sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Recuperado de lesão, Cristiano Ronaldo reforça o Real

O atacante português Cristiano Ronaldo está confirmado como titular do Real Madrid para o confronto deste sábado, diante do Osasuna, pela segunda rodada do Campeonato Espanhol, após se recuperar de uma contusão no tornozelo direito.

A expectativa era de que o jogador ficasse fora do time por cerca de três semanas, após se lesionar no jogo de abertura da temporada, no empate por 0 a 0 contra o Mallorca, no dia 29 de agosto, mas a recuperação acabou acontecendo antes do esperado.

"Ele será titular, mas temo uma possível recaída. Temo que sofra uma entrada e se lesione novamente. Mas o departamento médico e o próprio jogador me garantiram que ele está 100% e tem o mesmo risco de se contundir que os companheiros. É uma partida difícil e ele jogará desde o primeiro minuto", declarou o técnico José Mourinho.

Durante o período em que ficou afastado, Cristiano Ronaldo desfalcou também a seleção portuguesa em duas partidas das Eliminatórias para a Eurocopa de 2012 - empate por 4 a 4 contra o Chipre e derrota para a Noruega, por 1 a 0. Além dele, o zagueiro Pepe também deve reforçar o Real, após se recuperar de contusão sofrida durante a pré-temporada.


Fonte: Agência Estado

Presos fogem de veículo sem escolta durante transferência de penitenciária

Pelo menos quatro presos que estavam sendo transferidos da Penitenciária José Parada Neto de Guarulhos para o Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na zona Oeste de São Paulo, fugiram durante o trajeto. A fuga teria acontecido na Marginal Tietê. O carro que transportava os detentos não tinha escolta. Os presos, que estavam no seguro em Guarulhos, foram transferidos porque ameaçavam se amotinar.

Segundo a SAP, a fuga foi percebida quando o carro que transportava os detentos chegou ao CDP de Pinheiros.Vinte e seis detentos estavam sendo transferidos e quando o veículo chegou ao CDP, havia apenas 22 prisioneiros. A SAP informou que a falta de escolta para a transferência dos detentos pelo presídio de Guarulhos foi irregular, ‘inaceitável e de natureza grave‘. A Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário foi acionada para apurar a responsabilidade.

Segundo a SAP, há informações ainda não confirmadas de que um dos detentos que fugiu foi atropelado e outro teria sido recapturado.


Da Agência O Globo

Boa notícia. Governador do Amapá é preso em operação da PF


No Estadão

SÃO PAULO - O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), foi preso na manhã desta sexta-feira, 10, em Macapá, durante Operação Mãos Limpas, deflagrada pela Polícia Federal. O objetivo da operação é prender uma organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União.

As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, Controladoria Geral da União e do Banco Central, iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do Superior Tribunal de Justiça - STJ. As apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - FUNDEF.

De acordo com a PF, a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas. Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a dois milhões e meio de reais, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.

Durante as investigações, constatou-se que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.

Foram mobilizados 600 policiais federais para cumprir 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça. Além do Estado do Amapá, os mandados estão sendo cumpridos no Pará, Paraíba e São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União.

Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.


Fonte: Blog do Jamildo

Obama admite o descumprimento da promessa de fechar Guantánamo

Da Agência EFE

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu nesta sexta (10) que seu Governo descumpriu a promessa eleitoral de fechar a prisão na base militar de Guantánamo.

Em entrevista coletiva na Casa Branca, Obama indicou que seu Governo continua trabalhando para o fechamento desse centro de detenção, que tem cerca de 180 presos suspeitos de terrorismo, mas não fixou uma data para realizar o objetivo.

Após sua chegada à Casa Branca, o presidente prometeu que fecharia Guantánamo em seu primeiro ano de mandato.

A promessa foi descumprida e não é certo que seu Governo conseguirá fechar Guantánamo antes que acabe o mandato presidencial, em janeiro de 2013.

"Conseguimos tornar realidade muitas de nossas promessas de campanha. Mas essa é uma que fracassamos", indicou o presidente americano, que considerou que a "carga política" do fechamento da prisão complica tornar a iniciativa em realidade.

Obama expressou sua fé no sistema judiciário americano, que considerou capaz de processar, condenar e manter presos com segurança terroristas que ataquem os Estados Unidos.

Embora a questão de julgar suspeitos de terrorismo nos tribunais americanos tenha despertado grande polêmica - cinco acusados dos atentados de 11 de setembro ainda permanecem em um limbo judicial -, Obama se declarou disposto a colaborar com o Congresso para resolver essa situação.

O presidente americano ressaltou também que a captura do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, "continua sendo uma prioridade".

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Morre em MG último homem do grupo de Lampião

Considerado o último cangaceiro homem e um dos últimos integrantes do bando de Virgulino Ferreira, o Lampião, Antônio Inácio da Silva morreu aos 100 anos na segunda-feira, em Belo Horizonte. O corpo de Moreno, como ele era conhecido no cangaço, foi enterrado na manhã de ontem no cemitério da Saudade, na capital mineira, em meio a fogos de artifício. O ex-cangaceiro, que adotou o nome de José Antônio Souto após deixar o grupo, vivia em Minas há 70 anos, para onde fugiu junto com a mulher, Jovina Maria da Conceição, conhecida com Durvinha - que faleceu em 2008, aos 93 anos.

Moreno faria 101 anos em primeiro de novembro e morreu vítima de insuficiência respiratória, segundo Neli Maria da Conceição, de 60 anos, filha do casal. "Depois que minha mãe morreu ele ficou meio triste, depressivo. Estava muito fraquinho. Acabou ficando numa cadeira de rodas. Ultimamente ele pedia muito que a mãe dele o buscasse porque não via mais sentido na vida dele", disse Neli. "Ele morreu igual um passarinho, sem sofrimento, sem nada."

Moreno e Durvinha tiveram seis filhos. Foi na busca pelo irmão mais velho, Inácio Carvalho Oliveira, atualmente com 72 anos - que havia sido deixado pelo casal de cangaceiros em Tacaratu (PE) -, que Neli descobriu, em outubro de 2005, a verdadeira história dos pais. "Era um segredo dos dois, do meu pai e de minha mãe. Queriam que esse segredo morresse com eles. Eles ainda tinham medo de serem descobertos e mortos."

O casal chegou a Minas no final da década de 1930 fugindo dos ataques das forças federais que dizimou o grupo de Lampião - morto em 1938. Após quatro meses de fuga, margeando o Rio São Francisco, eles se estabeleceram na cidade de Augusto de Lima, na região central do Estado. Adotaram novas identidades e prosperaram vendendo farinha. No final da década de 1960, o casal se mudou para Belo Horizonte.

Durante o sepultamento na região leste da capital mineira, parentes e amigos assistiram a uma salva de fogos de artifício. Foi um pedido de Moreno. "Porque ele nunca imaginou que teria o privilégio de ter uma cova. Sempre achou que ia ser morto, ter a cabeça cortada e ser comido por bichos no mato como os outros cangaceiros", explicou Neli.

A história do casal Moreno e Durvinha será contada no documentário "O Altar do Cangaço", dirigido pelo cineasta cearense Wolney de Oliveira, que compareceu ao enterro. Conforme Neli, do bando de Lampião, resta apenas uma ex-cangaceira que vive em Paulo Afonso (BA). Com 92 anos e identificada como Aristéia, ela seria a última mulher integrante do movimento. "Ela foi amiga da minha mãe", disse Neli.


Fonte: Agência Estado