quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Petrolina sedia seminário para discutir políticas de proteção e direitos humanos

Do JC Online
Núcleo SJCC/Caruaru

O SEST/SENAT Petrolina recebe nesta quinta-feira (28), das 8h às 16h30, o I Seminário do Sistema Estadual de Proteção à Pessoa.

Promovido pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o evento tem o objetivo de socializar os programas que integram a política pública de proteção e promoção dos direitos humanos de Pernambuco.

» Confira a programação completa do evento:

8h - Café da manhã e credenciamento
9h - Abertura com o Conselho Deliberativo do Provita/PE
9h10 - Reflexão sobre o PNDH 3 e a Defesa e Proteção dos Direitos Humanos
9h30 - Apresentação do Sistema Estadual de Proteção à Pessoa
9h50 - Programa de Proteção a Vitima e Testemunha
10h20 - Programa de Proteção a Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte
10h40 - Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos
11h10 - Centro de Apoio as Vitimas da Violência
11h20 - Centro de Referencia Contra Homofobia
11h40 - Centro de Apoio a Pessoa Idosa
12h - Debate/Encaminhamentos
14h às 16 - Atividades específicas de cada um dos programas junto ao público alvo e/ou operadores do sistema com Programação a ser divulgada oportunamente.

SAD promove a Semana do Servidor Público em Pernambuco

A Secretaria de Administração de Pernambuco promove a partir do dia 3 de novembro a I Semana do Servidor Público. O evento terá uma programação especial composta por cursos e palestras. A ação será realizada no Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Os servidores do Poder Executivo Estadual interessados em participar devem acessar o link I Semana do Servidor Público, disponível no site www.sad.pe.gov.br, onde encontrarão as principais informações e a ficha de inscrição.


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Lula completa 65 anos, seu último aniversário no governo

No seu último aniversário no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu nesta quarta-feira (27) seu gabinete para uma festa com ministros e funcionários do Planalto. Ele cortou um bolo decorado com um boneco vestido com o uniforme do Corinthians. O chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, palmeirense, brincou e disse que só comeria o bolo porque era do aniversário do "grande amigo".

Para celebrar os 65 anos de Lula, funcionários e ministros cantaram, além do tradicional parabéns, o mais famoso jingle de campanha do presidente: "Olê, Olê, Olê, Olá, Lula, Lula!" O teólogo Leonardo Boff era um dos convidados da festa. Entre os ministros estavam Nelson Jobim (Defesa), Guido Mantega (Fazenda) e Luiz Dulci (Secretaria Geral).


Fonte: Agência Estado

Cólera propaga-se em velocidade 'explosiva' no Haiti, diz OPS

A Organização Pan-americana da Saúde (OPS) afirmou nesta quarta-feira que a epidemia de cólera no Haiti propaga-se "em velocidade explosiva" e que novos casos dever surgir pelos próximos anos. Detectado há uma semana, o surto já fez quase 300 vítimas fatais e 4.147 pessoas foram hospitalizadas pela doença, com base nos dados da OPS divulgados pelo Ministério da Saúde do Haiti, que a organização apresentou em entrevista coletiva.

Os números oficiais somam oito mortos na última estimativa desta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e mostram um rápido avanço dos casos de infectados, com 378 novas hospitalizações. "Esperamos uma propagação muito rápida, inclusive explosiva, deste surto", disse na entrevista coletiva Jon K. Andrus, da OPS.

Andrus afirmou que é "muito difícil" saber se a epidemia alcançou seu ponto máximo, porque há muitos casos de infectados que não buscam atendimento médico e isto torna "impossível" prever o curso da doença.

Ele disse que a experiência vivida com a epidemia do Peru, em 1991, demonstra que o surto do Haiti "não vai desaparecer em semanas", mas serão necessários "meses" para reverter a tendência, e a doença seguirá por muito tempo depois. "Vamos ter casos durante anos e por isso necessitamos de um plano de longo prazo", afirmou Andrus.

Um primeiro passo, segundo o funcionário, é a estrategia anunciada nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde haitiano, que prevê uma campanha propagandista para passar na população medidas preventivas como lavar as mãos frequentemente, conduzir adequadamente o lixo ou consumir só alimentos cozidos.

A OPS ajudará a instalar uma rede de 60 centros de apoio aos trabalhadores da Cruz Vermelha, que já estão no local, e criará uma rede de postos comunitários para tratar os casos de diarreia, com um centro para 25 famílias. Com relação ao país vizinho República Dominicana, Andrus disse que a organização "não confirmou nenhum caso ali, mas acredita que exista", por isso enviou equipes para Santo Domingo.

OAB confirma federalização do caso Manoel Mattos

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) confirmou, na tarde desta quarta-feira, a federalização do processo sobre o assassinato do advogado Manoel Mattos e dos crimes atribuídos a grupos de extermínio na divisa entre Pernambuco e a Paraíba. O assassinato ocorreu em janeiro de 2009. Por maioria de votos, a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para que o crime seja processado pela Justiça Federal. O caso fica agora sob responsabilidade da Justiça Federal da Paraíba.

O pedido de federalização (chamado de Incidente de Deslocamento de Competência) foi feito em meados do ano passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A demanda teve parecer favorável da ministra Laurita Vaz, relatora do pedido, no dia 9 de setembro em julgamento da Terceira Seção do STJ. A corte não concluiu a decisão naquele dia, pois o desembargador Celso Luiz Limongi pediu vista do processo.


O caso - Manoel Mattos foi morto no dia 24 de janeiro de 2009 na praia do Marisco, em Pitimbu (PB), depois de ser atingido por tiros disparados por dois homens encapuzados que invadiram a casa de praia onde o advogado estava com amigos. A vítima vinha sendo ameaçada por denunciar grupos de extermínio que agiam nas cidades que fazem divisa entre Pernambuco e Paraíba e, por conta disso, chegou a receber proteção da Polícia Federal, sendo inserido no programa de proteção a testemunhas – do qual foi retirado, segundo a PF, por manter uma conduta que colocava em risco a sua segurança e a dos policiais incumbidos da sua segurança . Mattos foi testemunha fundamental dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Federal entre 2003 e 2006 para apurar a existência de grupos de extermínio.

Em junho do ano passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a transferência da competência do julgamento, do Tribunal de Justiça da Paraíba (Comarca de Caaporã) para o STJ. O caso Manoel Mattos é o segundo da história em que é pedido o deslocamento do julgamento. O primeiro foi o da missionária Dorothy Stang, morta no interior do Pará em fevereiro de 2005. No caso da religiosa, o STJ negou o pedido de federalização. O pedido de federalização contempla também todos os homicídios que teriam sido cometidos pelo grupo de extermínio denunciado por ele.

No dia 1º de junho, data em que completaria 42 anos, Manoel Mattos foi citado duas vezes no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre execuções sumárias. O documento menciona diretamente a morte do caso do advogado e critica a demora do Superior Tribunal de Justiça em apreciar o pedido de federalização do crime.


Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da Agência Brasil

Adolescente preso nesta quarta dá início a desarticulação de quadrilha no Jardim Jardão

Por Duda Gueiros
Do Folha Digital

Nesta quarta-feira (27), uma dupla de soldados da CIPMotos apreendeu um adolescente, de 17 anos, no bairro de Jardim Jordão, acusados de tráfico de drogas e formação de quadrilha. Segundo Elias Leite, Soldado do 6º Batalhão de Polícia Militar, o jovem seria o “gerente” da facção a qual faz parte o traficante confesso “Nando”, preso na últimna segunda-feira (25).

Após, a dupla de policiais apreenderam o menor com um papelote de maconha e R$ 20. O adolescente os levou a um esconderijo, onde havia dez pedras de crack, e depois os policiais foram à sua casa, onde foi feita uma busca e encontradas mais 80 pedras da droga.

Um Policial Militar teria sido morto ano passado por membros dessa facção e desde então eles monitoram a atuação da quadrilha. Segundo o Soldado Leite, faltam ser presos “Dida Oião” e “Cinho” para que a quadrilha seja desarticulada. No entanto, ambos os suspeitos não tem moradia fixa, o que dificulta as investigações.

França justifica alerta antiterrorista após ameaça de Bin Laden

O ministro do Interior francês, Brice Hortefeux, afirmou nesta quarta-feira que se a ameaça contra seu país lançada pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, for confirmada, o nível de vigilância antiterrorista adotado por seu departamento é justificável. Na gravação, emitida pela emissora "Al Jazira", Bin Laden afirma que o sequestro de cinco cidadãos franceses no Níger é a resposta aos ataques franceses contra a nação muçulmana.

O líder do grupo terrorista se refere em sua mensagem à lei francesa que proíbe mulheres de vestir a burka em locais públicos e à presença de tropas francesas do Afeganistão. Segundo Hortefeux, "essas declarações justificam a manutenção da resposta diante da ameaça de ataques", referindo-se ao plano antiterrorista.

"Supondo que sejam autênticas (as palavras de Bin Laden), dão continuidade às diferentes ameaças que foram formuladas contra nosso país e nossos cidadãos no exterior e na França", afirmou o ministro.

Ele ainda disse que "a ameaça e a vigilância são totais" e lembrou que "84 ativistas islâmicos foram detidos na França neste ano, dos quais 27 continuam presos". O país mantém seu nível de vigilância antiterrorista no segundo nível mais elevado desde 2005.

No último dia 17, o ministro revelou que os serviços secretos sauditas comunicaram aos europeus sobre uma ameaça terrorista no Continente, em particular na França, uma advertência que também chegou da Interpol e de outras fontes.

Hortefeux lembrou que, em 9 de setembro, a presença policial e militar em lugares públicos foi reforçada diante das informações que indicavam que uma terrorista suicida pretendia realizar um ataque em Paris. A Torre Eiffel foi evacuada em algumas ocasiões, assim como diferentes estações de metrô da cidade.

