Onze pessoas foram denunciadas à Justiça Federal pelo crime de desvio de medicamentos e materiais hospitalares de unidades mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Recife. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF). As denúncias foram motivadas pela Operação Desvio, deflagrada em abril deste ano pelo MPF, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Todos os denunciados, de acordo como MPF, são funcionários públicos, com vínculo estatutário ou celetista, e trabalhavam nos hospitais que foram alvos das fraudes. Nas investigações realizadas foi constatado que eles se aproveitavam dos cargos que exerciam para subtrair os medicamentos e equipamentos hospitalares e revendê-los aos atravessadores, por preços considerados bem abaixo do que é praticado no mercado.
A fraude atingiu além da Secretaria de Saúde, sete hospitais do Recife: Agamenon Magalhães, Restauração, Getúlio Vargas, Hospital das Clínicas, Hospital Barão de Lucena e Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes.
Um dos acusados de envolvimento no esquema criminos, José Wanderlei Ferreira Guimarães, já foi condenado pela Justiça. Ele agia como atravessador e foi penalizado com prisão por cinco anos e seis meses, além de pagamento de multa, pelo crime de receptação qualificada.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário