Causou surpresa o nome de um atleta na lista dos 23 convocados do técnico Dunga (foto), às 13h, desta terça-feira (11), para defender a camisa do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. Não foram os tão cotados jogadores do Santos, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar, que neste primeiro semestre foram os destaques do futebol brasileiro que roubaram a cena. Quem surpreendeu e ganhou a disputa no ataque foi Grafite, que disputou apenas uma partida na Seleção Brasileira recentemente.
O atacante participou dos minutos finais da vitória por 2x0 sobre a Irlanda, em março, no último amistoso antes da convocação para a Copa do Mundo. Grafite ganhou a vaga que seria do Imperador Adriano, que recentemente mostrou-se acomodado, faltando a 13 treinos no Flamengo e se evolvendo em problemas fora dos gramados.
Edinaldo Batista Libânio, mais conhecido como Grafite, 31 anos, natural de Jundiaí, foi revelado na Matonense, time do interior de São Paulo. O atleta ganhou destaque nacionalmente quando atuou no Santa Cruz, em 2002, ao marcar 22 gols. O atacante, aqui no Brasil, defendeu também as cores da Ferroviária/SP, Grêmio, Goiás e São Paulo, onde conquistou três títulos: Campeonato Paulista, Taça Libertadores da América e Mundial de clubes da Fifa, todos em 2005.
Fora do País, ele jogou pelo Anyang Cheetahs, da Coréia do Sul, Le Mans, da França e Wolfsburg, da Alemanha, equipe que atua hoje em dia. Como conquistas pessoais, Grafite foi eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão, em 2009, e, no mesmo ano, foi o artilheiro do torneio ao marcar 28 gols.
Pelas regras da Fifa, o treinador tem de apresentar 30 nomes nesta terça-feira. No entanto, Dunga optou por divulgar a lista com apenas os 23 que começarão os treinamentos no próximo dia 21, em Curitiba. Ainda hoje, a CBF deve informar quem são os sete restantes em sua página de internet, e no dia 1º de junho é obrigada a enviar à entidade máxima do futebol a relação final com os 23 atletas escolhidos entre os 30 pré-convocados.
Lista de convocados do Brasil para a Copa da África do Sul
Goleiros
Júlio César (Inter de Milão)
Gomes (Tottenham)
Doni (Roma)
Laterais
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
Gilberto (Cruzeiro)
Michel Bastos (Lyon)
Zagueiros
Juan (Roma)
Lúcio (Inter de Milão)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)
Meio-campistas
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Felipe Melo (Juventus)
Josué (Wolfsburg)
Kléberson (Flamengo)
Elano (Galatasaray)
Ramires (Benfica)
Kaká (Real Madrid)
Julio Baptista (Roma)
Atacantes
Luis Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Villarreal)
Robinho (Santos)
Grafite (Wolfsburg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário