quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Suplente quer mandato de Sílvio Filho: infidelidade partidária

A situação política do ex-secretário Silvio Costa Filho (PTB) pode ficar ainda mais complicada após sua saída do Governo do Estado. Ontem, o segundo suplente de deputado estadual do PMN, o ex-vereador do Recife, Severino Ramos, revelou que protocolou, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma ação pedindo o mandato do petebista, sob a alegação de infidelidade partidária. Para aumentar a pressão sobre o ex-mandatário da pasta estadual de Turismo, o ex-parlamentar disse ainda que ingressou também com uma liminar com pedido de tutela antecipada. Desta forma, Silvio Costa Filho ficaria impedido de assumir sua cadeira na Alepe até o julgamento do processo.

Severino Ramos justificou sua medida afirmando que ele seria “o dono natural da vaga no Legislativo”, uma vez que a então primeira suplente do PMN, Nadegi Queiroz, filiou-se ao PHS, em setembro passado. Hoje, ela voltará à suplência, com o retorno de Silvio. “A lei é clara! O mandato é do partido e foram eles que deixaram o PMN. Eles escolheram outro caminho. Sou o segundo suplente e é meu direito. Tive mais de 20 mil votos e posso pedir esse mandato”, argumentou Ramos. (Informações da Folha de Pernambuco - Gilberto Prazeres)


Fonte: Blog do Magno Martins

A interferência de Blatter

Cidade do Cabo - A Irlanda vai ter mesmo de se conformar em assistir ao Mundial de 2010 pela televisão. A "missão impossível" dos irlandeses, revelada na última segunda-feira pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter - pediram a ele para serem incluídos como a 33ª seleção da Copa, por conta do gol de Gallas que classificou a França na repescagem, feito depois de Henry ajeitar a bola com a mão -, foi por terra definitivamente ontem. O secretário geral da entidade, Jerome Valcke, classificou o pleito exatamente como "impossível" de ser atendido.
Assim, sem a Irlanda entre os participantes, a Fifa anuncia hoje os critérios e os cabeças de chave no sorteio dos grupos da Copa de 2010, que acontecerá na sexta, na Cidade do Cabo. E a França deverá ser, inclusive, uma das oito seleções escolhidas para encabeçar uma das chaves, provavelmente ao lado de África do Sul, Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Inglaterra e Espanha.

Blatter tenta interferir de maneira decisiva na definição do formato para o agrupamento das seleções para o sorteio. Ele defende uma fórmula que isoles as grandes potências de tal forma que se consiga evitar o risco de duas favoritas se enfrentarem já nas oitavas de final da Copa. Por isso, a definição dos cabeças de chave e a forma de dividir as demais seleções ganha importância.

Mas, por enquanto, está definido apenas que a África do Sul será a cabeça de chave do Grupo 1, para poder abrir o Mundial no dia 11 de junho, em jogo marcado para o Estádio Soccer City, em Johannesburgo. "Essa é a única certeza do sorteio", disse Valcke, deixando no ar a possibilidade de surpresa de última hora na divisão dos quatro grupos de seleções que irão compor o sorteio.

A outra certeza é que a Irlanda terá de esperar pelo menos até 2014 para jogar um Mundial. A solicitação dos irlandeses será examinada hoje, na reunião extra do Comitê Executivo da Fifa, apenas por uma questão formal. Falar da possibilidade de inchar a Copa chega a irritar Valcke. "Não podemos mudar toda a estrutura da competição. E por que não se falaem incluir a Costa Rica (reclamou da arbitragem na repescagem com o Uruguai) ou outra seleção?", questionou o dirigente.

O Comitê Executivo da Fifa, composto por 24 membros, também vai discutir - e provavelmente aprovar - a introdução de mais dois árbitros assistentes em partidas já na Copa de 2010. Outros temas do encontro de hoje são os incidentes na repescagem entre Argélia e Egito, além do escândalo das apostas no futebol europeu e do limite de idade para a participação de jogadores nos Jogos Olímpicos, que pode cair para 21 anos.


