domingo, 5 de dezembro de 2010

Bando leva malote em supermercado na Rosa e Silva

Do Jornal do Commercio

Clientes e funcionários do Bompreço localizado na esquina da Avenida Rosa e Silva com a Rua Conselheiro Portela, no bairro dos Aflitos, viveram momentos de tensão, neste sábado (4), por volta das 17h30. Três homens encapuzados e fortemente armados invadiram a loja, renderam o segurança e levaram um malote de dinheiro que iria abastecer um dos quatro caixas eletrônicos existentes no local. Outro bandido ficou do lado de fora, em um Astra Prata, enquanto os comparsas realizavam o assalto. A investida ocorreu em um horário de muita movimentação e no momento em que um dos caixas eletrônicos estava sendo abastecido por um carro forte. Houve pânico. Ao fugir, os bandidos dispararam quatro tiros para o alto. Ninguém se feriu.

Site instável deixa feras temporariamente sem acesso a locais de provas

Do JC Online

Quase 41 mil feras fazem provas da segunda fase da UFPE neste domingo e segunda
Ilustração: JC Online Faltando poucas horas para começar o Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um dos mais esperados em Pernambuco, muitos feras só foram checar os locais de prova nos últimos momentos, deixando o site da Covest instável durante tarde e início da noite deste sábado (4). As provas da segunda fase da UFPE, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) substituiu a primeira fase do vestibular, acontecem neste domingo (5) e segunda-feira (6).

Segundo informações da assessoria de imprensa da Covest, o grande acesso de usuários ao mesmo tempo provocou uma sobrecarga no sistema. Um dos diretores da comissão, Décio Fonseca, disse que a equipe de tecnologia já foi acionada e estuda a ampliação da banda da conexão para reverter o problema, o que pode acontecer em poucas horas. A dica é tentar entrar no site durante a madrugada. A impressão do local de prova e da inscrição só pode ser realizada através da página da Covest.

EXPECTATIVA - Este ano, 40.969 estudantes irão disputar as 6.365 vagas oferecidas, distribuídas em 101 cursos nos câmpus do Recife, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Caruaru, no Agreste. Assim como em 2009, os cursos de medicina e direito lideraram a concorrência no Recife. São, respectivamente, 29,9 e 17,2 candidatos por vaga. No interior, a procura aumentou em 11 das 14 graduações oferecidas nas unidades de Vitória e Caruaru.

A estudante do 3º ano do Colégio Motivo Marina Carvalho, de 17 anos, concorre a uma vaga de direito no Recife. "Considero o vestibular da UFPE como o mais importante. Estou me preparando desde o 1º ano, dedicando até cinco horas do dia para os estudos. Esta será a primeira vez que vou fazer prova, mas estou confiante", afirmou Marina.

No primeiro dia do vestibular, todos os estudantes farão a prova de português I. Como a Covest decidiu considerar a redação realizada no Enem 2010, que valerá oito pontos, os feras só precisarão responder as duas questões discursivas de português, cada uma delas valendo um ponto. Os feram também enfrentam no domingo uma das matérias específicas (história ou química - de acordo com o curso pretendido).

A segunda-feira (6) será dedicada às demais matérias específicas: geografia, matemática, física, língua estrangeira I, literatura, português II, teoria musical e geometria gráfica. As provas serão aplicadas em seis cidades: Recife, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, das 8h às 12h (horários do Recife). O fera deve chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência.

Os candidatos portadores de necessidades especiais terão direito a uma hora a mais para realizar as provas. Somente depois que todos esses feras terminarem seus testes é que os gabaritos serão divulgados no site da Covest (www.covest.com.br).

RESULTADO - De acordo com o calendário da Covest, a previsão é que o listão dos aprovados seja divulgado até o dia 31 de janeiro. Vale lembrar que a relação só deverá ser liberada pela Covest após a divulgação das médias do Enem pelo Ministério da Educação (MEC), prevista para o dia 15 de janeiro.

BÔNUS - O Vestibular da UFPE não possui cotas. Porém os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública municipal ou estadual do Brasil, independentemente do Estado, terão acréscimo de 10% na média do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O bônus de 10% na nota dos candidatos da UFPE foi instituído em 2005, mas valia apenas para feras interessados nos cursos do câmpus de Caruaru e que haviam estudado o ensino médio em escolas públicas ou privadas do Agreste do Estado. No ano seguinte, o benefício começou a valer para todos os vestibulandos oriundos de escolas públicas e candidatos a graduações do interior. Este ano, foi ampliado para qualquer estudante, independentemente do curso pleiteado e de onde ele mora.

