domingo, 22 de novembro de 2009

Central e Santa Cruz empatam e decisão da Copa Pernambuco é adiada

Não houve decisão na primeira partida da final da Copa Pernambuco neste domingo (22). O jogo no Lacerdão, em Caruaru, acabou empatado por 2 a 2 entre Central e Santa Cruz. A partida foi equilibrada, com as duas equipes revezando as chances de ataque e apostando em bolas aéreas. Apenas dois cartões amarelos foram marcados.

O placar foi aberto pelo Tricolor ainda no primeiro tempo, com gol de Serginho, e se manteve em 1 a 0 até o fim do primeiro tempo. Apenas no segundo tempo a Patativa igualou, com gol de Sidney. Quem virou foi Everton Sena, mas a alegria Tricolor durou pouco: o mesmo Sidney marcou de cabeça e empatou. Placar final: 2 x 2.

A decisão da Copa Pernambuco fica então marcada para o próximo sábado (28), às 16h, no Estádio do Arruda. Caso haja novo empate entre Central e Santa, haverá disputa de pênaltis.

Sport perde por 3 a 0 do Fluminense e enfrenta o Internacional no domingo

O Sport perdeu para o Fluminense por 3 a 0 neste domingo (22), na Ilha do Retiro. O Leão já estava rebaixado e dizia jogar pela honra de não consolidar o mau desempenho – e bem que tentou, mas não obteve sucesso. Quem abriu o placar para o time carioca foi Zé Antônio, num gol contra. Fred e Conca marcaram os outros dois.

Com o resultado, o Sport se mantém com 31 pontos, na lanterna. A vitória deixa o Fluminense com 42 pontos, mas ainda no Z-4 porque o Botafogo ganhou do São Paulo por 3 a 2 no Engenhão, também neste domingo – e com isso fica fora da zona de rebaixamento. O Náutico, que poderia ter se beneficiado caso o Sport ganhasse, está em 19º.

O Fluminense já saiu de casa desfalcado – sem Digão, Diguinho e Maicon – e mostrava dificuldades para atacar. No jogo, perdeu ainda Diogo, machucado. O Sport, por outro lado, mostrava propriedade sobre o território e criava boas chances. Aos 12 minutos, Isael desperdiçou uma chance que parecia imperdível ao tropeçar na bola na hora do chute, na cara do gol. Na sequência, Gum evitou uma finalização importante de Arce, aproveitando passe de Wilson.

Mas os desfalques também atrapalharam o Sport. Adriano Pimenta saiu, contundido, com apenas dez minutos de jogo e foi substituído por Isael. No decorrer da partida o Leão amargou ainda duas expulsões: a de Moacir e a de Ciro.

Depois do placar aberto pelo gol contra de Zé Antônio, Conca arrancou pelo meio, aproveitou a saída de Cléber e passou para Fred, que marcou o 11º gol em apenas 12 jogos. Abalado pelo placar desfavorável e pela perda de Moacir, o Sport começa a se perder em campo. Numa entrada dura em Kieza, aos 35 minutos, Ciro foi expulso. Em pouco tempo o mesmo Kieza deu o passe para Conca marcar, cruzado, e consolidar a vitória.

O Sport joga outra vez em casa na penúltima rodada, contra o Internacional, no próximo domingo (29), às 16h. Esta foi a 19ª derrota do Sport, diante de 9.362 torcedores, que geraram uma renda de R$ 35.020.


Sport recebe o Flu para manter a dignidade

Já rebaixado à Série B, o Sport entra em campo para enfrentar o Fluminense com o objetivo de deixar a lanterna do Campeonato Brasileiro, neste domingo (22), a partir das 16h (do Recife), pela 36ª rodada. Além de isso, o encontro vale como uma espécie de revanche dos pernambucanos que no primeiro turno foram goleados por 5x1 no Maracanã.

O Sport tem apenas 31 pontos e vem de um empate contra o Palmeiras, no Palestra Itália. Já o Fluminense, depois de uma insuspeitada ascensão, já briga para deixar a zona de degola, pois ocupa o 17º posto com 39, apenas dois pontos atrás do 16º e primeiro livre do rebaixamento, o Botafogo.

E como o time jogou bem na última rodada, o técnico Levi Gomes deve manter a mesma base com exceção do gol e da zaga. O goleiro Magrão tomou o terceiro amarelo e cumpre suspensão. Já o zagueiro e capitão Durval foi expulso. Cléber, depois de quase um ano, disputa uma partida e o jovem Freire forma a linha de zaga com César e Igor.

Para o goleiro Cléber, é uma nova oportunidade de mostrar que tem condições de estar no grupo rubro-negro. Ainda que seja numa fase que nenhum atleta gostaria de encarar. "Tive o ano inteiro para me preparar e agora posso mostrar minha condição fazendo um bom jogo contra o Fluminense", ressaltou.

FLU - Pelo lado carioca, os atletas do Fluminense estão encarando o jogo da Ilha como uma verdadeira guerra e o técnico Cuca já dá sinais de preocupação por conta da rotina desgastante de jogos decisivos. Além de fugir do rebaixamento no Brasileirão, o tricolor está classificado para a final da Copa Sul-Americana diante da LDU.

Ficha do jogo:

Sport: Cléber, Igor, César e Freire; Elder Granja, Zé Antônio, Moacir, Adriano Pimenta e Durtra; Arce e Wílson.Técnico: Levi Gomes

Fluminense: Rafael; Dalton, Gum e Cássio; Mariano, Diogo, Patrício, Urrutia, Darío Conca e Dieguinho; Alan e Fred. Técnico: Cuca.

Local: Ilha do Retiro. Horário: 16h. Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP). Assistentes: Ednilson Corona (Fifa/SP) e João Nobre Chaves (SP). Ingressos: arquibancada R$ 20, sócio, estudante, sócio e idoso R$ 10, cadeira/sócio R$ 30, cadeira/não sócio R$ 50.

Do JC Online

Número de celulares em operação no Brasil chega a 168 milhões

O número total de celulares em operação no País alcançou 168 milhões no mês de outubro, segundo dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Somente no mês passado, foram comercializados 1,9 milhão de aparelhos, o que representa crescimento de 1,15% em relação ao total de celulares existentes no País em setembro.

De janeiro a outubro deste ano, as vendas superaram 17,39 milhões de celulares, desempenho que só perde para o ano passado, quando 23,8 milhões de novos telefones móveis entraram em operação no mesmo período. Do total de celulares, 82,27% são pré-pagos e os 17,73% restantes estão na modalidade pós-paga.

Com os novos números, a cada grupo de 100 pessoas, 87 têm celular. No Estado de São Paulo, por exemplo, há mais de um celular por pessoa, com 104 telefones móveis a cada grupo de 100 pessoas.

Fonte: Diário do Grande ABC

Clima de guerra entre ministros do STF ameaça ir ao vale-tudo

O clima de guerra que se instalou no Supremo Tribunal Federal (STF) nas últimas semanas, especialmente por causa do processo da extradição do ativista italiano Cesare Battisti, mostra que as relações entre os ministros beiram o vale-tudo - seja nos julgamentos em plenário ou no trato do dia a dia. Em conversas reservadas, há ministros que até xingam colegas por desavenças ocorridas durante os julgamentos.

Recentemente, ao comentar o caso Battisti, um deles questionou se o autor de determinado voto chegaria ao STF se tivesse de se submeter a exame prévio de sanidade mental. Outro, chamado de 'burro' por um de seus pares numa conversa reservada, acusou um terceiro de ser 'menino de recado' do presidente do Supremo, Gilmar Mendes.

Esses ataques pessoais e o clima de desconfiança geral nem sempre ficam nos bastidores do tribunal. No recém-concluído caso Battisti, o ministro Eros Grau afirmou que colegas abandonavam a razão para julgar o processo com paixão. 'Parece que não há condições no tribunal de um ouvir o outro, dada a paixão que tem presidido o julgamento deste caso', afirmou ele, depois de várias tentativas frustradas de explicar seu voto durante a sessão.

A paixão que Eros Grau disse ter dominado o julgamento pode, de acordo com alguns ministros, ser a explicação para fatos estranhos que rondaram o processo. Um deles se refere às divergências entre a ata publicada e o resultado proclamado na primeira sessão de julgamento. A resistência de ministros em aceitar que a maioria do tribunal dava ao presidente da República a última palavra no caso da extradição de Battisti foi outra demonstração de que essa guerra extravasa os bastidores.(Informações de O Estado de S.Paulo)

Fonte: Blog do Magno