CNT/Sensus: Dilma lidera com 51,9% e Serra tem 36,7%

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 51,9% das intenções de voto, ante 36,7% de seu adversário, o tucano José Serra, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta manhã. A vantagem de Dilma para Serra aumentou de cinco pontos porcentuais da pesquisa anterior, na semana passada, para 15,2 pontos agora. No levantamento anterior, Dilma tinha 46,8% e Serra, 41,8%.

Ao se considerar somente os votos válidos - o que exclui nulos e brancos e se redistribui os indecisos proporcionalmente, Dilma tem 58,6% e Serra, 41,4%. A rejeição à candidata petista caiu de 35,2% da pesquisa anterior para 32,5%. Já a rejeição a Serra subiu de 39,8% para 43%.

O levantamento, com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, foi feito com dois mil eleitores, entre os dias 23 e 25 de outubro, em 136 municípios e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37609/2010.


Fonte: Agência Estado

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TRE prepara urnas para o segundo turno

Do JC Online

Preparativos estão ocorrendo no Recife e em outros 16 municípios
Foto: reprodução/vídeo Já começou a preparação das urnas para o segundo turno das eleições. No Recife, os procedimentos técnicos tiveram início nesta quinta-feira (21), no quartel general do tribunal, localizado na Caxangá, no Recife. Nesta fase, as mídias (pen-drives e disquetes), que contêm as informações de cada candidato, são colocadas nas urnas.

"Em seguida, a urna é ligada e são realizados os testes de funcionamento do equipamento para verificar se tudo está funcionando perfeitamente", explica o presidente da Comissão de Conservação das Urnas Eletrônicas, Edvan Feitosa

Nesta quinta, foram preparadas no Recife as urnas de oito seções da Zona da Mata Norte. O procedimento segue até a próxima quarta-feira, quando todas as urnas do Estado deverão estar prontas. Além do QG no Recife, há outros 16 polos de preparação de urnas distribuídas pelo Estado.

No Recife, 200 pessoas estão trabalhando para deixar as urnas prontas para a votação. Em todo o Estado, são cerca de dois mil funcionários envolvidos nos preparativos.

Samba: Arlindo Cruz é a bola da vez no Recife

Do JC Online

Carioca faz show no Clube Internacional cantando os grandes sucessos do samba
O samba estacionou com força no Recife. Semana passada, Demônios da Garoa e Fundo de Quintal evocaram o jeito malandro de ser com instigantes apresentações na cidade. Nesta sexta-feira (22), às 22h, o só no sapatinho vai ser puxado por Arlindo Cruz, com show no Clube Internacional.

Arlindo, que integrou por 12 anos o Fundo de Quintal e caminha enormemente bem em carreira solo, é um dos grandes compositores do ritmo que sacode o brasileiro. Com mais de 600 músicas compostas, é dele títulos clássicos nas vozes de gente como Zeca Pagodinho (Bagaço da laranja, Casal sem vergonha), Beth Carvalho (Jiló com pimenta, Partido Alto mora no meu coração) e Alcione (Novo amor).

No show do Recife, o carioca traz o repertório do disco MTV Ao Vivo, gravado ano passado em São Paulo. Canta hits do samba, entre eles alguns de seus nove samba-enredos campeões do Carnaval do Rio. Quem abre a noite é a banda Cupim na Mesa.

Acidente com carreta deixa pelo menos oito mortos no Interior

Com informações de Renata Coutinho
De Regional

Um acidente com uma carreta carregada de peças de roupa matou pelo menos 8 pessoas na PE-160, próximo a Taquaritinga do Norte, nesta quinta-feria (21). As vítimas estavam encarregadas de desocupar o caminhão. O motorista, aparentemente, perdeu o controle do veículo, que capotou várias vezes. Haviam pelo menos 10 pessoas no caminhão.

Seis suspeitos são presos por homicídio. Três são da mesma família

Do JC Online

Durante a Operação "Manutenção da Paz" foram capturados, na manhã desta quinta-feira (21), seis suspeitos de homicídio - incluindo três pessoas da mesma família. As diligências começaram na noite de quarta e visavam cumprir mandados de prisão em PAulista, Região Metropolitana do Recife.

Alex Souza, 19, sua mulher, Shirley Gouveia, 19, e sua mãe Edilsa Souza, são suspeitos de assassinar o vizinho Sérgio Mota no dia 04 de junho, em Riacho da Prata, Maranguape II, Paulista. A vítima foi morta a facadas. O delgado Evaldo Guerra, responsável pelas investigações, afirmou: "A causa foi uma guerra de famílias. O que começou com intrigas, discussões, terminou desse jeito". Alex disse à TV Jornal que não se arrepende e que cometeu o crime após Sérgio ter colocado fogo na casa de sua avó.

Felipe Claudino Rodrigues, 22 anos, é acusado de uma tentativa e dois homcídios, incluindo o assassinato de um adolescente de 15 anos, na Santa Casa de Olinda.

Já Genivário da Silva Júnior, 19, e Júlio Cesar Cavalcante, 24, eram procurados por assassinatos relacionados ao tráfico de drogas .

A Bovespa, o dólar e as bolsas mundiais neste dia 21 de outubro

O dólar comercial fechou no terreno positivo nesta quinta, dia marcado pelas reações às medidas do governo que vedaram aos investidores estrangeiros chances de burlarem o pagamento de IOF. A divisa norte-americana subiu 1,61%, cotada a R$ 1,702 na venda. Com a valorização, a moeda atinge o maior patamar em mais de duas semanas. O Banco Central retirou de circulação US$ 150 milhões nos dois leilões de compra de dólares no mercado á vista.

Já a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) se encaminha para um fechamento no vermelho, nesta quinta, depois da oscilação no início dos negócios. O clima é de realização de lucros. Há pouco, o Ibovespa, índice de referência do mercado brasileiro, caía 1,24%, aos 69.533 pontos. As ações PNA da Vale recuavam 1,92% (a R$ 48,35) e as PN da Petrobras perdiam 2,88%, a R$ 24,26.

Para analistas, a reação dos agentes às novas determinações do Banco Central (BC), que fecharam algumas brechas que permitiriam ao estrangeiro fazer os depósitos de margem na BM&F sem recolher o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6%, explica a alta do dólar ante o real e queda do Ibovespa.

— Vale e Petrobras estão pesando muito. A taxação do IOF é ruim e prejudicial aos investidores estrangeiros. Traz preocupação de que o governo possa sinalizar com novas taxações. O dia foi de realização na Bovespa, com fuga de investidores — disse Paulo Hegg, analista da Corretora Um Investimentos.

Na quarta, o Banco Central também determinou que a bolsa brasileira vedasse a utilização de carta fiança obtida pelos estrangeiros em bancos brasileiros para uso como garantias em operações de derivativos. A modalidade é isenta de IOF. O presidente da Bovespa, Edemir Pinto, afirmou, nesta sexta, ainda ser cedo para determinar o impacto de novas medidas para IOF e acrescentou que entende a medida, pontual, como necessária para frear "algo mais importante", que é a supervalorização do real.

Crescimento chinês desacelerou no 3º trimestre

A atenção dos investidores estão voltadas para dados da China. O crescimento econômico do país asiático desacelerou para 9,6% no terceiro trimestre, ante 10,3% no mesmo período do ano passado, informou a agência de estatísticas local nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam uma expansão de 9,5%. A alta anual dos preços ao consumidor em setembro acelerou para 3,6%, em linha com a previsão.

Leia mais: Desemprego no Brasil cai a 6,2%: recorde de baixa

As bolsas de valores da Europa encerraram a quinta-feira em alta, com o índice da região fechando no patamar mais alto em seis meses, impulsionado por série positiva de balanços trimestrais de termômetros de mercados como a Nokia.

As ações da maior fabricante mundial de celulares subiram 6,3 por cento após a empresa divulgar lucro acima do esperado, graças à forte demanda por smartphones baratos.

O índice FTSEurofirst 300, que acompanha as principais empresas europeias, encerrou em alta de 0,58 por cento, aos 1.092,73 pontos, maior nível desde o fim de abril.

"Os índices de ações estão rompendo as resistências à medida que a sombra da crise bancária e recessão se dissipa", disse Marc Renaud, presidente-executivo da gestora parisiense de ativos Mandarine Gestion.

Contrariando a tendência, as ações do banco suíço Credit Suisse caíram 4,5 por cento depois que o lucro no terceiro trimestre afundou 74 por cento, com poucos negócios em ações pesando nos lucros do banco de investimento.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,50%, a 5.757 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,33%, para 6.611 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,31%, para 3.878 pontos.

Ontem, depois de avançar mais de 1%, impulsionado por China e IOF, o dólar comercial teve um novo dia de queda ante o real. A moeda americana registrou desvalorização de 0,71%, a R$ 1,675 na venda e a R$ 1,673 na compra. No dia anterior, o dólar havia subido 1,26%, a R$ 1,687 na venda.

Também na véspera, o Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subiu 0,77%, aos 70.404 pontos.

Bolsas da Ásia reagem a dados da China

Dados referentes ao desempenho da economia chinesa impactaram de forma distinta as bolsas da Ásia nesta quinta-feira. Após o governo da China anunciar desaceleração no crescimento econômico no terceiro trimestre e avanço da inflação em setembro, o índice Shanghai Composite, da bolsa de Xangai, recuou 0,68%, para 2.983,53 pontos. Já em Hong Kong, o índice Hang Seng seguiu em mão contrária e registrou alta de 0,39%, aos 23.649,48 pontos.