Confira o Ranking dos 10 cursos mais concorridos:

1 - Medicina - 29,9
2 - Direito - 17,2
3 - Publicidade - 15,7
4 - Fisioterapia - 15
5 - Nutrição - 13,1
6 - Psicologia - 12
7 - Enfermagem - 11,4
8 - Jornalismo - 11,2
9 - Arquitetura - 9,6
10 - Administração - 9,3

Compartilhe essa notícia

Artistas e religiosos celebram 100 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife

As comemorações pelos 100 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife terminam neste domingo (5) com grande festa. Às 16h, na Igreja Madre de Deus, os fiéis começam a se concentrar para a procissão que vai seguir até a Praça do Marco Zero.

Lá acontece uma celebração feita pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido (foto 2).

Os bispos das dioceses de todo o estado também são convidados. Depois, às 20h, o padre Reginaldo Manzotti, Fafá de Belém (foto 1) e Geraldinho Lins (foto 3) fazem show.

Para facilitar o acesso das pessoas ao centro do Recife, 31 linhas de ônibus serão reforçadas. Serão 320 viagens extras. Quem quiser informações sobre os horários e o percurso dos ônibus pode ligar para o número 0800 0810158.

TRÂNSITO
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de bloqueios para garantir a segurança dos participantes do evento e orientar os motoristas quanto às interdições e os desvios.

Seis vias passarão por interdições no entorno do local. Serão fechadas ao tráfego, a partir das 12h, até 0h, as avenidas Alfredo Lisboa (trecho entre a Rua Maris de Barros e a Torre Malakof), Marquês de Olinda (entre a Rua Dona Maria César e Alfredo Lisboa), Rio Branco (em toda a sua extensão) e Avenida Barbosa Lima Sobrinho (entre a Rua do Bom Jesus e Avenida Alfredo Lisboa).

Também as ruas Dona Maria César (em toda a sua extensão) e Rua Vigário Tenório (entre a Rua Dona Maria César e Avenida Alfredo Lisboa). Quem sai de Boa Viagem e utiliza o Recife Antigo para chegar a Olinda deve optar pela Avenida Agamenon Magalhães. Já para os motoristas que saem do Cais José Estelita, no Centro do Recife, a dica é utilizar as ruas São João, Concórdia, Barão da Vitória, percorrer a Ponte Seis de Março (Ponte Velha), ruas Barão de São Borja, Soledade, Avenida Manoel Borba e Rua Dom Bosco, até chegar a Avenida Agamenon Magalhães.

Da Redação do pe360graus.com

Cerca de 6 milhões de brasileiros vão passar da Classe C para a B

O Brasil já vive, segundo especialistas, um processo de migração de parte da classe C para a B. Estudo da Ativa Corretora estima que 5,9 milhões de pessoas devem avançar para a classe B até o fim de 2011, na comparação com o início de 2009. Com isso, o grupo — com renda familiar entre R$ 4.807 e R$ 10.375, segundo o levantamento — deve chegar a 15,4% da população brasileira, ou 29,363 milhões de pessoas, mostra reportagem de Lucianne Carneiro, publicada neste domingo pelo jornal O GLOBO.

"Nossa estimativa é que, além dos seis milhões que deixarão a classe C em direção à B, três milhões sairão da D para a C. Isso é fruto do forte crescimento econômico do Brasil nos últimos anos e do aumento do trabalho formal e do crédito", afirma o economista-chefe da Ativa Corretora, Arthur Carvalho Filho, um dos autores do estudo.

O diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, Marcelo Neri, diz que seus estudos vêm mostrando essa ascensão da classe C à B. Segundo ele, apesar de a C ser a maior do país, em números absolutos, são as classes A e B que crescem em ritmo mais expressivo.

O documento mostra ainda que, com a melhoria da renda média na classe B, o perfil de consumo tende a se refinar, e ganham espaço gastos como educação, alimentação fora de casa, transporte, higiene e assistência à saúde.

