Feras que farão o vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE) deverão se inscrever de domingo (1º) até o dia 31 de agosto, exclusivamente pela internet. Há datas diferentes de inscrição, de acordo com a série do estudante. As provas serão realizadas em novembro. Primeiro, para os alunos do 3º ano do ensino médio (dias 14 e 15), depois para os estudantes dos 1º e 2º anos (dia 21).
LEIA MAIS
» Alunos inscritos no CADúnico têm isenção garantida no vestibular da UPE
Para assegurar mais qualidade na seleção – ano passado houve muitas críticas de vestibulandos, professores e donos de escolas – as bancas responsáveis por cada disciplina vão ser mais cuidadosas. Antes da aplicação do exame, as questões serão respondidas e avaliadas por membros da banca que não participaram da elaboração das provas.
“Os professores que redigem os quesitos do seriado são diferentes dos que fazem as questões do vestibular tradicional. Queremos que haja o mínimo de erros, anulação e mudança de gabaritos. Por isso, a banca do seriado fará a prova do tradicional e vice-versa. Com o olhar de quem não elaborou a questão, fica mais fácil identificar se há falhas e corrigi-las antes da realização dos vestibulares”, explica o coordenador pedagógico da comissão do vestibular da UPE, Darlan Moutinho. Segundo ele, os feras podem ficar tranquilos porque não haverá questões com “cascas de banana”, aquelas que confundem o estudante com respostas ambíguas.
Do total de vagas em 44 graduações que a UPE oferecerá no próximo ano (3.580), 716 (20%) serão preenchidas pelo vestibular seriado. Do universo de vagas do seriado, 143 vão para candidatos cotistas. O modelo consiste numa seleção realizada durante os três anos do ensino médio. Ao final de cada série, o estudante é submetido a provas, que resultam em uma média.
Este ano, haverá a conclusão do primeiro ciclo do seriado. Ou seja: 716 feras ingressarão na universidade a partir do desempenho computado durante três anos (as três notas são somadas e resultam numa média). Somente no último ano há a escolha do curso.
O reitor da UPE, Carlos Calado, diz que a partir do próximo ano o percentual de vagas destinadas ao exame seriado (20%) vai aumentar. “Vamos fortalecer o seriado, pois o formato contribui para a qualidade do ensino, quando alunos e escolas avaliam, a cada ano, como foi seu desempenho”, observa o reitor. Calado lembra que um mesmo estudante pode participar dos dois processos, o vestibular tradicional e o seriado. “Ele pode, inclusive, concorrer em cursos diferentes em cada concurso”, destaca.
Os alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio terão apenas um dia de provas. Serão 60 questões, seis de cada uma das seguintes disciplinas: português, língua estrangeira (inglês ou espanhol), matemática, física, química, biologia, geografia, história, filosofia e sociologia. Cinco quesitos serão de múltipla escolha (cinco alternativas, onde apenas uma deve ser assinalada) e um de proposição múltipla (verdadeiro e falso).
Para os feras do 3º ano, o seriado terá dois dias de provas. No primeiro, o formato será o mesmo dos alunos do 1º e 2º anos (60 questões de 10 matérias). No segundo dia, haverá redação, além de oito questões de múltipla escolha. Cairão assuntos de duas ou três disciplinas, de acordo com o curso que o candidato estiver concorrendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário