segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lista dos aprovados da primeira chamada do Sisu sai em 22 de janeiro

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2011 começam no próximo dia 16, às 6h. De acordo com edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), a lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro e todo o processo será concluído até 10 de fevereiro.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009, o sistema unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes são selecionados a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em três chamadas subsequentes. Nesta edição, serão 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Pode participar do processo de seleção quem fez o Enem 2010.

De 16 a 18 de janeiro, os candidatos devem acessar o Sisu e escolher duas opções de curso, elegendo a sua prioridade. Nesse período, ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar a sua opção caso avalie que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.

No dia 22 de janeiro, serão divulgados os resultados da primeira chamada. O candidato selecionado para sua primeira opção é automaticamente retirado do sistema e, caso não faça a matrícula, prevista para o período de 25 a 27 de janeiro, perde a vaga. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção de curso ou não atingirem a nota mínima em nenhuma das graduações escolhidas permanecem no sistema e podem ser aprovados nas chamadas subsequentes. Não é necessário fazer uma nova inscrição.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 1° de janeiro, com previsão de matrícula dos alunos nas respectivas instituições para as quais foram selecionados nos dias 3 e 4 de fevereiro. No dia 10 de fevereiro, sai a terceira e última chamada, encerrando o Sisu do 1° semestre de 2011. Os aprovados nesta etapa devem matricular-se de 11 a 14 de fevereiro.

Após as três chamadas, o candidato que ainda não foi selecionado pode optar por participar de uma lista de espera que será gerada pelo sistema com base nas notas do Enem. Essa relação poderá ser utilizada pelas instituições a partir de 18 de fevereiro caso ainda haja vagas não preenchidas.

Os estudantes já podem acessar o Sisu para consultar quais são as instituições e cursos participantes desta edição.

Fonte: Agência Brasil

De chinelo, Lula come pastéis e vê TV

Após deixar a Presidência da República, o ex-presidente Lula passa esta segunda-feira em São Bernardo do Campo (SP) com sua mulher, Marisa Letícia, e seu filho Marcos Cláudio, informa o portal iG. Às 14 horas, o ex-presidente almoçava e assistia a telejornais. De acordo com sua segurança pessoal, Lula comia pastéis e vestia bermuda, camiseta e chinelo.

O ex-presidente mandou seus seguranças dizerem que ele tem pena dos jornalistas, por estarem de plantão na chuva, mas que nesta segunda ele estava descansando. Mesmo com a chuva que atinge a cidade, não está descartada a possibilidade de Lula seguir para o Guarujá, no litoral de São Paulo, onde deve passar férias de verão.

Escrito por Magno Martins

Acidente com ônibus deixa 36 operários feridos

Um ônibus que transportava cerca de 40 operários da Advance Construções e Participações LTDA sofreu um acidente na manhã desta segunda-feira (03). Os trabalhadores seguiam por uma estrada de barro para o canteiro de obras da construção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Marreta), faltou freio no ônibus, causando o acidente. Segundo a presidente do sindicato, Dulcilene Morais, a obra emprega mais de 900 operários.

Ainda de acordo com Dulcilene, 36 trabalhadores foram socorridos para o Hospital de Goiana, mas 15 continuam internados. Os trabalhadores que apresentam mais seriedade nos ferimentos foram transferidos. Um operário foi transferido para o Hospital da Restauração, outro para o Hospital Getúlio Vargas e mais quatro seguiram para o hospital Miguel Arraes.

Fonte: Diario de PE

Em 10 anos, a meta é dobrar a economia pernambucana, diz governador

O Bom Dia Pernambuco conversou nesta segunda-feira (03), com o governador Eduardo Campos. Ele foi reeleito no primeiro turno das eleições de outubro com 82,84% dos votos válidos: a maior votação proporcional do Brasil. Durante a entrevista, Eduardo comentou sobre as metas da nova gestão para as principais áreas. Confira como foi:

NOVA GESTÃO
"Nós estamos começando não o quinto ano de governo, mas o primeiro ano de um novo governo que vai dar continuidade ao que nós começamos há quatro anos. Estamos animados, muita coisa está acontecendo de uma só vez em Pernambuco, por isso é preciso muito trabalho e entusiasmo para concluir uma série de obras em 2011. Temos a refinaria, a fábrica da Fiat, transposição, Transnordestina, duplicação de rodovias, construção de escolas técnicas... O ritmo tem que ser acelerado".

GOVERNO DILMA
"Eu trabalhei com a Dilma na equipe do presidente Lula, prestei apoio à candidata desde o primeiro momento da eleição. Antes de ontem, em Brasília, ouvi dela 'conte comigo como você contou com o Lula'. Nós temos levado projetos consistentes para o Governo Federal, pois sabemos para onde Pernambuco tem que ir. Fizemos nosso dever de casa".