A educação dos dois filhos é uma das principais preocupações da dona de casa Valeria Cristina Rodrigues Carvalho Martins, de São Paulo, e de seu marido, Juramir Paulo Martins. Hoje na classe B, a família, cuja renda mensal fica em torno de R$ 7 mil, reserva cerca de 20% do orçamento para pagar a escola particular para Vinicius, de 14 anos, e Barbara, de 10. Mas também há espaço para alimentação fora de casa, lazer, viagens e higiene e cuidados pessoais.

"Aqui não se come em casa sábado e domingo. Ou tem convite para festa ou vamos ao restaurante", conta Valeria, que também faz visitas semanais ao salão de beleza.

Da Agência O Globo

Argentina e Brasil terão relação 'ainda melhor' com Dilma e Cristina, diz Lula

Presidente participa da 20ª Cúpula Ibero-Americana, na Argentina; Lula foi homenageado pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner

Fonte: G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (4) que a presidente eleita, Dilma Rousseff, e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, farão uma parceria melhor do que a dele com o ex-presidente Néstor Kirchner, que governou a Argentina de 2003 a 2007 e morreu em outubro deste ano.

"A Argentina e o Brasil contigo [Cristina] e com Dilma vão ser uma associação melhor do que comigo e Kirchner", disse Lula. Ele fez as declarações na sessão em homenagem a Néstor Kirchner, durante a 20ª Cúpula Ibero-Americana, realizada em Mar del Plata, na Argentina.

Vestido de modo informal, de camisa branca e sem paletó e gravata, Lula elogiou Kirchner e disse que "assim como existe uma Argentina antes e depois de Perón, existe uma Argentina antes e depois de Kirchner". Lula afirmou que Kirchner recuperou a auto-estima dos argentinos e marcou um "período histórico" da relação entre Brasil e Argentina.

"Da mesma maneira que eu me dedico a recuperar a auto-estima do povo brasileiro, a fazer com que o povo brasileiro ame o Brasil, Kirchner conseguiu fazer isso na Argentina. Era Maradona no futebol e Kirchner na política", disse Lula.

Segundo Lula, Néstor Kirchner foi "companheiro de todas as horas". O presidente brasileiro citou como exemplo a attitude de Kirchner de ligar "a cada 15 dias para saber como estava a situação política do Brasil" quando o governo Lula passou por uma crise. Para Lula, Kirchner morreu porque "viveu demais a política e não se preocupava em cuidar da saúde".

O presidente Lula afirmou que os governo do Brasil e da Argentina continuarão a promover crescimento econômico e desenvolvimento social, "melhorando a vida do povo". Lula disse ainda que, por ser mulher, Cristina Kirchner sofre preconceito. Segundo ele, as mulheres enfrentam ainda mais preconceito que os homens no poder político. "Senti esse preconceito na eleição brasileira", afirmou Lula.

HOMENAGEM
Cristina Kirchner discursou em homenagem a Lula durante o evento e afirmou que o presidente brasileiro, juntamente com o ex-presidente Néstor Kirchner, “construiu uma América do Sul diferente”. Cristina destacou ainda que, durante o governo Lula, a aliança entre Argentina e Brasil se fortificou.

“Os dois [Lula e Néstor Kirchner] construíram um aliança entre Brasil e Argentina que durante décadas se acreditou impossível”, afirmou. A presidente argentina presenteou Lula com uma foto em que ele aparece abraçado com Néstor Kirchner.

Após ser homenageado por Cristina, Lula disse que nos últimos oito anos a América do Sul ganhou autoestima. “Sinto um cheiro de coisa nova. Uma autoestima. Não somos tratados mais como se fossemos menores. Não vemos as pessoas brincarem que um trabalhador sem diploma universitário ocupou a Presidência”, disse.

Lula também falou da eleição de Dilma como presidente. Ele afirmou “ter orgulho” em saber que o homem que torturou Dilma no regime militar deve estar “sofrendo de remorso”. “Acabamos de eleger no Brasil uma mulher presidente da República. Uma militante de esquerda, acusada de guerrilheira na campanha. Que foi presa, que foi torturada. O que me dá orgulho é saber que o torturador dela, se ele estiver vivo, está sofrendo mais do que ela, sem que ela fizesse nada por isso, por remorso de torturar uma jovem”, afirmou.