Na bolsa de Tóquio, o Nikkei 225 cai levemente, 0,05%, para 9.376,48 pontos, enquanto em Taipé o Taiwan Taiex apresentou leve valorização, de 0,08%, aos 8.131,23 pontos. O índice Kospi, da bolsa de Seul, por sua vez, avançou 0,23%, para 1.874,69 pontos.

Em Sydney, o SP/ASX 200 recuou 0,04%, para 4.622,90 pontos, com as ações dos bancos em baixa, enquanto as das mineradoras subiram. Os papéis do National Australia Bank recuaram 2,12%, seguidos pelos do Australia Nz Banking e do Westpac, com quedas de 1,32% e 1,20%, respectivamente. Na outra ponta, as ações da BHP Billiton ganharam 0,83%, acompanhadas pelas da Rio Tinto e Newcrest, com altas de 0,66% e 0,43%, respectivamente.

Nesta quinta-feira, o governo da China informou que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país no terceiro trimestre foi de 9,6% na comparação com o mesmo período de 2009, o que representa uma desaceleração frente aos 10,3% registrados no segundo trimestre e aos 11,9% referentes aos primeiros três meses do ano.

A inflação, por sua vez, avançou no mês passado, chegando a uma taxa anualizada de 3,6% - a maior em quase dois anos.


Da Agência O Globo

Rendimento médio do trabalhador cresce 6,2% em um ano

O rendimento médio do trabalhador brasileiro foi de R$ 1.499 em setembro deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor é 1,3% maior do que registrado em agosto deste ano (R$ 1.480,18) e 6,2% mais alto do que o rendimento de setembro de 2009 (R$ 1.411,10).

Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, o maior aumento no rendimento de setembro deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado, foi registrado em Recife, com aumento de 13,5%, passando de R$ 972,26 para R$ 1.103,20. Belo Horizonte teve aumento de 11,4% (passando de R$ 1,282,63 para R$ 1.428,80) e o Rio de Janeiro de 8,8% (passando de R$ 1.442,13 para R$ 1.568,60).

LEIA MAIS:

IBGE: desemprego de 6,2% é o menor da série histórica

O menor aumento na renda média foi registrado em São Paulo: 3,1%, já que o rendimento passou de R$ 1.551,40 em setembro do ano passado para R$ 1.599,70. Salvador teve aumento de 5,9% (passando de R$ 1.182,19 para R$ 1.252, 50) e Porto Alegre, de 7,5% (passando de R$ 1.341,66 para R$ 1.442,70).

Entre os grupos de atividades, os maiores aumentos oram registrados nos serviços domésticos (9,6%), comércio (7,8%) e construção (7,0%). Já a indústria teve o menor crescimento no rendimento médio do trabalhador (2,1%). A comparação é feita entre setembro deste ano e o mesmo período de 2009.


Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Inter de Milão derrota Tottenham e vira líder isolada

Com um começo de jogo arrasador, a Inter de Milão marcou três gols nos 13 minutos iniciais e, mesmo levando um certo sufoco no final, acabou derrotando o Tottenham por 4 a 3, nesta quarta-feira, no Estádio Giuseppe Meazza. A vitória em casa levou o time italiano à liderança isolada do Grupo A da Liga dos Campeões da Europa.

A Inter tinha começado a terceira rodada empatada com o Tottenham na liderança da chave, ambos com quatro pontos. Agora, o time de Milão aparece sozinho na primeira colocação, com sete pontos, deixando a equipe inglesa em segundo lugar. Enquanto isso, Twente e Werder Bremen, que empataram por 1 a 1 nesta quarta-feira, estão com os mesmos dois pontos.

Atual campeã europeia, a Inter de Milão entrou em campo nesta quarta-feira com quatro jogadores brasileiros entre os titulares: Julio Cesar, Maicon, Lúcio e Philippe Coutinho. Do lado do Tottenham, o Brasil estava representado pelo goleiro Gomes, mas ele recebeu o cartão vermelho logo aos oito minutos de jogo, após fazer um pênalti em Biabiany.

Num boa tabela de Philippe Coutinho e o camaronês Eto'o, o argentino Javier Zanetti abriu o placar logo aos dois minutos. Depois, no pênalti de Gomes, Eto'o ampliou a vantagem. Já com Cudicini no gol do Tottenham, Stankovic marcou mais um para a Inter aos 13. Sem diminuir o ritmo, o time italiano chegou aos 4 a 0 novamente com Eto'o, com apenas 35 minutos de jogo.

Diante desse massacre no primeiro tempo, o jogo parecia liquidado. Mas, mesmo com um jogador a menos em campo, o Tottenham ainda teve forças para reagir. Com três gols de Gareth Bale, aos sete, aos 45 e aos 46, todos nas costas do lateral Maicon, o time inglês assustou a torcida da Inter em Milão, mas os donos da casa conseguiram garantir a vitória.

No outro jogo do Grupo A, o Twente recebeu o Werder Bremen e ficou no empate de 1 a 1. Jogando em casa, o time holandês abriu o placar aos 30 minutos, com o gol de Theo Janssen. Mas os alemães reagiram rápido, garantindo a igualdade aos 35, com Arnautovic. O resultado foi ruim para os dois, que continuam na lanterna da chave, com dois pontos cada.

Fonte: Agência Estado

Reservas de petróleo dos EUA cresceram 700 mil barris na semana passada

Da Agência EFE

Washington - As reservas de petróleo dos Estados Unidos subiram 700 mil barris na semana passada e ficaram em 361,2 milhões de barris, anunciou nesta quarta o Departamento de Energia.

A agência informou que as reservas de petróleo se encontram acima da média para esta época do ano e são 6,5% maiores que as do mesmo período no ano passado.

Os estoques de gasolina aumentaram em 1,2 milhão de barris (0,5%), até se situar em 219,3 milhões frente aos 218,2 milhões de barris registrados na semana anterior.

As reservas de combustível para calefação desceram 2,1 milhões de barris, queda de 1,3%, e ficaram em 170,1 milhões de barris frente aos 172,2 milhões da semana precedente.

Na semana passada as refinarias petrolíferas dos Estados Unidos operaram a 82,5% de sua capacidade comparado com 81,9% da semana anterior.

Estes números excluem a Reserva Estratégica de Petróleo do Governo dos Estados Unidos, que na última semana se manteve em 726,5 milhões de barris.

O total de reservas de petróleo e produtos refinados nos Estados Unidos, incluindo a Reserva Estratégica, alcançou na semana passada 1,858 bilhão de barris, comparado com 1,860,7 bilhão de barris da semana anterior

Barcelona sofre, mas bate Copenhague graças a Messi

O Barcelona teve de suar muito para vencer o Copenhague e tirar o time dinamarquês da liderança do Grupo D da Liga dos Campeões. O time catalão ganhou o confronto direto pela primeira colocação por 2 a 0, com dois gols de Messi, um no começo e outro nos acréscimos do jogo disputado nesta quarta-feira, no Camp Nou, em Barcelona.

O triunfo do Barcelona foi ameaçado por uma bola no travessão de Dame N'Doye, do Copenhague, no segundo tempo. No rebote, Santin cabeceou para fora e desperdiçou a chance do empate. No final do jogo, outro susto: Kvist viu o goleiro Pinto, substituto de Valdés, adiantado, e quase marcou um gol antológico do meio-de-campo.

Ousado, o time dinamarquês jogou de igual para igual com os anfitriões e mostrou por que é uma das surpresas da Liga. Só não conseguiu se safar da genialidade de Messi, que ajeitou a bola na entrada da área e mandou uma bomba no ângulo direito para abrir o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. O segundo gol só veio nos acréscimos, quando o argentino dominou um chute de Abidal para a área e tocou na saída do goleiro Wiland para tranquilizar a torcida.

Com o resultado, o Barcelona chegou aos sete pontos, um a mais que o Copenhague. Em seguida, com dois pontos, vem o Rubin Kazan que arrancou um empate sem gols com o Panathinaikos, na Grécia, também nesta quarta.

Na próxima rodada, marcada para o dia 2 de novembro, o Barcelona vai à Dinamarca enfrentar novamente o Copenhague, enquanto que o Rubin Kazan pegará o Panathinaikos na Rússia.

Fonte: Agência Estado

Prefeitura do Recife e Governo do Estado antecipam feriado

A prefeitura do Recife e o Governo do Estado de Pernambuco anteciparam o feriado do funcionário público, celebrado no dia 28 de outubro, para o dia 25. Apenas serviços considerados indispensáveis, ou seja, ligados à áreas como saúde e segurança, vão funcionar. Mesmo assim, e em regime de plantão. No dia 1º o expediente é normal.

Essa alteração no calendário pode ser entendida como uma estratégia dos órgãos para diminuir o número de abstenções neste segundo turno, uma vez que o pleito acontece entre feriados o do funcionário público, que foi adiado e do de Finados, na terça-feira (2). Assim, a tendência é que muitos eleitores deixem de comparecer às urnas para viajar.

Direta e Indiretamente, o Governo do Estado conta, hoje, com 120 mil servidores ativos e a Prefeitura do Recife 28 mil. Números que podem ser importantes. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 24 milhões de brasileiros deixaram de ir às urnas no primeiro turno, o que significada 18,12% a menos de votos. Nesse contexto, Pernambuco se destacou, ficando acima da média nacional com 19,41% de abstenções, o que significa 1,2 milhões de votos.