Fonte: Diario de Pernambuco


Sport // Guto é o sexto a deixar a Ilha

A polêmica envolvendo o atacante Guto e o Sport não existe mais. Ontem, pela manhã, a diretoria do clube resolveu não mais renovar o contrato do jogador para a temporada 2010.
A declaração que o atleta deu ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre, dizendo que preferia voltar ao time B do Internacional do que ficar na Ilha do Retiro acabou sendo a gota d´àgua para a saída do atacante. Guto até tentou se explicar mas não conseguiu convencer ninguém no clube. Além disso, o seu fraquíssimo rendimento no Campeonato Brasileiro, foi muito pouco utilizado, também falou mais alto para a sua saída.

Com Guto sobe para seis o número de atletas do atual elenco que não renovaram contrato para a temporada 2010 (veja quadro). Depois da partida com o São Paulo, domingo, no Morumbi, quando o Leão encerra sua participação na Série A, a diretoria do clube deve agilizar os destratos com outros jogadores que não interessam para a disputa do Campeonato Pernambucano e também a Série B do Brasileiro.

Na segunda reunião de trabalho entre o técnico Givanildo Oliveira e a diretoria do clube, o novo treinador rubro-negro já repassou uma lista com nomes de possíveis reforços para o Leão. "Com exceção da lateral-esquerda, vamos precisar de jogadores para quase todas as posições", adiantou Francisco Guerra, diretor de futebol, sem querer revelar nem dar dicas sobre os nomes colocados à mesa por Givanildo Oliveira. "A lateral-direita, por exemplo, é uma posição onde temos que reforçar pois só temos Moacir", completou.

Com relação ao trabalho de renovação de contratos, o dirigente leonino afirmou que pouca coisa andou nesta semana. A conversa que mais progrediu foi com o lateral-esquerdo Fininho, que já tinha manifestado interesse em ficar no clube para 2010. "Fizemos uma proposta boa para Fininho e ele ficou de avaliar. Deixamos claro que aqui no Sport ele terá chance de jogar", comentou Francisco Guerra classificando a versatilidade do atleta como um diferencial. Na proposta apresentada ao lateral, o Sport sugere uma redução salarial para encaixar o valor dentro do orçamento da Série B. As conversas com os atacantes Arce e Vandinho, por exemplo, não evoluíram. Dificilmente os dois jogadores permaneçam no clube.


Fonte: Diario de Pernambuco

Mensalão: aliados de Serra e Aécio trocam farpas

O escândalo do mensalão do governo do Distrito Federal deflagrou um jogo de empurra nos bastidores do PSDB. Aliados dos dois pré-candidatos à Presidência, os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), tentam debitar - um na conta do outro - o prejuízo político da ligação com o DEM do governador José Roberto Arruda.As informações são da Agência Estado.

Os serristas dizem que Arruda pertence ao grupo do mineiro. Acusam também o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), de ter "se escudado" no governador do DF para "alardear" sua preferência por Aécio como forma de fazer frente à influência do ex-presidente do partido Jorge Bornhausen e se afirmar no comando da legenda.

Para os aecistas, porém, quem mais perde com a "queda da cidadela do DEM" é Serra. O raciocínio dos aliados de Aécio é simples. Eles sustentam que o grande perdedor é o paulista porque o DEM é um dos "pilares" da estratégia que Serra montou para disputar a corrida de 2010, enquanto o mineiro trabalha com a perspectiva de uma aliança bem mais ampla.


Escrito por Magno Martins

Teto desaba na emergência da Restauração

O teto do corredor da emergência do Hospital da Restauração desabou, na manhã de hoje, após uma infiltração. Segundo informações de testemunhas, um cano estourou por volta das 10h30 e foi o responsável pelo acidente. Com a queda do teto a água que saia do cano estourado invadiu o posto policial e todo o corredor da emergência, informou a redação da Folha de Pernambuco.De acordo com a polícia, ninguém ficou ferido.


Escrito por Magno Martins