NOVAS SECRETARIAS
"Daremos uma atenção especial à Copa do Mundo. São 120 mil pessoas trabalhando em diversas áreas, como educação, saúde... Para uma organização desse tamanho, é preciso aperfeiçoar as tecnologias da informação. Vamos reforçar também a área ambiental, que é um desafio global. Além disso, criamos a secretaria de Trabalho e Qualificação, que vai atuar em parceria com a secretaria de Educação. Pernambuco precisa ter mais estrutura para gente garantir que todos os empregos gerados aqui sejam ocupados por pernambucanos e pernambucanas. Será um mutirão para qualificar os pernambucanos para os empregos que estão chegando. Tudo que foi plantado até agora, vamos colher nesses próximos quatro anos".

COPA DO MUNDO 2014
"Em 2013, nós já esperamos ter jogos na Arena. Estamos candidatos à sede da Copa das Confederações, então nós queremos que Pernambuco seja o local mais seguro do Brasil. Vamos preparar tudo, treinar, porque uma Copa do Mundo envolve construção de hotéis e melhorias no transporte".

APOSENTADORIA
"A data base é em junho e nós só vamos alterar remuneração após uma reunião com um conjunto de servidores. Ao longo desses quatro anos, procuramos recuperar o poder de compra. Todas as vezes que pudermos, vamos fazer reajustes. O que não podemos fazer é descumprir a lei de responsabilidade fiscal. Vamos reajustar na medida em que subir a nossa receita, com todo o cuidado para não desobedecer à lei".

ECONOMIA
"Em cada uma das microrregiões pernambucanas temos grandes empresas investindo. Tem a Ambev em Itapissuma, o Grupo Brennand em Goiana, em Salgueiro tem a Transnordestina e agora, a chegada da montadora Fiat. Por isso vamos qualificar o estado inteiro, deixar o povo preparado para as oportunidades e mudar o patamar econômico do Estado. Em 10 anos, a meta é dobrar a economia pernambucana. Dá muito trabalho, mas é prazeroso de fazer".

EDUCAÇÃO
"Nós temos avançado muito na educação. Agora, o foco é a qualidade. Queremos implantar 300 escolas em tempo integral até 2014. Em relação às escolas técnicas, vamos sair de cinco para 60, inclusive haverá inauguração de uma escola técnica nesta segunda-feira, em Camaragibe. A partir da data base do serviço público, que é primeiro de junho, vamos sentar e conversar sobre o salário dos professores. Já aumentamos, mas queremos aumentar ainda mais. Além disso, também haverá concurso público. Sempre tem que ter, pois cerca de 800 professores se aposentam a cada ano".

SAÚDE
"Na verdade, a questão de saúde é um sistema. Precisamos que os municípios façam sua parte, cuidando de suas policlínicas, pois na hora que os municípios não cuidam, tudo isso estoura na porta das grandes emergências. Vamos chamar a atenção dos prefeitos e também do Governo Federal. É preciso arrumar mais recursos do SUS. A área de ortopedia, por exemplo, exige procedimentos caríssimos e o SUS remunera mal nosso Estado. Terminamos dois grandes hospitais, vamos concluir mais um hospital este ano, o Pelópidas, mas é preciso que cada um faça sua parte".

SEGURANÇA
"Nós temos valorizado as polícias. Foram oito mil policiais, entre civis e militares, contratados nesses quatro anos. Tratamos essas duas forças da mesma forma. Queremos que o Pacto pela Vida seja uma referência no país inteiro e, assim, que as polícias de Pernambuco sejam referência também. Estamos reduzindo, ano após ano, os índices de violência. Vamos fazer de Pernambuco a cidade mais segura da Copa do Mundo de 2014".
Fonte: Pe360graus

19 morreram e 148 ficaram feridos nas estradas federais durante o período de festas

Do JC Online

A Operação Fim de Ano, da Polícia Rodoviária Federal, intensificou a fiscalização nas estradas durante os dias de festa
Foto: Reprodução/ Internet
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, na manhã desta segunda-feira (3), o balanço da Operação Fim de Ano nas estradas federais que cortam o estado de Pernambuco.

A medida teve início no dia 23 de dezembro e terminou neste domingo (2). Nesses 11 dias, a PRF registrou 266 acidentes, envolvendo 467 veículos. 19 pessoas morreram e 148 ficaram feridas.

Das 19 vítimas fatais registradas durante o período, 11 eram estavam de motocicletas e outras sete foram vítimas de atropelamento. Apenas uma estava em um veículo quatro rodas. De acordo com a Polícia, a maioria dos acidentes que ocorreram nas BRs que cortam Pernambuco ocorreram na BR 101 (cerca de 60%).

Os tipos de acidentes mais frequentes, de acordo com o balanço da PRF, foram colisão traseira (68), colisão lateral (45) e saída de pista (32). O excesso de velocidade e falta de atenção foram as principais causas destes acidentes.

No período de fim do ano, as fiscalizações nas estradas também foram intensificadas. Como resultado, 41 pessoas foram presas, sendo 19 por embriaguez. 1.099 testes de alcoolemia foram realizados e 21 pessoas foram autuadas.