Por Júlia Schiaffarino, do Diario de Pernambuco

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Serra promete manter o ProUni e rever Enem

O comitê de campanha do candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, aproveitou o Dia do Professor, comemorado hoje (15), para organizar um encontro entre Serra e professores que assinaram um manifesto de apoio ao tucano. Segundo os organizadores, mais de 1,5 mil pessoas participaram do ato no bairro da Barra Funda, em São Paulo.
Além de receber o manifesto organizado pela ex-secretária estadual de Educação do governo Serra, Marilena Guimarães de Castro, Serra prometeu, se eleito, manter o atual Programa Universidade para Todos (ProUni) e criar um programa semelhante para o ensino técnico, inicialmente chamado de Protec, com o qual planeja criar 1 milhão de novas matrículas no ensino profissionalizante. O candidato também afirmou que, na Presidência, vai valorizar os professores do ensino público, combater a repetência e a evasão escolar, sobretudo no ensino médio, e reformular o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Serra também afirmou que o vazamento de dados pessoais de milhares de estudantes que participaram da última prova do Enem desmoralizou o processo criado em 1998 para testar o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e usado como forma de seleção das principais universidades públicas federais. "O Enem tem que ser refeito porque a utilização política e propagandística acabou arruinando o exame ao expor os dados pessoais dos jovens", disse.

O candidato também disse achar necessário que o Estado brasileiro gaste mais com o setor, mas destacou que o mais importante é usar o dinheiro já existente de forma mais eficiente. "É preciso cortar desperdícios, administrar as prioridades e combater a sonegação", alegou o candidato, criticando o PT por "aparelhar a Educação" e alegando que o número de formandos pelas universidades federais caiu entre os anos de 2002 e 2008, enquanto dobraram nas instituições estaduais.

"Temos que recuperar o planejamento do ensino universitário, ter uma coordenação, e hoje o que há é capacidade ociosa, universidades ruins e a queda do número de formandos, o que é incrível", explicitou Serra.

Após dizer que a nota média da educação nacional é baixa, o ex-governador de São Paulo comentou as críticas que entidades representativas dos professores paulistas fazem a gestões tucanas, sobretudo a iniciativas como a política de bonificação dos docentes com base no mérito pessoal. "Sempre tem [manifestações]. É impossível haver unanimidade, mas a educação [em São Paulo] está indo adiante e mesmo as questões da ênfase no mérito ou no incentivo são defendidas por alguns petistas distraídos. A própria candidata [Dilma Rousseff] e o ministro da Educação [Fernando Hadadd] já fizeram isso", disse.

ONU critica condições dos imigrantes ilegais na Grécia

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) criticou nesta sexta-feira (15) a Grécia por uma séria deterioração nas condições dos centros de detenção para os imigrantes ilegais ao longo da fronteira greco-turca, na Trácia. A crítica, bem como a denúncia das condições, se segue a uma alteração importante na rota do tráfico de seres humanos e de imigrantes, que antes usava mais as ilhas do Mar Egeu para levar clandestinos da Ásia à Grécia, e agora passou a usar como rota a fronteira de 200 quilômetros entre os dois países.

A ACNUR disse que os imigrantes clandestinos detidos na fronteira estão sendo amontoados pelas autoridades gregas em celas pequenas, em "terríveis condições de higiene". "Essa é uma emergência que precisa de ação urgente, uma vez que ela não pode ser gerenciada pelas atuais estruturas administrativas e reservas humanas", disse Giorgos Tsarbopoulos, chefe da ACNUR na Grécia.

Funcionários do governo grego não puderam ser encontrados para comentar o problema, mas o governo socialista da Grécia prometeu melhorar as condições de higiene nas prisões para imigrantes clandestinos. A Grécia virou um dos pontos de trânsito de imigrantes ilegais mais usados na União Europeia, o que frequentemente sobrecarregou as autoridades locais, apesar da assessoria da agência europeia para fronteiras, a Frontex.

Funcionários da ACNUR constataram na província grega de Evros (Maritsa) "uma severa deterioração na situação de detenção de novos imigrantes, devido à superlotação dos atuais centros de detenção. Homens, mulheres e crianças dividem pequenos espaços, em condições terríveis de higiene e sem acesso a quintais. Serviços essenciais como informações, comunicação numa linguagem que essas pessoas compreendam e aconselhamento jurídico sobre pedido de asilo estão totalmente ausentes", segundo o órgão.

Fonte: Agência Estado

Em carta, Dilma faz defesa da família e se diz contra o aborto

RIO - A campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) divulgou nesta sexta-feira uma carta na qual ela reafirma posições sobre aborto, liberdades religiosas, garantias constitucionais e preceitos que não afrontem a família. Intitulada de "Mensagem da Dilma", o documento manifesta o desejo da candidata de pôr "um fim definitivo" aos boatos que envolvem sua campanha, "para não permitir que prevaleça a mentira com arma em busca de votos".

Em seis pontos abordados na carta, a candidata do PT defende a liberdade religiosa, afirma ser "pessoalmente contra o aborto" e se compromete, se eleita, "não propor alterações de pontos que tratem da legislação do aborto".

Dilma aponta na carta "adversários eleitorais" como responsáveis pela difusão de "calúnias e boatos".

"Dirijo-me mais uma vez a vocês, com o carinho e o respeito que merecem os que sonham com um Brasil cada vez mais perto da premissa do Evangelho de desejar ao próximo o que queremos para nós mesmos. É com esta convicção que resolvi pôr um fim definitivo à campanha de calúnias e boatos espalhados por meus adversários eleitorais", diz Dilma na carta.

Também nesta sexta-feira, um grupo de 168 pessoas, na maioria religiosos, além de professores, intelectuais e artistas, também divulgou nesta sexta manifesto contra boatos e a favor da candidatura da petista. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra também distribuiu um manifesto de apoio à candidata intitulado "Vamos eleger Dilma Rousseff presidenta do Brasil".

Chega ao fim perfuração do túnel de São Gotardo, o mais longo do mundo

Da Agência EFE

Genebra - Enquanto ainda ecoa o extraordinário resgate dos 33 trabalhadores da mina San José, no Chile, os mineradores foram nesta sexta, novamente, protagonistas de outra história a 800 metros de profundidade: o final da perfuração do túnel suíço de São Gotardo, o mais longo do mundo, com 57 quilômetros.

Uma história diferente, mas com muitas semelhanças, que, como no Chile, teve um final feliz quando os mineradores que perfuraram o túnel sob os Alpes desde o Norte, no cantão suíço-alemão de Uri, e os que trabalharam no Sul, no cantão suíço-italiano de Tessino, se encontraram na metade do caminho, na altura de Sedrun.

Uma grande cerimônia, com participação de mil de pessoas, entre autoridades, moradores da região e os próprios trabalhadores, emoldurou este dia histórico para a Suíça que concluiu uma grande etapa simbólica na construção desta ferrovia que será aberta ao tráfego em 2017.

Após a bênção dada ao projeto por um sacerdote católico e um pastor protestante, a enorme máquina responsável por perfurar a rocha começou a funcionar do lado norte para furar os últimos 180 centímetros que o separavam do túnel do lado sul.

Cerca de 20 minutos depois, em meio a aplausos, a parede rochosa foi derrubada.

Depois, os mineradores procedentes do sul subiram por uma passagem e saíram do outro lado para encontrar seus colegas do norte.

O encontro selou o final simbólico da primeira fase de um longo projeto que já desbancou o túnel de Seikán (Japão), de 54 quilômetros, como o mais longo do mundo, e que terá um grande efeito no meio ambiente ao trocar caminhões por trens para transportar grande parte das mercadorias.

Com duas entradas, está previsto que, pelo menos, 300 trens de passageiros e mercadorias passem a cada dia pelo túnel, um novo percurso que reduzirá para duas horas e 40 minutos a conexão Zurique-Milão, uma hora a menos que o tempo atual.

Ministra do TSE aplica nona multa a José Serra

Brasília – O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, foi multado pela nona vez pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ministra Nancy Andrighi aplicou punição de R$ 5 mil ao candidato e ao presidente do PTB, Roberto Jefferson, por propaganda eleitoral antecipada. O PTB também foi multado em R$ 7,5 mil.

Segundo o Ministério Público Eleitoral, o PTB veiculou, no dia 24 de junho, propaganda eleitoral em favor de Serra no horário destinado à propaganda partidária. A propaganda eleitoral só passou a ser permitida a partir do dia 5 de julho.

“O programa veiculado transmite ao eleitor a ideia de que sua atuação política anterior e propostas apresentadas demonstram futura aptidão para o cargo pleiteado - Presidente da República”. A ministra ainda cita que verificou a “promoção de caráter eleitoral conferida à propaganda partidária, com nítido esforço antecipado de influenciar eleitores”. Os políticos e o partido ainda podem recorrer da decisão ao plenário do TSE.

Duas agências do banco Itaú assaltadas nesta tarde

Duas agências do banco Itaú, uma localizada no bairro da Madalena e outra na Encruzilhada, foram assaltadas no final do expediente bancário, por volta das 16h. Uma equipe da Secretaria de Defesa Social (SDS), formada pelas polícias Militar (PM), Polícia Civil e Rodoviária Federal (PRF), está à procura dos assaltantes, inclusive com um helicóptero.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da PM, às 15h50 cinco homens chegaram em uma moto e um carro à agência da rua Benfica. Dois suspeitos ficaram na porta da agência da rua Benfica para impedir que os clientes e funcionários deixassem o local. Enquanto isso, os outros três homens armados invadiram a agência e recolheram o dinheiro dos caixas e levaram os pertences dos clientes. Não houve tiroteio.


Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Incêndio atinge favela México 70 em São Vicente (SP)

Vítimas do incêndio que atingiu uma favela de São Vicente (SP) - mãe e dois filhos pequenos - estão internados em Santos e São Vicente. O incêndio atingiu 11 palafitas da favela México 70 no início da manhã desta sexta-feira, destruiu 11 barracos e deixou cerca de 100 pessoas desabrigadas.

