni) terá uma 2ª chamada. Os que não foram incluídos na segunda etapa poderão passar à condição de candidatos pré-selecionados. A lista sai amanhã (16), de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (15).

Os candidatos inscritos na segunda etapa, que não foram pré-selecionados, devem acessar o site do ProUni, informando o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a senha cadastrada no exame, para consultar se foram pré-selecionados a uma bolsa de estudos. O prazo para confirmação da matrícula numa instituição de ensino será de 16 a 19 de março.

Mais de 16 mil bolsas sobraram após a realização da segunda etapa do programa. No total, 68,7 mil estudantes foram pré-selecionados, dos 355,2 mil inscritos nas 85,1 mil bolsas ofertadas em universidades particulares.


Da Agência Brasil

Rapaz de 17 anos mata vítima e filma crime no celular

Um rapaz de 17 anos usou o celular para filmar o momento em que executava um homem a tiros, na periferia de Salto, a 108 quilômetros de São Paulo. Ele cobrava uma dívida de drogas e fez a filmagem para provar que tinha matado o devedor. O corpo da vítima, identificada apenas pelo prenome de Dênis, foi jogado numa pedreira e, até esta tarde, não tinha sido encontrado.

O crime só foi descoberto porque o menor foi parado numa blitz de rotina, de madrugada, na região central da cidade. Ele estava com uma arma e foi levado para a Delegacia de Polícia. Quando examinavam os pertences do acusado, os policiais se surpreenderam com as imagens gravadas no celular.

Elas mostram o menor fazendo pose ao lado do corpo e exibindo o revólver calibre 22 que teria sido usado no crime. Além da arma, os policiais apreenderam vários projéteis, alguns deles já usados. Ouvido na presença da mãe e de um advogado, o rapaz confessou o crime.

De acordo com o delegado seccional de Sorocaba, André Moron, o menor integra uma facção criminosa que age nos presídios e era incumbido de cobrar dívidas de drogas. Ao saber que a vítima estava usando drogas na pedreira, que fica no meio de um matagal ele foi até o local e a executou com vários tiros. Depois jogou o corpo numa grande cava existente no local. Policiais e bombeiros vasculhavam a área, de difícil acesso, na tentativa de encontrar o cadáver.

Moron disse que o rapaz não demonstrou arrependimento. "Ele se deu ao luxo de gravar as imagens para mostrar aos amigos como prova de coragem e para se gabar do crime." O acusado permanecia detido numa cela destinada a menores na cadeia de Salto.


Fonte: Agência Estado

Um coletivo para a Copa do Brasil

Hoje, às 15h, a delegação do Sport embarca no Aeroporto Internacional dos Guararapes para Curitiba. Viagem com o objetivo de enfrentar o Paraná, depois de amanhã, pela segunda fase da Copa do Brasil, competição na qual o Leão ensaia reerguer a sua imagem no rastro do título de 2008. A preparação para o confronto começou ainda no segundo tempo do jogo contra o Central, ontem, na Ilha do Retiro, quando o rubro-negro já vencia por 2 x 0 - vantagem construída na primeira etapa e mantida ao final da partida. Ao contrário do ímpeto no início do jogo contra os caruaruenses, os leoninos cansaram de tocar a bola, só avançar em contra-ataques e evitar a exposição. Além disso, três titulares - Eduardo Ramos, Igor e Dutra - receberam o terceiro cartão amarelo. Infrações cirúrgicas, evitando um desgate no próximo sábado, contra o Salgueiro, no Recife. Justamente o jogo que vai intercalar o mata-mata contra o clube paranaense, que disputará a Série B assim como o Leão. A verdadeira estreia na Copa do Brasil, após a vitória sobre o fraquíssimo Brasília. E, espera o técnico Givanildo Oliveira, com a força máxima.


Foto: Fotos: Helder Tavares/DP/D.A Press
Ainda faltam sete rodadas para o fim da fase classificatória do Pernambucano, mas já é visível que o time começa a se poupar para o verdadeiro Estadual, que começará somente na semifinal. Para se ter uma ideia, a vantagem sobre o vice-líder é de sete pontos (35 x 28). Assim, o time parece apenas ter como meta ampliar a invencibilidade histórica, desde março de 2008, que no domingo chegou a 42 jogos. Para isso, o time sufocou o Central no primeiro tempo. E só no primeiro tempo.

