sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Estudantes preparam manifestação-relâmpago contra Chávez em Caracas

Liderados pelos estudantes da Universidade Católica Andrés Bello (UCBA) da Venezuela, os universitários do país preparam para esta sexta-feira (29) um protesto-relâmpago em uma das principais avenidas de Caracas.

A manifestação é uma reação às ameaças do governo do presidente Hugo Chávez de reprimir os protestos que põe em dúvida a liberdade de expressão no país. A série de protestos agrava a tensão política interna provocada por baixas no governo e pela crise de desabastecimento de energia.

A onda de manifestações começou no fim de semana depois da suspensão dos sinais de seis canais de televisão. Hoje completa o 6º dia de protestos. Ontem (28) Chávez apelou aos prefeitos para que usem a força policial para repreender as ações populares.

Os estudantes evitam detalhar os horário e o local da manifestação. Mas avisam que todos os interessados serão informados. O receio deles é que a repressão oficial iniba as adesões e intensifique a segurança.

Os protestos têm levado centenas de venezuelanos às ruas das principais cidades do país. Oficialmente, duas pessoas morreram e 11 ficaram feridas. Os manifestantes denunciam agressões das autoridades de segurança.

O estopim para a onda de manifestações foi a suspensão do sinal da emissora independente RCTV considerada uma das mais populares do país. Há quase três anos a emissora é obrigada a transmitir sua programação de Miami (Estados Unidos), depois que o governo venezuelano não renovou sua concessão. Outros cinco canais de televisão também tiveram os sinais suspensos.

Segundo o governo Chávez, as redes de televisão não cumpriram com as regras para a transmissão de sua programação. No entanto os diretores das emissoras afirmam que a decisão é política. No caso da RCTV a emissora não teria transmitido a íntegra de um discurso do presidente da República.

A série de manifestações ocorre na mesma semana em que o vice-presidente, os ministros e até o presidente do Banco Central renunciaram aos cargos. Alegando questões pessoais, o vice-presidente da República e ministro da Defesa, Ramón Carrizalez, e sua mulher, a ministra do Meio Ambiente Yubirí Ortega, deixaram o governo.

Em seguida foi a vez do presidente do Banco Central da Venezuela, Eugenio Vazquez Orellana, que também renunciou. Chávez anunciou os nomes dos substitutos, mas o cargo no Banco Central continua vago.


Fonte: Agência Brasil

No primeiro dia de inscrições, feras têm dificuldade em acessar o Sisu

Muitos candidatos estão enfrentando dificuldades na hora de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai distribuir as vagas nas instituições públicas que adotaram o Enem como fase única do vestibular. Alguns internautas já entraram em contato com o JC Online para relatar que não estão conseguindo acessar a página ou, quando acessam, não conseguem concluir o processo de inscrição.

LEIA MAIS» As notas do Enem sairam, mas e agora? Entenda o que fazer» Ministério Público Federal quer a suspensão do Enem

A reportagem do JC Online tentou realizar a inscrição, mas a cada etapa acontecia um erro ao carregar a página. Após grande quantidade de atualizações, o máximo que conseguiu foi chegar até a etapa de confirmação dos dados de contato.

A estudante Rachel Souza, de 18 anos, não dormiu durante a noite preocupada em realizar a inscrição logo às 5h da manhã. Quando começaram as tentativas, o sistema congestionado não permitiu que ela passasse da etapa que solicita a mudança da senha do Enem. "Eu fiquei com três computadores ligados para tentar ir até o fim da inscrição", afirma a garota, que após uma hora de tentativa, conseguiu concluir o processo.

Você está encontrando dificuldade para acessar o Sisu ou concluir a inscrição? Comente no mural do JC Online.

Santos confirma apresentação de Robinho na segunda

A diretoria do Santos confirmou nesta sexta que Robinho será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira em um evento na Vila Belmiro. O torcedor que quiser acompanhar a chegada do jogador, que foi emprestado até o dia 4 de agosto pelo Manchester City, deverá levar um alimento enlatado de consumo imediato, que será doado às vítimas dos terremotos no Haiti.

Os portões da Vila Belmiro serão abertos aos torcedores a partir das 10 horas. Às 11 horas, a banda Charlie Brown Jr. vai realizar um show, que antecederá a entrada de Robinho no gramado marcada para 12 horas. A entrevista coletiva do atacante será realizada a partir das 12h45.

Na primeira passagem pelo Santos, Robinho foi bicampeão brasileiro (2002 e 2004) e vice da Libertadores (2003). Entre 2002 e 2005, ele participou de 190 partidas e marcou 83 gols. O clube espera promover a estreia do atacante, que terá seu salário bancado por patrocinadores, no dia 7 de fevereiro, no clássico contra o São Paulo, que será realizado na Arena Barueri.


Fonte: Agência Estado

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PT quer Ciro na coordenação da campanha de Dilma

Sabendo que o PSB vai esticar a corda na negociação para a retirada do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) da disputa presidencial, o PT desenha uma saída honrosa para o parlamentar. A ideia é formar uma coordenação de campanha estrelada para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ter Ciro Gomes (PSB-CE) como um dos expoentes, informou o Correio Braziliense.

A estratégia da campanha seria dividida entre o ex-ministro de Lula e o deputado federal Antônio Palocci, numa forma de compensá-lo pela desistência da corrida ao Planalto. A oferta, que ainda não foi oficializada, evitaria forçar Ciro a concorrer ao governo de São Paulo. A disputa paulista era o desejo inicial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas já foi rejeitada pelo parlamentar do Ceará.

Na nova fórmula, manejada com cautela pelo PT, Ciro Gomes teria, além do poder de decisão, papel de catalisador de votos em regiões do Nordeste. Essa negociação é uma operação de xadrez, na visão de petistas. Todo o esforço é articulado para evitar vender a proposta como um Plano B ou uma barganha. Há um setor minoritário no PT que vê em Ciro o vice ideal de Dilma.


Escrito por Nivaldo Araújo

Haitiana é resgatada em escola 15 dias após o terremoto

Quinze dias após o terremoto que devastou Porto Príncipe, uma haitiana de 16 anos foi resgatada com vida dos escombros de uma escola na capital do país, apesar de as autoridades locais terem encerrado as operações de resgate cinco dias antes.

Darlene Etienne só foi descoberta porque vizinhos estavam vasculhando os escombros de suas casas quando ouviram a voz dela e chamaram o socorro.

As equipes de salvamento informaram à Karen Allen, enviada da BBC ao Haiti, que Darline estava no banheiro da escola em que estudava quando o prédio desmoronou. Ela só sobreviveu porque bebeu água de uma banheira, disseram.

“Tudo o que ela falou foi 'obrigado'. Ela está muito fraca, o que sugere que ela esteve nos escombros por 15 dias”, disse Samuel Bernes, líder do grupo de resgate que a salvou.

Na última terça-feira, as equipes de salvamento haviam encontrado um homem de mais de 30 anos chamado Rico Dibrivell. Não se sabe se ele estava preso desde o terremoto, ou se a construção desmoronou mais tarde.

Até a última quarta-feira, os times de resgate estavam vasculhando os escombros de uma universidade da capital depois da notícia de que uma mulher ainda estaria soterrada viva no local. Um amigo dela teria telefonado para o seu celular e descoberto seu paradeiro. Mas ainda não há informações de que ela tenha sido salva.


Fonte: Jc online