As chamas começaram por volta de 4h20 da madrugada na palafita de Leandra Campos, de 30 anos. Ela e seu filho, Mateus Campos dos Santos, de 1 ano, estão internados na ala de queimados da Santa Casa de Santos. O outro filho de Leandra, Lucas Campos dos Santos, de 2 anos, sofreu queimaduras nos pés e segue em observação no Hospital Municipal de São Vicente.

Laura teve 40% do corpo ferido e está com queimaduras de segundo e terceiro grau no rosto, tórax, abdome, nos dois braços e na perna esquerda. Já o bebê de um ano teve 10% do corpo queimado. A criança tem queimaduras de terceiro grau no rosto, tórax e no pé direito, mas a lesão mais grave é na mão. O estado de saúde de mãe e filho é regular, porém o protocolo indica que vítimas de queimaduras graves são consideradas em risco até 24 horas após o acidente.

Acionado às 4h24 da madrugada, o Corpo de Bombeiros controlou as chamas às 6h30 da manhã. Sete viaturas e 21 homens trabalharam para combater o incêndio, cuja causa ainda está sendo apurada. De acordo com a Prefeitura de São Vicente, o fogo atingiu uma área de cerca de 200 metros quadrados da favela.

Atualmente, 1830 famílias moram na México 70, mas um projeto do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) pretende extinguir a favela até 2012, transferindo parte das pessoas para conjuntos habitacionais e realizando regulamentação fundiária e urbanização das áreas para aqueles que deverão permanecer no local. Segundo a prefeitura, 338 famílias já foram retiradas da favela, e a intenção é transferir os desabrigados pelo incêndio para um conjunto habitacional em janeiro. Até lá, essas 11 famílias receberão auxílio moradia de R$ 300 da prefeitura.

Fonte: Agência Estado

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PV amplia consultas e decidirá sobre apoio no próximo domingo

A Executiva do PV se reuniu nesta quarta-feira (13) em Brasília e o partido vai ampliar as consultas para decidir o seu caminho no segundo turno, que só será definido em uma plenária no próximo domingo (17), em São Paulo, onde participarão pessoas que não são do PV. Serão levadas para a decisão no colegiado as possibilidades de apoio a Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB) ou uma postura de neutralidade do partido no segundo turno.

Participaram da reunião nesta quarta 53 integrantes da Executiva. No domingo, além deles estarão presentes candidatos ao governo e ao senado pelo partido, os 15 deputados federais eleitos, conselheiros do PV e pessoas de fora do partido, como integrantes do movimento Marina Silva, pessoas que auxiliaram na elaboração do programa de governo e um grupo de lideranças religiosas que apoiou a candidatura.

Marina destacou conversas em andamento com equipes de Dilma e Serra para a discussão dos temas propostos pela ex-candidata ainda na semana passada. Ela confirmou que nesta manhã, antes da reunião, teve uma conversa com Dilma, que procurou abrir um canal para que as duas equipes programáticas dialogassem. Segundo a candidata, da parte de Serra esse pedido foi feito ao deputado federal eleito Alfredo Sirkis (PV), que foi um dos coordenadores de sua campanha. Marina reafirmou que o apoio do PV a qualquer um dos candidatos será de forma “programática” e não em troco de cargos.

A ex-candidata lamentou que no primeiro debate do segundo turno, realizado pela TV Bandeirantes, suas propostas tenham sido “esquecidas” por Dilma e Serra. “Lamentavelmente, eu devo dizer, até com uma certa frustração, que não vi referências no primeiro debate à contribuição que a sociedade apresentou de sustentabilidade e de temas que apontamos como prioritários”.

Questionada sobre consultas informais que manifestavam uma possível preferência de integrantes do partido por Serra, Marina brincou: “Consultas informais estão em cada canto, em cada esquina, em cada rua. Hoje, por exemplo, eu peguei um táxi e o taxista não perdeu tempo e deu a opinião dele. A opinião do taxista foi mais no sentido do caminho da independência”. Perguntada sobre o que achou da posição do taxista, a candidata provocou risos: “Eu estava era de olho no taxímetro”.

A ex-candidata negou que tenha conversado com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o atual, Luiz Inácio Lula da Silva. Ela destacou que amigos em comum com FHC colocaram a possibilidade de um diálogo, que ainda não ocorreu. Em relação a Lula, Marina, que foi ministra dele por seis anos, disse que não tem porque cobrar um contato. “O presidente Lula fez uma manifestação publica, que é de conhecimento da imprensa. Comigo, particularmente, não houve, mas não é isso que devemos ficar cobrando”.

Apesar da indecisão, o PV já sinaliza que vai liberar as pessoas que não concordarem com a definição do partido para fazer campanha para um ou outro candidato. “O partido assegura um direito da minoria, caso não seja unanimidade. O partido tem uma cláusula que assegura aos que não foram maioria manifestar posição”.

Antes da entrevista de Marina, o deputado federal, Fernando Gabeira, que já anunciou apoio a Serra, afirmou que as pessoas do partido que discordarem da posição da plenária poderão fazer campanha, só não podendo usar símbolos do partido. As informações são do G1.

Exportações do agronegócio batem recorde e totalizam US$ 72,3 bilhões em 12 meses

As exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 72,3 bilhões entre outubro de 2009 e setembro de 2010, batendo o recorde na série histórica para o período de 12 meses. Com a crise financeira mundial superada, o Ministério da Agricultura prevê que o recorde anual, conquistado em 2008, com US$ 71,8 bilhões, seja batido este ano, chegando na casa dos US$ 73 bilhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13).

O resultado de setembro também é recorde para o mês, com US$ 7,36 bilhões, e foi 28,1% maior do que o mesmo mês do ano passado. As importações também aumentaram 32,6% em relação a agosto, alcançando US$ 1,17 bilhão. A balança comercial do mês, com esse desempenho, registrou superávit de US$ 6,18 bilhões.

O ministério informou que os produtos que mais contribuíram para o aumento das exportações foram café (44,3%), carnes (14,2%), cereais, farinhas e preparações (151,5%), sucos de frutas (117,3%), produtos florestais (18,3%), complexo soja (6,7%), e fibras e produtos têxteis (58,7%).

Os países que mais aumentaram suas compras do Brasil foram a Argélia (337%), o Egito (113,4%), a Arábia Saudita (68,0%), o Irã (63%), a Itália (62%), o Japão (55,9%), a China (50,8%), e Coréia do Sul (46,7%).

Fonte: Agência Brasil

Oitenta carteiras de habilitação foram apreendidas pelo Detran-PE neste feriadão

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) divulgou o resultado da operação de fiscalização realizada ao lingo deste feriadão de 12 de outbro. No total, foram abordados 1.191 veículos, dos quais 193 receberam algum tipo de notificação com relação a ingestão de bebida alcóolica. Destas infraçoes, seis foram constatadas pelo etilômetro, 78 foram registradas pela recusa do motorista em ser submetido ao teste no equipamento. Mais de 80 carteiras de habilitações foram recolhidas.


A maioria das ocorrências foi registrada nas praias de Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi. De acordo com o Detran-PE, foram 14 nessas praias.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Anac: demanda por voos domésticos cresce 29,93%

O mês de setembro teve aumento de 29,93% na procura por voos domésticos em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre janeiro a setembro de 2010, o índice acumulou aumento de 27,38% no mercado doméstico e 18,42% no mercado internacional, considerando as rotas operadas pelas empresas brasileiras.

De acordo com a Anac, as seis maiores companhias obtiveram melhoras significativas na taxa de ocupação. A participação de mercado no transporte doméstico é liderada pelo Grupo TAM, formado pela TAM e Pantanal (42,40%), seguido pela Gol/Varig (39 46%). Na terceira posição está a Azul (6,7%), seguida da Webjet (5,34%). Em quinto lugar aparece a Avianca (2,84%), seguida pela Trip (2,26%).

Fonte: Agência Estado

Chile já resgatou mais de metade dos mineiros

COPIAPÓ, Chile (Reuters) - A maioria dos mineiros presos na mina chilena de San José já foi içada com segurança por uma cápsula de resgate na quarta-feira, numa operação extraordinária que encerrou a espera de mais de dois meses debaixo da terra.

Um a um, os mineiros subiram através da apertada cápsula Fênix numa viagem de aproximadamente 15 minutos por 625 metros para recuperarem a liberdade.

Com 22 dos 33 mineiros salvos numa operação que ocorre rapidamente e sem empecilhos, as autoridades esperam concluir os trabalhos ainda na quarta-feira, em vez das 48 horas estimadas inicialmente.

A cada mineiro resgatado, cenas de euforia e comemoração tomavam o Acampamento Esperança, montado no deserto do Atacama, no norte do Chile, para a operação de resgate.

Os mineiros estão aparentemente saudáveis, mas alguns sentiram os efeitos do longo tempo soterrados e estavam mais frágeis. Equipes médicas prestaram atendimento aos resgatados logo depois que eles chegaram à superfície.

Mario Gómez, o mineiro mais velho do grupo, com 63 anos, chegou respirando com ajuda de uma máscara de oxigênio. Ele precisou de ajuda para deixar a cápsula e imediatamente ajoelhou-se para rezar.

"Nunca perdi a confiança que eles nos encontrariam", disse ele, que há 50 anos trabalha em minas.

Esteban Rojas também ajoelhou-se e rezou na chegada. Ele prometeu oficializar na igreja o casamento com sua esposa se saísse vivo.

"MILAGRE"

Eufóricos com o resgate, parentes e amigos celebraram com gritos e lágrimas a cada mineiro que percorria o túnel de resgate até reencontrar o ar puro pela primeira vez desde o acidente em 5 de agosto.

"É um milagre de Deus", resumiu Alberto Ávalos, tio do primeiro mineiro resgatado, que correu para a cápsula de resgate assim que chegou à superfície no início da madrugada.