Nos primeiros minutos, o Sport tentou uma ligação direta com o ataque. O meio-campo estava bem marcado. Até mesmo os volantes do time tiveram marcação especial. Mas foi o apoiador Eduardo Ramos que teve mais trabalho para se livrar do carrapato Fernando Pires, que "colou" no jogador durante os 90 minutos. Mesmo assim, o jogador conseguiu se impor e armar boas jogadas. O volume de jogo bem maior do rubro-negro foi recompensado aos 12 minutos, num contra-ataque com a bola de pé em pé. Zé Antônio iniciou o lance, lançou para Eduardo Ramos, que dominou bem e tocou para César, no lado esquerdo. Mesmo sem ser a sua especialidade, o zagueiro cruzou na medida para Ciro, que cabeceou para marcar o seu 10º gol no Estadual. Artilheiro isolado.

O gol não desarmou o esquema montado pelo treinador da Patativa, Adelmo Soares, que seguia enfurecido cobrando uma marcação dura. Após cadenciar um pouco o jogo, o Sport voltou a pressionar. Em uma das investidas, Eduardo Ramos - sempre ele - foi derrubado aos 34 minutos por seu marcador particular. O próprio jogador bateu e marcou o seu 7º gol no ano, tornando-se vice-artilheiro geral da equipe.

Após o intervalo, o Central voltou com mais dois atacantes. No primeiro lance da etapa, o Alvinegro quase diminuiu, numa bomba de Paulão, que havia acabado de entrar, mas Magrão espalmou. Tentando dar mais mobilidade à equipe, Givanildo mexeu na ala direita, aos 16 minutos, colocandoJúlio César no lugar de Eduardo Ratinhos, que acertou a trave numa cobrança de falta no lance anterior à troca. A Patativa não se entregou, apesar da dificuldade em criar jogadas, mesmo com o Leão errando muitos passes. Gil ainda acertou a trave, mas o placar estava consumado.

Sport - 2

Magrão; Igor, César e Montoya; Eduardo Ratinho (Júlio César), Daniel Paulista, Zé Antônio, Eduardo Ramos (Odair) e Dutra; Ciro e Dairo (Leandrão).
Técnico: Givanildo Oliveira

Central - 0

Isaías; Sidney, Paiva e Rafael; Elton, Marcondes (Gil), Fernando Pires, Rafinha e Pintado; Carlos Henrique e Juninho (Felipe Espada, e depois Paulão).
Técnico: Adelmo Soares


Fonte: Diario de Pernambuco

Lula diz em Israel que tem o "vírus da paz" desde que era bebê

Determinado a ser um dos mediadores da paz entre Israel e Palestina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa segunda-feira (15) que não se lembra da última vez em que brigou. Ele afirmou que carrega no corpo o “vírus da paz” desde que era bebê. O comentário ocorreu durante discurso a empresários, em Jerusalém, segundo a BBC Brasil.

“Eu acho que o vírus da paz está comigo desde que estava no útero da minha mãe. Não me lembro do dia em que briguei com alguém”, disse o presidente.

Bem-humorado, Lula arrancou risos da plateia, inclusive do presidente de Israel, Shimon Peres, ao dizer que no PT há divergências que causam inveja em qualquer um. “Eu já fiz muita disputa política, pertenço a um partido complicado. (...)Temos divergências políticas de causar inveja a qualquer pessoa do mundo”, acrescentou.

Ao defender a busca pela paz, Lula citou um encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, em 2003, quando disse ao norte-americano que o Iraque não era um problema do Brasil e que sua prioridade era combater a miséria.

“Pensei que teria animosidade na minha relação com o presidente Bush. Como fui sindicalista a vida inteira, imaginava que ia brigar muito com os Estados Unidos. Eis que o presidente Bush terminou o mandato e eu vou terminar o meu sem que tenhamos tido nenhuma divergência. Quando tivemos, resolvemos por telefone”, afirmou.

Segundo Lula, todos devem tentar acabar com as divergências e buscar o acordo. Como exemplo, citou o impasse com a Bolívia, quando o presidente Evo Morales colocou resistências à atuação da Petrobras no seu país. “O primeiro discurso foi tomar a Petrobras. Mas entendemos que o gás era um direito da Bolívia, um patrimônio do povo boliviano e fizemos um acordo com eles.”

Em seguida, o presidente lembrou a pressão que sofreu para ser mais incisivo com o governo Morales. “Tinha gente que queria que o Brasil fosse duro com a Bolívia. Talvez por causa da minha origem, não conseguia perceber como um metalúrgico de São Paulo ia brigar com um índio boliviano. Dialogamos e hoje estamos numa relação excepcional”, disse.

Para o presidente, o esforço do Brasil é para buscar o bem-estar da região, sem isolar um ou outro nem adotar medidas que beneficiem apenas os brasileiros.

"A nós brasileiros não nos interessa sermos grandes e ricos, se estivermos cercados de pobres. Não é sensato do ponto de vista da geopolítica estar cercado de gente mais pobre que você de todos os lados”, afirmou Lula.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que durante a reunião de Lula com Peres foi discutida a possível participação do Brasil no processo de paz. “Ele valorizou muito o papel do Brasil em mais de uma situação, podendo ajudar a promover o diálogo. Ele acha que essa capacidade de fazer amigos com todos pode ser muito útil nessas situações, mas ali não era o momento de se discutir esses detalhes”, afirmou o diplomata.

Lula conversou ainda com os empresários israelenses sobre as oportunidades de investimento no Brasil, citando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Copa do Mundo, as Olimpíadas, o trem de alta velocidade entre Campinas, São Paulo e o Rio e as oportunidades de exploração de petróleo na Bacia de Campos.


Fonte: Agência Brasil

TRE-PE anula concurso

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu anular o concurso realizado no último dia 17 de janeiro e romper o contrato com a empresa responsável pelo certame. A informação foi antecipada, na manhã desta segunda-feira (15), pelo presidente do TRE-PR, Roberto Ferreira Lins. Não existe previsão para realização de novo concurso. De acordo com com Roberto Lins, a empresa responsável vai ser obrigada a devolver as taxas de inscrição cobradas dos candidatos.

O concurso foi alvo de mais de 600 reclamações, entre as enviadas para o TRE e para o Ministério Público Federal (MPF). Dentre as denúncias, falhas na fiscalização das provas, violação de pacotes de provas e erros de endereço em cartões informativos.

Segundo o presidente do TRE-PE, "o ano eleitoral vai dificultar a realização de mais um concurso". No entanto, a instituição tem interesse em realizar novas provas o mais rápido possível. Ainda conforme Roberto Lins, não é possível falar em previsões ou datas, pois a Conesul, empresa contratada por licitação para organizar e aplicar as provas, pode recorrer perante as decisões anunciadas. "Sinto muito por aqueles candidatos que perderam horas, noites, a fio estudando", reitera Roberto.

O contrato firmado com a Fundação Conesul de Desenvolvimento (Conesul), do Rio Grande do Sul, foi reinscindido. A empresa vai ter que ressarcir as taxas de inscrição, pagar multa de 20% do valor total do contrato e devolver R$ 232 mil em adiantamentos pagos pelo TRE-PE. A Conesul deveria receber cerca de R$ 1,18 milhão pelo trabalho.

O concurso do TRE teve 85.721 inscritos. Pela manhã do dia 17, foram aplicadas as avaliações para analista judiciário e, pela tarde, para o cargo de técnico judiciário. Ao todo, foram 60 locais de prova.

Aguarde outras informações


Do JC Online

sexta-feira, 12 de março de 2010

Elba Ramalho comemora 30 anos de carreira com show e gravação de DVD no Recife

Elba Ramalho comemora 30 anos de carreira nesta sexta-feira (12) com show no Marco Zero do Recife. O evento faz parte da programação que celebra os 473 anos da cidade. Deste concerto sairá o 3º DVD da cantora.

Diversos artistas farão participações especiais. Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Chico César e Alcione são alguns dos que vão dividir o palco com Elba. A cantora promete quase 3 horas de show. "Escolhi vários momentos meus (...); tem tudo, samba, bolero e forró pra caramba", disse em entrevista coletiva. "Vão se encantar com música boa", completou.

Músicas como "Vida de Gado" e "Chão de Giz", com participação de Zé Ramalho; "É meu amor" com Alcione; "Forró de Gafieira", música de Jackson do Pandeiro que a cantora nunca havia gravado e que será apresentada com o dançarino Carlinhos de Jesus, serão algumas das canções que farão parte do repertório. E, como não poderia deixar de faltar em terras recifenses, "Leão do Norte e "Voltei Recife" também serão tocadas.

E qual a razão da escolha do Recife? "É uma questão de amor" afirmou Elba, que tem diversas ligações com Pernambuco. Seu pai é pernambucano, seu maior fã-clube é o de Recife, e a primeira vez em que subiu em um palco, aos 14 anos, foi para apresentar o poema "Evocações do Recife", de Manuel Bandeira. "É uma forma de saudar, reverenciar o Nordeste", explicou.

O show começa às 21h30. Elba trouxe para o Recife equipe com 17 músicos e 8 bailarinos.


Do JC Online