segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Especulações sobre saída de Ciro voltam a ganhar força

A história se repete. A cada final de temporada a saída do atacante Ciro volta às manchetes. Em 2009, os interessados eram clubes europeus. Agora, são brasileiros. Há rumores que quatro times nacionais estariam interessados em tirar o jogador do Sport.

Na briga estariam o Corinthians, o Atlético-MG e os cariocas Flamengo e Fluminense, atual campeão brasileiro. Entretanto, a diretoria rubro-negra afirma que nenhum deles fez uma proposta oficial ao clube.

Especula-se que o Flamengo deve mesmo apresentar uma proposta ainda esta semana. Mas, como nas vezes anteriores, nada é oficial.

A diretoria do Sport afirma que não há nada para impedir uma negociação com o atacante. Entretanto, afirma que a proposta tem que ser boa para o clube. A multa rescisória para a saída do jogador para um clube brasileiro é de R$ 20 milhões.


Fonte: Pe360graus

Estudante pernambucano ganha liminar para fazer nova prova do Enem

Do JC Online

A juíza federal Marília Ivo Neves, da 7ª Vara de Pernambuco, concedeu liminar nesta segunda-feira (13) para que o estudante Alexandre Marques Koury Neto realize as provas de ciências humanas e ciências da natureza do Enem nesta quarta-feira (15). O Inep já foi comunicado e tem até às 15h de terça-feira (14) para se pronunciar.

O estudante e sua mãe, Bartira Marques Koury, entraram na Justiça na última sexta (10), após Alexandre não ter seu nome incluído entre os que fariam o novo exame. Segundo o advogado do estudante, ele não recebeu qualquer comunicado via telefone, SMS, carta ou telegrama sobre a prova de quarta, nem seu nome apareceu em buscas no site do Inep.

Na liminar a juíza considerou que "o segundo critério para elegibilidade (registro em ata, no dia do exame, de problemas com o caderno de questões da cor amarela) é desprovido de qualquer razoabilidade.A ata de prova é realizada pelos fiscais contratados pela organizadora e aplicadora das provas e os alunos-candidatos não têm qualquer ingerência sobre o que consta ou não da ata".

Bandidos armados roubam passageiros dentro de vagão do metrô

Crime aconteceu no veículo9 que faz a linha Centro, entre as estações Floriano e Cavaleiro, em Jaboatão

Da Redação do pe360graus.com

Sete pessoas foram assaltadas, na manhã desta segunda-feira, dentro de um vagão do metrô. O crime no veículo que faz a linha Centro, entre as estações Floriano e Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com a polícia, quatro assaltantes armados invadiram o vagão e levaram celulares e documentos dos passageiros. Todos conseguiram fugir.

O caso será investigado pela Delegacia de Cavaleiro. A segurança do Metrorec informou que irá encaminhar para a polícia as imagens do sistema de segurança dos vagões para tentar identificar os criminosos.

Brasil precisa de mais eficiência nos gastos em educação, diz Banco Mundial

As quatro prioridades do Brasil para a próxima década devem ser a melhoria da qualificação dos professores, o fortalecimento da educação infantil, mais qualidade para o ensino médio e mais eficiência no gasto público em educação. É o que diz estudo lançado hoje (13) pelo Banco Mundial sobre os resultados alcançados pelo Brasil nos últimos anos em educação.

De acordo com o estudo, o gasto não está “produzindo os resultados esperados”. Os dados mais recentes, de 2009, mostram que o país investe hoje 5% do Produto Interno Bruto (PIB) na área, patamar que, segundo o relatório, já é superior ao verificado nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O país também gasta mais do que o México, o Chile, a Índia e a Indonésia, que têm perfil demográfico semelhante ao brasileiro.

No entanto, investe em média seis vezes mais em um estudante do ensino superior que no aluno da educação básica. Na OCDE, a proporção é de dois para um. O estudo destaca ainda que as altas taxas de repetência permanecem, “apesar de pesquisas indicarem que a repetição é uma estratégia ineficaz para aumentar a aprendizagem”.

O alto grau de corrupção e má administração das verbas da educação também são apontados como razões para os baixos resultados alcançados em relação ao custo. O Banco Mundial aponta ainda “aumento no custo dos professores”, com políticas que reduziram o tamanho médio das turmas e “impuseram aumentos generalizados de salário para os professores”. Para a instituição, há pouca evidência de que o aumento salarial contribuiu para melhorar a qualidade da educação.

O estudo recomenda que o Brasil aproveite o período de transição demográfica que está vivendo para melhorar a qualidade do ensino, já que o fenômeno terá um “impacto notável” sobre a população em idade escolar na próxima década. “A redução projetada de 23% no número de estudantes de ensino fundamental corresponderá a quase 7 milhões de assentos vazios nas escolas do país (...). Essa transformação demográfica é uma bonificação para o sistema educacional e permitirá que os níveis atuais de gastos financiem uma grande melhoria na qualidade escolar”, diz o texto.

Para melhorar a qualificação dos professores, o Banco Mundial defende a adoção de estratégias para atrair os “indivíduos de mais alta capacidade para a sala de aula”, com apoio para formação continuada e recompensa pelo desempenho. Hoje, diz o estudo, a carreira docente se tornou “uma profissão de baixa categoria”, que atrai o “terço inferior dos estudantes do ensino médio”.

O Banco Mundial indica como exemplo de políticas eficientes programas de pagamento de bônus para os professores a partir dos resultados alcançados por suas turmas, como os já adotados em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo e no município do Rio de Janeiro.

Da Agência Brasil

Crack já se alastrou pelo Brasil, diz pesquisa da CNM

O consumo de crack já se alastrou pelo País, aponta pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgada na manhã dsta segunda-feira (13), em Brasília. Levantamento feito com 3.950 cidades mostra que 98% dos municípios pesquisados enfrentam problemas relacionados ao crack e a outras drogas. "Falta uma estratégia para o enfrentamento do uso do crack. Não há integração entre União, Estados e municípios", alertou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Ziulkoski criticou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado pelo governo federal em maio deste ano. "É um programa que não aconteceu, praticamente nenhum centavo chegou". Ao apresentar os números, ele disse que não avaliaria se a iniciativa teve intenções eleitoreiras. "Apenas estou trazendo números e realidades".

A CNM observa ainda que, embora haja um grande esforço para a redução da mortalidade infantil, não há política de Estado de prevenção à mortalidade juvenil. A confederação também ressalta a importância de ações na região de fronteira para impedir a entrada de droga no País.

NÚMEROS - O estudo da CNM constatou que, dos municípios pesquisados, apenas 14,78% afirmaram possuir Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que oferece atendimento à população e acompanhamento clínico de pessoas com transtornos mentais, entre eles usuários de drogas.

Quando o assunto foi a existência de programa municipal de combate ao crack, 8,43% das cidades alegaram possuir alguma iniciativa dessa natureza. Mesmo sem um programa definido e com a falta de apoio das demais esferas de governo, 48,15% dos municípios realizam campanha de combate ao crack, aponta a pesquisa.

Fonte: Agência Estado