Florencio Ávalos, 31 anos, pai de dois filhos, foi o primeiro a emergir, após 69 dias de isolamento e de uma claustrofóbica ascensão de quase 16 minutos num poço de 622 metros escavado na rocha.

Abraçado e beijado pela mulher, Mónica, e pelo filho Byron, Ávalos parecia muito saudável. Ele recebeu um forte abraço também do presidente chileno, Sebastián Piñera, enquanto a multidão gritava "Chi-chi-chi, le-le-le, viva Chile!."

Em seguida subiu Mario Sepúlveda, cujos gritos de felicidade já eram ouvidos saindo do poço, mesmo antes de ele chegar, o que causou risos nos parentes que o esperavam. Ele apareceu com uma sacola amarela, da qual tirou pedaços de pedra que distribuiu como uma espécie de souvenir, inclusive ao presidente.

"Estou muito contente!", gritou Sepúlveda, rindo, socando o ar e abraçando todos os que estavam à sua frente. Mas ele também soube falar sério.

"Estive com Deus e estive com o diabo. Os dois brigaram e Deus venceu", disse ele numa entrevista coletiva posterior, na qual cobrou mudanças abrangentes para garantir a segurança dos trabalhadores.

BARBEADOS

Em seguida saiu Juan Illanes, que chamou de "cruzeiro" o trajeto na Fênix. Todos os mineiros saem da cápsula usando óculos escuros, para proteger os olhos após passarem tantas semanas num ambiente mal iluminado.

Assim como suas esposas na superfície, que fizeram unhas e cabelo para receber os homens, os mineiros também chegaram arrumados e barbeados.

Eles ficaram retidos nas entranhas úmidas e calorosas da mina por causa de um desabamento ocorrido em 5 de agosto numa galeria num nível superior.

Durante 17 dias, acreditou-se que eles estavam mortos, até que uma pequena sonda conseguiu chegar à área onde eles se encontravam, trazendo de volta um bilhete que se tornou famoso: "Estamos bem no refúgio, os 33."

Em um discurso após o resgate do primeiro mineiro, Piñera chamou a atenção para a data do resgate, 13/10/10, cujos números somam 33. Ele pediu que o Chile mantenha o clima de união e otimismo que envolveu o resgate, e lembrou que o país ainda se recupera de um violento terremoto ocorrido em fevereiro.

Nas últimas semanas, o drama da sobrevivência do grupo e a extraordinária operação de resgate galvanizaram as atenções de todo o mundo.

Desde que foram localizados, os mineiros conseguiam receber suprimentos e se comunicar com o mundo por meio da estreita perfuração da sonda, com cerca de 20 centímetros de diâmetro.

Enquanto isso, outros três poços, com menos de 60 centímetros, pouco mais que a largura dos ombros de um adulto, eram escavados para o resgate. O chamado "Plano B" foi o primeiro a atingir o refúgio.

A última etapa da operação então começou na noite de terça-feira, quando um socorrista desceu na Fênix até a galeria da mina. Ali, foi abraçado pelos 33 mineiros e levou poucos minutos para instalar Ávalos na cápsula e autorizar a subida.

Nos últimos dias, os homens foram submetidos a dieta líquida e exercícios para perderem peso e facilitarem a ascensão.

ESPERA ANSIOSA

Com um misto de nervosismo e euforia, pais, esposas e filhos dos mineiros acompanharam toda a operação no Acampamento Esperança, que se formou nas últimas semanas em torno da mina San José, em meio à paisagem árida e rochosa do Atacama.

A cápsula Fênix, nome da ave mitológica que ressurge das cinzas, foi especialmente projetada para esse fim. Ela conta com rodas laterais para auxiliar o deslocamento, e está equipada com máscaras de oxigênio, comunicadores, câmeras e escotilhas.

Depois de escavarem o poço, os técnicos ainda tiveram de revestir com aço a parte superior, onde o terreno era mais instável, o que gerava o risco de que alguma pedra se desprendesse, bloqueando a saída.

Os engenheiros dizem que a etapa final da operação ainda contém riscos, mas que a cápsula está se comportando bem no poço. Até agora não há problemas no resgate, que pode durar até quinta-feira.

Cada ascensão leva cerca de 15 minutos. A cápsula anda a cerca de 1 metro por segundo (3,6 quilômetros por hora), a velocidade de uma caminhada normal. Mas ela pode chegar a 3 metros por segundo caso o mineiro que está sendo transportado tenha algum problema.

Após serem retirados, os mineiros devem passar dois dias em observação num hospital da vizinha Copiapó. Os médicos dizem que alguns dos homens estão psicologicamente abalados e podem enfrentar consequências do estresse durante muito tempo.

Depois do acidente, o governo chileno determinou uma reformulação total das regras de segurança no setor minerador, uma das principais atividades econômicas do Chile.

(Reportagem adicional de Antonio de la Jara, Fabian Cambero, Brad Haynes e Hugh Bronstein, em Santiago; e de Juana Casas, em Copiapó)

Central de Inquéritos do MPPE terá nova sede a partir desta quarta-feira

Será inaugurada nesta quinta-feira a sede da Central de Inquéritos da Capital do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O órgão vai funcionar, agora, na Avenida Visconde de Suassuna. A Central de Inquéritos recebe os procedimentos de investigação, dentre eles os inquéritos encaminhados pela Polícia referentes a crimes ocorridos na capital. Como o Ministério Público é sempre titular da ação penal, todos os inquéritos policiais devem ser remetidos a ele.

A coordenadora da Central de Inquéritos, a promotora de Justiça Maria da Conceição de Oliveira Martins, acredita que com a mudança para o novo prédio, o espaço disponível torna-se adequado e suficiente para receber o corpo administrativo e os promotores de Justiça. “Além de ser compatível com a importância e a demanda do setor”, disse através da assessoria de imprensa.

É partir dos inquéritos que o MPPE instaura ações penais, podendo, para isso, requisitar novas diligências à Polícia, quando entender necessário para o oferecimento da denúncia à Justiça. Também pode posicionar-se pelo arquivamento da peça de investigação, caso não haja indícios de crime. São também os promotores de Justiça com atuação na Central os responsáveis pela emissão dos pareceres referentes aos pedidos de quebra de sigilo bancário ou telefônico, ou aos pedidos de relaxamento de prisão ou liberdade provisória.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

ONU tenta disciplinar compra de terras em países emergentes

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta quarta-feira (13) orientações para nortear o investimento estrangeiro na compra de terras em países emergentes. As regras foram propostas para incentivar o que a entidade chamou de "investimento responsável" em agricultura, que procura barrar a compra de milhões de hectares em várias regiões do mundo, muitas vezes em detrimento de quem ocupa essas terras.

As orientações englobam o reconhecimento do direito à terra e aos recursos naturais a quem já ocupa as áreas agricultáveis e a transparência nas transações. "Esses investimentos precisam de uma legitimidade que hoje não existe", afirmou Olivier De Schutteur, relator especial da ONU para o direito à alimentação, durante a Conferência Mundial sobre Segurança Alimentar, que acontece em Roma.

A propriedade agrícola tornou-se assunto de grande repercussão por causa da crise internacional de alimentos de 2007 e 2008, quando a elevação dos preços dos grãos provocou protestos e risco inflacionário em muitas economias emergentes. O episódio também fez investidores ver oportunidade de lucro nos mercados de commodities agrícolas, e levou alguns a comprar vastas extensões de terras em países mais pobres onde o capital escasso impede uma produção de alimentos mais eficiente.

A recente disparada nos preços das commodities, provocada pelas quebras de safras de grãos no leste europeu e em outras regiões do mundo por causa de problemas climáticos, atraiu novamente a especulação de investidores financeiros, ajudando a jogar o tema da crise de alimentos no centro das atenções. Esses investidores vão de países do Golfo Pérsico, como o Catar, que são dependentes da importação de alimentos, a bancos da Europa e dos Estados Unidos e fundos soberanos.

Um relatório do Banco Mundial divulgado no mês passado revelou que 45 milhões de hectares de terras foram adquiridos nos países em desenvolvimento em 2009. Dois terços dessa extensão estão na África. No mês passado, o Saudi Star Group adquiriu 139 mil hectares de terras aráveis no oeste da Etiópia, onde sauditas já são proprietários de milhões de hectares. No vizinho Sudão a situação é a mesma.

Eles argumentam que estão ajudando a modernizar a agricultura em países em desenvolvimento ao aumentar a oferta de empregos local e o fornecimento de novas tecnologias, cooperativas e serviços. "A falta de investimento é causa da fome de um bilhão de pessoas no mundo", defendeu John Latham, diretor de programa da FAO na ONU. "Precisamos encorajar o investimento; a falta dele tem sido um problema há muitos anos", disse. De acordo com a FAO, a produção agrícola tem que aumentar em 70% até 2050 para atender a demanda por alimentos, ração e biocombustíveis.

Mas especialistas criticam as transações envolvendo a compra de grandes extensões de terras dizendo que muitas delas são secretas e de legalidade duvidosa. Os direitos de quem as ocupa geralmente não são reconhecidos, o que leva os governos dos países em desenvolvimento a reivindicar a terra e a apresentá-la como área não utilizada, de acordo com Ruth Hall, do Instituto para Estudos da Pobreza, Terra e Questões Agrárias da Universidade do Cabo Ocidental.

"O discurso da terra vaga simplesmente não é verdadeiro. As transações deslocam a população do local em vez de apoiá-la", afirmou. Ben White, do Instituto de Estudos Sociais de Haia, também argumentou que os produtores locais geralmente têm apenas a posse precária da terra e muitas vezes são seduzidos pelo dinheiro oferecido a eles. "Os agricultores são extremamente vulneráveis diante de corporações transnacionais de compra de terras", disse.

Especialistas também não estão convencidos de que as orientações definidas pela ONU vão combater a corrupção e as compras secretas de grandes extensões de terras. As orientações podem tentar reconhecer "os marginalizados", mas a história mostra que sozinhas, as orientações não vão resolver o problema, afirmou Ian Scoones, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, da Universidade de Sussex. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Hungria: número de mortos por causa de lamas tóxicas sobe para sete

O número de mortes provocadas por um gigantesco derrame de lamas industriais tóxicas na Hungria, que chegaram ao rio Danúbio, subiu de cinco para sete esta sexta-feira, depois de dois corpos terem sido encontrados pelas equipas de resgate, noticia a Reuters.

De acordo com a BBC, que cita Tibor Dobson, porta-voz da entidade responsável pelos trabalhos de resgate, os dois mortos foram encontrados perto de Devecser e estão por identificar. Porém, crê-se, seriam residentes da localidade próxima de Kolontar.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, disse que a situação está «sob controlo» e que a poluição não deverá alastrar-se mais no Danúbio.

O ministro do Interior Sandor Pinter afirmou, em conferência de imprensa, que o derrame, originado numa unidade de processamento de alumínio, não afectou as reservas de água potável, até agora. A porta-voz governamental Anna Nagy salientou que a cadeia alimentar também está a salvo.

Apesar destas garantias, foi declarado o estado de emergência em três municípios na quinta-feira, depois das lamas tóxicas terem afectado três localidades. Além das sete vítimas mortais, 150 pessoas sofreram ferimentos.

O primeiro-ministro do país admitira já esta quinta-feira que algumas destas zonas se tornaram inabitáveis e que poderá haver necessidade de realojar as populações.

Primo de Bruno diz que mentiu sobre fato de Eliza ter sido comida por cães

Na audiência sobre o caso do goleiro Bruno, que acontece nesta sexta-feira, em Contagem (MG), o primo do jogador declarou que inventou que partes do corpo de Eliza Samudio teria sido dado como comida a cães. Ele falou que inventou essa história porque seu pai criava cachorros da raça rotweiller.

O primo de Bruno, de acordo com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, disse ainda que o seu depoimento mais verdadeiro foi o do dia 22 de julho, prestado no Juizado da Infância e Juventude de Contagem.

O adolescente, que é acusado de envolvimento de no crime de suposto assassinato da modelo Eliza Samudio, já apresentou diversas versões sobre o caso à polícia e ao Ministério Público. Ele ainda afirmou no depoimento que conhecia um amigo do goleiro identificado como Bola - e que até teria saído com ele algumas vezes - mas que não se tratava do Marcos Aparecido Santos, também acusado de participar do suposto assassinato de Eliza, desaparecida há meses.

O garoto chegou e pedir desculpas a Santos, também presente na sessão, por envolvê-lo no caso.

As informações são da "Folha de São Paulo".

Telefone do Samu volta a

Uma pane elétrica no transformador de um prédio em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, onde está a sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), deixou a população sem atendimento para o telefone 192, das 9h às14h, nesta sexta-feira (8), segundo a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.

Nesse período, as chamadas que acionam o atendimento de ambulâncias deveriam ser feitas para o 193, telefone do Corpo de Bombeiros.

Outros bairros da zona sul também tiveram problemas com o abastecimento de luz nesta manhã, mas foram resolvidos segundo a Light, concessionária que administra o fornecimento de energia. Uma árvore caiu sobre a rede elétrica e afetou sinais de trânsito no Leblon e na Lagoa.

Sarney tem 'melhora substancial', diz boletim médico, mas segue internado

O estado de saúde do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que está internado desde terça-feira (5) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, “apresenta melhora substancial’, segundo informou boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira (8).

Segundo o hospital, Sarney segue internado em decorrência de quadro de arritmia cardíaca e esofagite. O boletim não informa previsão de alta. Sarney sofreu uma arritmia cardíaca no último sábado (2), no Maranhão. Ele foi transferido de São Luís para São Paulo na terça-feira, para realização de exames, mas acabou sendo internado, de acordo com a nota divulgada pelo hospital.
Arritmia
O quadro de arritmia cardíaca de Sarney foi revertido ainda no sábado, quendo ele foi atendido no Hospital UDI, em São Luís. Segundo o boletim médico divulgado no domingo (3), exames mostraram um "discreto infiltrado pulmonar", o que levou Sarney a ficar mais um dia internado na cpaital maranhense.

Na segunda (4), Sarney disse que se sentia "bem" e pronto para deixar o hospital. Em conversa com assessores, comemorou a reeleição de sua filha, Roseana Sarney (PMDB), ao governo do Maranhão e também o desempenho de Dilma Rousseff no estado, onde a petista teve 70% dos votos válidos.

Veja a íntegra do boletim médico

"O presidente do Senado, José Sarney, segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de quadro de arritmia cardíaca e esofagite.

O paciente apresenta melhora substancial do quadro clínico.

As equipes médicas que o acompanha são coordenadas pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho e Raul Cutait.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr. Riad Younes
Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico."

20 dissidentes que comemoravam Nobel da paz para chinês são detidos

PEQUIM- Pelo menos 20 dissidentes chineses que tinham se reunido em diferentes partes de Pequim para comemorar o Nobel da Paz concedido ao ativista Liu Xiaobo foram detidos, informou nesta sexta-feira, 8, à Efe o advogado Teng Biao.

Veja também:Nobel da paz para dissidente irrita Pequim
Esposa de vencedor do prêmio pede sua libertação
Líderes pedem libertação de ativista
Perfil: Liu Xiaobo, ativista chinês

Segundo o advogado de direitos humanos, as detenções aconteceram depois das 17h (hora local, quando se conheceu na China a decisão de Oslo) em diversas regiões de Pequim, e pequenos grupos de ativistas estavam reunidos em bares e restaurantes para celebrar a concessão do prêmio a Liu.

"Eles estavam se preparando para comemorar o Nobel por volta das cinco da tarde, iam se reunir com amigos em diferentes pontos da cidade", quando foram detidos, declarou Biao em conversa por telefone.

Ao mesmo tempo, nesta mesma tarde o Ministério de Assuntos Exteriores chinês chamou o embaixador norueguês em Pequim, Svein Ole Saether, para consultas, segundo confirmaram à Efe fontes ligadas ao encontro.

A embaixada da Noruega em Pequim está desviando as consultas dos jornalistas sobre este novo conflito diplomático a seu governo em Oslo.

Funcionários da Chancelaria chinesa expressaram a Saether a insatisfação de seu governo e o risco que correm as relações bilaterais entre ambos os países pela concessão do prêmio a Liu, que desde dezembro de 2009 cumpre pena de 11 anos de prisão por ter redigido um manifesto político pedindo democracia em seu país.

O embaixador informou que transferiria a preocupação de Pequim a seu governo e que esperava que as relações entre China e Noruega não ficassem prejudicadas.

Nos últimos meses Pequim ameaçou Oslo sobre a concessão do prêmio a Liu, o que, se acontecesse, acarretaria problemas em suas relações bilaterais e na assinatura de um acordo entre ambos os países no setor de petróleo.

PRF-CE monta operação Nossa Senhora Aparecida para feriadão

A Polícia Rodoviária Federal no Ceará montou a operação Nossa Senhora Aparecida, para o feriado prolongado desta sexta-feira, 8, até a meia noite da terça-feira, 12. Participarão 320 policiais no serviço operacional, 80 viaturas realizando rondas ao longo dos 1.800km de rodovias federais cearenses, 70 bafômetros e um radar de velocidade. O objetivo é suprir a demanda do feriado escolar na segunda-feira que prolongou o fim de semana para os estudantes.

Caso haja necessidade, a PRF-CE fará blitz descentralizadas no âmbito das Delegacias na Capital e Interior, com foco no uso dos bafômetros e infrações que geram risco de morte como ultrapassagens arriscadas e excesso de velocidade.

Embora a obrigatoriedade da cadeirinha para crianças tenha sido adiada, ela será cobrada nas rodovias federais, podendo o motorista que desrespeitar a legislação ser autuado conforme artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro e ter o veículo retido no local para regularização. Desde a vigência da Resolução 277 do Contra, apenas dois veículos foram autuados por esta infração.

Veículos articulados, como cegonhas e bi-trens, terão restrição de tráfego no sábado, de 6h às 12 horas e na terça-feira, de 16h às 22 horas.

Polêmica sobre aborto marca propaganda dos presideciáveis na TV

SÃO PAULO - A polêmica em torno da questão do aborto marcou a primeira propaganda do segundo turno na TV dos candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

Ao afirmar ter valores cristãos, o tucano disse que não muda de opinião na véspera de eleição e sempre condenou o ato. O presidenciável prometeu criar um programa voltado para as mulheres grávidas.

"O dom da vida é o mais bonito e o mais sagrado que a gente recebe. Mãe brasileira, um programa do Serra que vai cuidar da mãe e proteger a vida do bebê muito antes dele nascer. Consultas de pré-natal, apoio para a saúde da mãe e do bebê. Mãe brasileira, a favor da vida, a favor do Brasil", disse o locutor.

Serra agradeceu os eleitores pelo segundo turno e elogiou a participação da candidata derrotada Marina Silva (PV), que conquistou quase 20 milhões de votos. O tucano ainda reiterou suas propostas de campanha e insistiu na comparações entre ele e Dilma, que teria, na sua opinião, um currículo menos extenso em termos de vida pública e experiência administrativa.

Foram veiculadas mensagens de apoio de Aécio Neves (PSDB) e dos governadores eleitos de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), do Paraná, Beto Richa (PSDB) e de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM).

Já a petista, que afirmou ser vítima de calúnias, rechaçou os boatos de que seria a favor do aborto e prometeu uma campanha em favor da vida. "Estou sofrendo na pele uma das campanhas mais caluniosas que o Brasil já viu", declarou. O programa do PT ressaltou que existe uma tentativa de difamar Dilma através de mentiras veiculadas na internet.

"Infelizmente, uma corrente do mal tem utilizado a rede para espalhar anonimamente mentiras contra Dilma. Não acredite nelas. Dilma é uma mulher honesta, que respeita a vida e as religiões", disse uma das apresentadoras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também gravou um depoimento de apoio, no qual disse que sofreu o mesmo tipo de crítica no passado.

A propaganda de Dilma também partiu para o ataque contra os tucanos ao afirmar que no "Brasil de Serra e FHC" não terá Bolsa Família e Luz para Todos. Outras mensagens de apoio partiram dos governadores eleitos, como Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco, Jaques Wagner (PT) na Bahia, Sérgio Cabral (PMDB) no Rio e Tarso Genro (PT) no Rio Grande do Sul.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Senai inscreve jovens para cursos gratuitos no interior

Do JC Online
Núcleo SJCC/Petrolina

Através de uma parceria entre o SENAI e a prefeitura de Petrolina, jovens em situação de vulnerabilidade social poderão participar, a partir da próxima quinta, de cursos de qualificação para pedreiro e profissionais da fruticultura.

Os interessados devem ter entre 18 e 24 anos, participar de algum programa social, ter ensino fundamental completo, residir nos bairros Henrique Leite, Fernando Idalino ou Jatobá e não podem possuir emprego formal.

As inscrições poderão ser feitas nesta quarta, no CRAS do bairro Fernando Idalino. São disponibilizadas 20 vagas para cada um dos cursos. As aulas acontecerão no Senai.

“Além de ser um grande passo para a inserção desses jovens no mercado de trabalho, o objetivo desse projeto é desenvolver as competências profissionais desses jovens para que eles tenham melhor empregabilidade, além da inclusão social e profissional”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina, Teresa Virgínia Carvalho.

Ciro Gomes coordenará campanha de Dilma no NE

A candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, anunciou que o deputado federal Ciro Gomes (PSB) será o coordenador da campanha petista no Nordeste. A escolha chama a atenção porque o socialista não se engajou com vontade no primeiro turno. Ciro era cotado para disputa a eleição presidencial, mas o partido decidiu não ter candidatura própria e ficar no palanque de Dilma.

O PSB, inicialmente, defendia o lançamento de duas candidaturas governistas para a Presidência. Só que a tese não foi aceita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que queria a base unida na campanha desde o primeiro turno. A tese lulista prevaleceu.

O fato de Ciro ter sido retirado do processo sucessório provocou um estremecimento entre o deputado cearense e o PSB. Ciro chateou-se com o partido e não se envolveu diretamente na campanha de Dilma, apesar do esforça da petista de se reaproximar do aliado. Ciro optou por se dedicar à reeleição de seu irmão Cid Gomes ao governo do Ceará.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Rosália Rangel

Serra recorre a discurso ambiental ao retomar campanha

Em seu primeiro dia de campanha no segundo turno das eleições presidenciais, o candidato do PSDB, José Serra, voltou a criticar, de forma indireta, sua adversária na disputa, a petista Dilma Rousseff, e aproveitou para encampar o discurso ambientalista de olho no apoio da senadora Marina Silva, candidata do PV que ficou em terceiro lugar no primeiro turno. "Sou um ambientalista convicto, não apenas na teoria, mas na prática", afirmou o tucano.

"Não vou agora virar ambientalista de última hora, como não virei cristão de última hora, como não virei nada de última hora. As minhas posições são muito conhecidas. Sempre as explicito de maneira muito clara", disse Serra, após uma visita a obras de ampliação da Avenida Jacu Pêssego até a cidade de Mauá, na região do ABC Paulista, reduto do PT em São Paulo. "Não fiquei mudando de uma hora para outra, segundo a conveniência eleitoral", provocou.

Apesar da chuva fina em Mauá, Serra estava bastante animado e ressaltou que a obra, uma parceria entre a Prefeitura paulistana e o governo do Estado, cumpriu todas as exigências ambientais. Ao lado do governador eleito em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ele citou também as obras do Trecho Sul do Rodoanel como um exemplo de respeito ao meio ambiente.

"Essa Jacu Pêssego e o Rodoanel fizemos dentro das mais estritas normas ambientais. Quero lembrar que, no caso do Trecho Sul do Rodoanel, gastamos R$ 500 milhões para o meio ambiente, exigência que fiz como prefeito quando Alckmin era governador", afirmou.

"Cabia à Prefeitura de São Paulo fazer as exigências ambientais dos trechos que passaram pela capital. Nós fizemos essas exigências", disse Serra. "Valeu a pena porque se preservou em grande medida todo o meio ambiente nessa região. O meu currículo em matéria ambiental, tem qualificação muito alta."

Fonte: Agência Estado

Bandidos e policiais trocam tiros em perseguição na Madalena

Do JC Online

Uma perseguição policial no final desta tarde na Madalena, Zona Norte do Recife causou a prisão de três homens nesta terça-feira (5). Segundo a assessoria da Polícia Militar, cinco homens roubaram um veículo e foram interceptados por uma viatura quando se iniciou uma troca de tiros.

Segundo a PM, dois suspeitos fugiram. Os três presos foram levados para a delegacia da Várzea. Ainda não há detalhes sobre o nome dos três homens presos.

Durante a perseguição pelas ruas do bairro, houve troca de tiros, mas não há registro de feridos.

Aguarde mais informações

Série B: Em busca de reabilitação, Náutico enfrenta o ASA em Arapiraca

Com um péssimo rendimento em partidas disputadas fora do Recife, o Náutico tenta quebrar essa série de derrotas na noite desta terça-feira (05). O Timbu enfrenta o ASA, às 21h, no Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca. Literalmente, em queda livre, o alvirrubro perdeu seis partidas do returno e ganhou apenas uma vitória do Figueirense, nos Aflitos, em 21 de setembro. Com isso, o Náutico está em 11º lugar, com 34 pontos, bem perto da zona de rebaixamento.

Para a partida de logo mais, a situação é complicada. O time tem vários desfalques na equipe. No gol, Glédson, suspenso pelo terceiro amarelo e que vem falhando bastante nos últimos jogos, será substituído por Bruno. No meio, além de perder o volante Rodrigo Pontes, expulso, Roberto Fernandes também não contará com o volante Hamilton, que se queixa de dores musculares. Com isso, o volante Nilson, que não tinha chance alguma de jogar com Alexandre Gallo, e Márcio Tinga devem ser titulares. Ainda no setor defensivo, Wilton Goiano volta a ser titular, enquanto Wescley, que cumpriu dois jogos de suspensão, pode ganhar a vaga de Diego Bispo na zaga.

Ficha Técnica

ASA: Jorge Miguel (Paulo Musse); Everton, Plínio e Edson Veneno; Marcos Tamandaré, Audálio, Márcio Carioca, Didira, Luiz Mário e João Victor; Sylvestre (Ciel). Técnico: José Mauro Vica.

Náutico: Bruno; Wilton Goiano, Walter, Wescley (Diego Bispo) e Jeff Silva; Ramirez, Nilson, Tinga (Tiago Lima) e Giovanni; Geílson e Max. Técnico: Roberto Fernandes

Local: Estádio Coaracy Fonseca (Arapiraca)

Horário: 21h

Árbitro: Elmo Alves Rezende Cunha (GO)


Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos GO)

Dilma: Ciro integrará coordenação política da campanha

Ao lado de lideranças do Nordeste, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira (5) que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) integrará, a partir de agora, a coordenação política de sua campanha. "Tenho muita admiração e respeito pelo deputado Ciro Gomes, tenho certeza de que ele tem uma grande contribuição para dar", disse Dilma, que conversou com jornalistas ao lado dos governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Marcelo Déda (Sergipe), Cid Gomes (Ceará) e do senador eleito Wellington Dias (PT-PI), além do próprio Ciro Gomes.

Dilma afirmou que o segundo turno é um momento importante para o cidadão poder conhecer melhor as propostas dos candidatos. Ela ressaltou que o Nordeste é um dos focos de sua campanha e destacou as conquistas feitas pelo presidente Lula na região, como a ampliação do Bolsa Família, do Luz para Todos e do aumento do investimento em infraestrutura. "O Nordeste antes era o problema, hoje é parte da solução", disse.

Fonte: Agência Estado

MPF denuncia à Justiça Federal onze pessoas por desvio de medicamentos

Onze pessoas foram denunciadas à Justiça Federal pelo crime de desvio de medicamentos e materiais hospitalares de unidades mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Recife. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF). As denúncias foram motivadas pela Operação Desvio, deflagrada em abril deste ano pelo MPF, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Todos os denunciados, de acordo como MPF, são funcionários públicos, com vínculo estatutário ou celetista, e trabalhavam nos hospitais que foram alvos das fraudes. Nas investigações realizadas foi constatado que eles se aproveitavam dos cargos que exerciam para subtrair os medicamentos e equipamentos hospitalares e revendê-los aos atravessadores, por preços considerados bem abaixo do que é praticado no mercado.

A fraude atingiu além da Secretaria de Saúde, sete hospitais do Recife: Agamenon Magalhães, Restauração, Getúlio Vargas, Hospital das Clínicas, Hospital Barão de Lucena e Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes.

Um dos acusados de envolvimento no esquema criminos, José Wanderlei Ferreira Guimarães, já foi condenado pela Justiça. Ele agia como atravessador e foi penalizado com prisão por cinco anos e seis meses, além de pagamento de multa, pelo crime de receptação qualificada.


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR