
O prefeito do Recife,João da Costa(PT), disse que as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) devem ser ampliadas no Recife. A ação que acontece no Bairro de Santo Amaro foi alvo de pesquisa de campo e obteve aprovação de 76,79% dos moradores do bairro. Costa está em Brasília e se reúne hoje com o ministro da Justiça Tarso
A pesquisa foi desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável por monitorar e avaliar as ações desse programa do Governo Federal. A consulta foi realizada em julho deste ano e abordou questões relativas à segurança pública, cidadania, ao sistema de justiça criminal e Pronasci. Foram ouvidos chefes de família das comunidades de Santo Amaro, no Recife (PE), Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), ZAP 5, em Rio Branco (AC), São Pedro, em Vitória (ES), Bom Jesus, em Porto Alegre (RS), Benedito Bentes, em Maceió (AL) e em Itapoã, no Distrito Federal. A maioria dos entrevistados acredita que as ações realizadas pelo Programa em suas comunidades reduziram a violência. Foi o que responderam 76,79% dos moradores de Santo Amaro (Recife/PE), 72,34% de Itapoã (Brasília/DF), 63,89% do Complexo do Alemão/Nova Brasília (Rio de Janeiro/RJ) e 61,90% de ZAP-5/Santa Inês (Rio Branco/AC). O bairro de Santo Amaro apresenta o melhor índice e foi o primeiro a receber o Território de Paz do Pronasci. Em Recife, o projeto foi instalado em 2 de dezembro de 2008.
Escrito por Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário